Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095 |
Resumo: | As pesquisas sobre história da educação são, em muitos casos, caracterizadas pela existência de narrativas que ocultam – macro-narrativas – ou desvelam – micro-narrativas – os movimentos sociais. Ao longo das últimas décadas, observamos o crescimento de estudos que procuram ampliar os espaços de participação desses movimentos. As teorias, que vão do marxismo ao pós-estruturalismo tentam, cada um a seu modo, elaborar narrativas enfocando aspectos afeitos a esses esquemas explicativos. Assim, os movimentos negro e indígena, também veem a possibilidade de elaborar narrativas históricas através da construção de signos que produzem identidades. Pois, avaliam, somente assim, que essas referências históricas passarão a fazer sentido no conjunto das narrativas. Entretanto, o maior perigo existente nessas elaborações, aparece nas tentativas de anular, ou invalidar, as demais narrativas, visto que, é a partir da confrontação de diferentes narrativas e representações, que as mesmas extraem sua força. |
id |
UFES-10_ef4392bc22b9a5b630181f0ac096db35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/7095 |
network_acronym_str |
UFES-10 |
network_name_str |
Revista Ágora (Vitória) |
repository_id_str |
|
spelling |
Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileiraAs pesquisas sobre história da educação são, em muitos casos, caracterizadas pela existência de narrativas que ocultam – macro-narrativas – ou desvelam – micro-narrativas – os movimentos sociais. Ao longo das últimas décadas, observamos o crescimento de estudos que procuram ampliar os espaços de participação desses movimentos. As teorias, que vão do marxismo ao pós-estruturalismo tentam, cada um a seu modo, elaborar narrativas enfocando aspectos afeitos a esses esquemas explicativos. Assim, os movimentos negro e indígena, também veem a possibilidade de elaborar narrativas históricas através da construção de signos que produzem identidades. Pois, avaliam, somente assim, que essas referências históricas passarão a fazer sentido no conjunto das narrativas. Entretanto, o maior perigo existente nessas elaborações, aparece nas tentativas de anular, ou invalidar, as demais narrativas, visto que, é a partir da confrontação de diferentes narrativas e representações, que as mesmas extraem sua força.Programa de Pós-Graduação em História2014-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095Revista Ágora; n. 18 (2013)Ágora Journal; No. 18 (2013)Revista Ágora; Núm. 18 (2013)1980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095/5200Copyright (c) 1969 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessForde, Gustavo Henrique AraújoPinto, Luiz Antonio Gomes2020-08-23T21:09:44Zoai:periodicos.ufes.br:article/7095Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:09:44Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira |
title |
Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira |
spellingShingle |
Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira Forde, Gustavo Henrique Araújo |
title_short |
Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira |
title_full |
Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira |
title_fullStr |
Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira |
title_full_unstemmed |
Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira |
title_sort |
Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira |
author |
Forde, Gustavo Henrique Araújo |
author_facet |
Forde, Gustavo Henrique Araújo Pinto, Luiz Antonio Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Luiz Antonio Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forde, Gustavo Henrique Araújo Pinto, Luiz Antonio Gomes |
description |
As pesquisas sobre história da educação são, em muitos casos, caracterizadas pela existência de narrativas que ocultam – macro-narrativas – ou desvelam – micro-narrativas – os movimentos sociais. Ao longo das últimas décadas, observamos o crescimento de estudos que procuram ampliar os espaços de participação desses movimentos. As teorias, que vão do marxismo ao pós-estruturalismo tentam, cada um a seu modo, elaborar narrativas enfocando aspectos afeitos a esses esquemas explicativos. Assim, os movimentos negro e indígena, também veem a possibilidade de elaborar narrativas históricas através da construção de signos que produzem identidades. Pois, avaliam, somente assim, que essas referências históricas passarão a fazer sentido no conjunto das narrativas. Entretanto, o maior perigo existente nessas elaborações, aparece nas tentativas de anular, ou invalidar, as demais narrativas, visto que, é a partir da confrontação de diferentes narrativas e representações, que as mesmas extraem sua força. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095 |
url |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095/5200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ágora; n. 18 (2013) Ágora Journal; No. 18 (2013) Revista Ágora; Núm. 18 (2013) 1980-0096 reponame:Revista Ágora (Vitória) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista Ágora (Vitória) |
collection |
Revista Ágora (Vitória) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaagoraufes@gmail.com |
_version_ |
1792207304160968704 |