Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forde, Gustavo Henrique Araújo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pinto, Luiz Antonio Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095
Resumo: As pesquisas sobre história da educação são, em muitos casos, caracterizadas pela existência de narrativas que ocultam – macro-narrativas – ou desvelam – micro-narrativas – os movimentos sociais. Ao longo das últimas décadas, observamos o crescimento de estudos que procuram ampliar os espaços de participação desses movimentos. As teorias, que vão do marxismo ao pós-estruturalismo tentam, cada um a seu modo, elaborar narrativas enfocando aspectos afeitos a esses esquemas explicativos. Assim, os movimentos negro e indígena, também veem a possibilidade de elaborar narrativas históricas através da construção de signos que produzem identidades. Pois, avaliam, somente assim, que essas referências históricas passarão a fazer sentido no conjunto das narrativas. Entretanto, o maior perigo existente nessas elaborações, aparece nas tentativas de anular, ou invalidar, as demais narrativas, visto que, é a partir da confrontação de diferentes narrativas e representações, que as mesmas extraem sua força.
id UFES-10_ef4392bc22b9a5b630181f0ac096db35
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/7095
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileiraAs pesquisas sobre história da educação são, em muitos casos, caracterizadas pela existência de narrativas que ocultam – macro-narrativas – ou desvelam – micro-narrativas – os movimentos sociais. Ao longo das últimas décadas, observamos o crescimento de estudos que procuram ampliar os espaços de participação desses movimentos. As teorias, que vão do marxismo ao pós-estruturalismo tentam, cada um a seu modo, elaborar narrativas enfocando aspectos afeitos a esses esquemas explicativos. Assim, os movimentos negro e indígena, também veem a possibilidade de elaborar narrativas históricas através da construção de signos que produzem identidades. Pois, avaliam, somente assim, que essas referências históricas passarão a fazer sentido no conjunto das narrativas. Entretanto, o maior perigo existente nessas elaborações, aparece nas tentativas de anular, ou invalidar, as demais narrativas, visto que, é a partir da confrontação de diferentes narrativas e representações, que as mesmas extraem sua força.Programa de Pós-Graduação em História2014-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095Revista Ágora; n. 18 (2013)Ágora Journal; No. 18 (2013)Revista Ágora; Núm. 18 (2013)1980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095/5200Copyright (c) 1969 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessForde, Gustavo Henrique AraújoPinto, Luiz Antonio Gomes2020-08-23T21:09:44Zoai:periodicos.ufes.br:article/7095Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2020-08-23T21:09:44Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira
title Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira
spellingShingle Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira
Forde, Gustavo Henrique Araújo
title_short Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira
title_full Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira
title_fullStr Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira
title_full_unstemmed Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira
title_sort Usos da micro-história na historiografia dos momentos sociais na/da educação brasileira
author Forde, Gustavo Henrique Araújo
author_facet Forde, Gustavo Henrique Araújo
Pinto, Luiz Antonio Gomes
author_role author
author2 Pinto, Luiz Antonio Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forde, Gustavo Henrique Araújo
Pinto, Luiz Antonio Gomes
description As pesquisas sobre história da educação são, em muitos casos, caracterizadas pela existência de narrativas que ocultam – macro-narrativas – ou desvelam – micro-narrativas – os movimentos sociais. Ao longo das últimas décadas, observamos o crescimento de estudos que procuram ampliar os espaços de participação desses movimentos. As teorias, que vão do marxismo ao pós-estruturalismo tentam, cada um a seu modo, elaborar narrativas enfocando aspectos afeitos a esses esquemas explicativos. Assim, os movimentos negro e indígena, também veem a possibilidade de elaborar narrativas históricas através da construção de signos que produzem identidades. Pois, avaliam, somente assim, que essas referências históricas passarão a fazer sentido no conjunto das narrativas. Entretanto, o maior perigo existente nessas elaborações, aparece nas tentativas de anular, ou invalidar, as demais narrativas, visto que, é a partir da confrontação de diferentes narrativas e representações, que as mesmas extraem sua força.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7095/5200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; n. 18 (2013)
Ágora Journal; No. 18 (2013)
Revista Ágora; Núm. 18 (2013)
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1792207304160968704