VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021 |
Resumo: | O artigo aqui apresentado busca traçar um possível perfil para o que se tem convencionado chamar de “violência escolar”. O caminho nos remeteu às instituições escolares públicas e o espaço focado foram as escolas estaduais localizadas na região metropolitana da Grande Vitória. O objeto em questão é a instituição escolar e a relação estabelecida entre escola, violência e criminalização, na contemporaneidade. Proponho refletir sobre os sentidos históricos da ação educativa e de como esses sentidos se fragilizaram ao longo do tempo. Constatamos que a educação escolarizada pública brasileira deixou de ser espaço no qual se viabilizam processos de construção de conhecimentos relevantes para a constituição de sujeitos preparados para a vida comunitária. Mais ainda, sujeitos preparados para se perceberem e para se sentirem seres planetários, assumindo as implicações dessa sua localização individual e coletiva. |
id |
UFES-10_c3304ebe89976c58e37e345d52b66286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/5021 |
network_acronym_str |
UFES-10 |
network_name_str |
Revista Ágora (Vitória) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADOO artigo aqui apresentado busca traçar um possível perfil para o que se tem convencionado chamar de “violência escolar”. O caminho nos remeteu às instituições escolares públicas e o espaço focado foram as escolas estaduais localizadas na região metropolitana da Grande Vitória. O objeto em questão é a instituição escolar e a relação estabelecida entre escola, violência e criminalização, na contemporaneidade. Proponho refletir sobre os sentidos históricos da ação educativa e de como esses sentidos se fragilizaram ao longo do tempo. Constatamos que a educação escolarizada pública brasileira deixou de ser espaço no qual se viabilizam processos de construção de conhecimentos relevantes para a constituição de sujeitos preparados para a vida comunitária. Mais ainda, sujeitos preparados para se perceberem e para se sentirem seres planetários, assumindo as implicações dessa sua localização individual e coletiva.Programa de Pós-Graduação em História2013-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021Revista Ágora; n. 16 (2012)Ágora Journal; No. 16 (2012)Revista Ágora; Núm. 16 (2012)1980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021/3785Copyright (c) 1969 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Elezeare Lima de2020-08-23T21:10:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/5021Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO |
title |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO |
spellingShingle |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO Assis, Elezeare Lima de |
title_short |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO |
title_full |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO |
title_fullStr |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO |
title_full_unstemmed |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO |
title_sort |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO |
author |
Assis, Elezeare Lima de |
author_facet |
Assis, Elezeare Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Elezeare Lima de |
description |
O artigo aqui apresentado busca traçar um possível perfil para o que se tem convencionado chamar de “violência escolar”. O caminho nos remeteu às instituições escolares públicas e o espaço focado foram as escolas estaduais localizadas na região metropolitana da Grande Vitória. O objeto em questão é a instituição escolar e a relação estabelecida entre escola, violência e criminalização, na contemporaneidade. Proponho refletir sobre os sentidos históricos da ação educativa e de como esses sentidos se fragilizaram ao longo do tempo. Constatamos que a educação escolarizada pública brasileira deixou de ser espaço no qual se viabilizam processos de construção de conhecimentos relevantes para a constituição de sujeitos preparados para a vida comunitária. Mais ainda, sujeitos preparados para se perceberem e para se sentirem seres planetários, assumindo as implicações dessa sua localização individual e coletiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021 |
url |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021/3785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ágora; n. 16 (2012) Ágora Journal; No. 16 (2012) Revista Ágora; Núm. 16 (2012) 1980-0096 reponame:Revista Ágora (Vitória) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista Ágora (Vitória) |
collection |
Revista Ágora (Vitória) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaagoraufes@gmail.com |
_version_ |
1792207304122171392 |