VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Elezeare Lima de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021
Resumo: O artigo aqui apresentado busca traçar um possível perfil para o que se tem convencionado chamar de “violência escolar”. O caminho nos remeteu às instituições escolares públicas e o espaço focado foram as escolas estaduais localizadas na região metropolitana da Grande Vitória. O objeto em questão é a instituição escolar e a relação estabelecida entre escola, violência e criminalização, na contemporaneidade. Proponho refletir sobre os sentidos históricos da ação educativa e de como esses sentidos se fragilizaram ao longo do tempo. Constatamos que a educação escolarizada pública brasileira deixou de ser espaço no qual se viabilizam processos de construção de conhecimentos relevantes para a constituição de sujeitos preparados para a vida comunitária. Mais ainda, sujeitos preparados para se perceberem e para se sentirem seres planetários, assumindo as implicações dessa sua localização individual e coletiva.
id UFES-10_c3304ebe89976c58e37e345d52b66286
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/5021
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADOO artigo aqui apresentado busca traçar um possível perfil para o que se tem convencionado chamar de “violência escolar”. O caminho nos remeteu às instituições escolares públicas e o espaço focado foram as escolas estaduais localizadas na região metropolitana da Grande Vitória. O objeto em questão é a instituição escolar e a relação estabelecida entre escola, violência e criminalização, na contemporaneidade. Proponho refletir sobre os sentidos históricos da ação educativa e de como esses sentidos se fragilizaram ao longo do tempo. Constatamos que a educação escolarizada pública brasileira deixou de ser espaço no qual se viabilizam processos de construção de conhecimentos relevantes para a constituição de sujeitos preparados para a vida comunitária. Mais ainda, sujeitos preparados para se perceberem e para se sentirem seres planetários, assumindo as implicações dessa sua localização individual e coletiva.Programa de Pós-Graduação em História2013-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021Revista Ágora; n. 16 (2012)Ágora Journal; No. 16 (2012)Revista Ágora; Núm. 16 (2012)1980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021/3785Copyright (c) 1969 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Elezeare Lima de2020-08-23T21:10:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/5021Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
title VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
spellingShingle VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
Assis, Elezeare Lima de
title_short VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
title_full VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
title_fullStr VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
title_sort VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
author Assis, Elezeare Lima de
author_facet Assis, Elezeare Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Elezeare Lima de
description O artigo aqui apresentado busca traçar um possível perfil para o que se tem convencionado chamar de “violência escolar”. O caminho nos remeteu às instituições escolares públicas e o espaço focado foram as escolas estaduais localizadas na região metropolitana da Grande Vitória. O objeto em questão é a instituição escolar e a relação estabelecida entre escola, violência e criminalização, na contemporaneidade. Proponho refletir sobre os sentidos históricos da ação educativa e de como esses sentidos se fragilizaram ao longo do tempo. Constatamos que a educação escolarizada pública brasileira deixou de ser espaço no qual se viabilizam processos de construção de conhecimentos relevantes para a constituição de sujeitos preparados para a vida comunitária. Mais ainda, sujeitos preparados para se perceberem e para se sentirem seres planetários, assumindo as implicações dessa sua localização individual e coletiva.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021/3785
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; n. 16 (2012)
Ágora Journal; No. 16 (2012)
Revista Ágora; Núm. 16 (2012)
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1792207304122171392