A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Evaldo Jorge
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7084
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir o ensino público no Espírito Santo do século XIX, no contexto histórico da cosmovisão dos Estados Nacionais da Europa e da formação do Brasil independente em uma época caracterizada, principalmente, pela confiança na educação como chave do progresso das nações, e sob o auspício desse referencial, as iniciativas dos presidentes da província do Espírito Santo para levar o país ao nível de civilização imaginada, via escolarização do povo, esbarravam em obstáculos de difícil remoção em face de implicação de outros fatores condicionantes de natureza econômica, política, social e cultural da província e do país.
id UFES-10_e6f7fc1b1aba723ede2406fc67cd8e73
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/7084
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)Este artigo tem por objetivo refletir o ensino público no Espírito Santo do século XIX, no contexto histórico da cosmovisão dos Estados Nacionais da Europa e da formação do Brasil independente em uma época caracterizada, principalmente, pela confiança na educação como chave do progresso das nações, e sob o auspício desse referencial, as iniciativas dos presidentes da província do Espírito Santo para levar o país ao nível de civilização imaginada, via escolarização do povo, esbarravam em obstáculos de difícil remoção em face de implicação de outros fatores condicionantes de natureza econômica, política, social e cultural da província e do país.Programa de Pós-Graduação em História2014-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7084Revista Ágora; n. 18 (2013)Ágora Journal; No. 18 (2013)Revista Ágora; Núm. 18 (2013)1980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7084/5193Copyright (c) 1969 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Evaldo Jorge2020-08-23T21:10:33Zoai:periodicos.ufes.br:article/7084Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:10:33Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
title A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
spellingShingle A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
Mendes, Evaldo Jorge
title_short A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
title_full A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
title_fullStr A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
title_full_unstemmed A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
title_sort A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
author Mendes, Evaldo Jorge
author_facet Mendes, Evaldo Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Evaldo Jorge
description Este artigo tem por objetivo refletir o ensino público no Espírito Santo do século XIX, no contexto histórico da cosmovisão dos Estados Nacionais da Europa e da formação do Brasil independente em uma época caracterizada, principalmente, pela confiança na educação como chave do progresso das nações, e sob o auspício desse referencial, as iniciativas dos presidentes da província do Espírito Santo para levar o país ao nível de civilização imaginada, via escolarização do povo, esbarravam em obstáculos de difícil remoção em face de implicação de outros fatores condicionantes de natureza econômica, política, social e cultural da província e do país.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7084
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7084/5193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; n. 18 (2013)
Ágora Journal; No. 18 (2013)
Revista Ágora; Núm. 18 (2013)
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1792207304156774400