Uso de uma aeronave remotamente pilotada (ARP) para o gerenciamento de uma obra de edificação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38145 |
Resumo: | A coleta de imagens com uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) pode ser utilizada para a detecção de mudanças e realizar o acompanhamento do progresso de uma obra. Buscou-se avaliar o potencial dos ortomosaicos para o acompanhamento de uma obra de edificação. Para isso, foram realizados 4 voos no período de 29/10/2021 a 03/12/2021, no horário das 13 horas, com uma ARP do modelo Mavic 2 Pro em um empreendimento localizado no município de Eusébio-CE. Os erros planimétricos dos quatro voos variaram de 66 a 69 cm e os altimétricos de 25 cm a 49 cm. Posteriormente, no software AutoCad fez a interpretação visual dos quatro ortomosaicos para a realização do acompanhamento do progresso das etapas de pavimentação, forragem vegetal e construção das quadras. Com isso, percebeu-se que após o dia 26/11 a área pavimentada estava abaixo do previsto no cronograma, levando ao atraso nas demais etapas da obra. Também aplicou-se os algoritmos Spectral Angle Difference (SAD) e Multivariate Alteration Detection (MAD) para a detecção automática de mudanças, sendo que ambos os algoritmos apresentaram erros superiores a 40%, invisibilizando o uso destes algoritmos para o acompanhamento da obra. |
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Uso de uma aeronave remotamente pilotada (ARP) para o gerenciamento de uma obra de edificaçãoUso de una aeronave pilotada a distancia (ARP) para la gestión de una obraUse of a remote piloted aircraft (RPA) to manage a building workARPObra de edificaçãoPrecisão CartográficaDetecção Automática de MudançasARPObras de construcciónPrecisión CartográficaDetección automática de cambiosRPABuilding workCartographic PrecisionChange DetectionA coleta de imagens com uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) pode ser utilizada para a detecção de mudanças e realizar o acompanhamento do progresso de uma obra. Buscou-se avaliar o potencial dos ortomosaicos para o acompanhamento de uma obra de edificação. Para isso, foram realizados 4 voos no período de 29/10/2021 a 03/12/2021, no horário das 13 horas, com uma ARP do modelo Mavic 2 Pro em um empreendimento localizado no município de Eusébio-CE. Os erros planimétricos dos quatro voos variaram de 66 a 69 cm e os altimétricos de 25 cm a 49 cm. Posteriormente, no software AutoCad fez a interpretação visual dos quatro ortomosaicos para a realização do acompanhamento do progresso das etapas de pavimentação, forragem vegetal e construção das quadras. Com isso, percebeu-se que após o dia 26/11 a área pavimentada estava abaixo do previsto no cronograma, levando ao atraso nas demais etapas da obra. Também aplicou-se os algoritmos Spectral Angle Difference (SAD) e Multivariate Alteration Detection (MAD) para a detecção automática de mudanças, sendo que ambos os algoritmos apresentaram erros superiores a 40%, invisibilizando o uso destes algoritmos para o acompanhamento da obra.Images collected with a Remotely Piloted Aircraft (ARP) can be used to detect changes and monitor the progress of a work. We sought to evaluate the potential of orthomosaics for monitoring building work. For this, 4 flights were carried out from 10/29/2021 to 12/03/2021, at 1 pm, with a Mavic 2 Pro model ARP in an enterprise located in the municipality of Eusébio-CE. The planimetric errors of the four flights ranged from 66 to 69 cm and the altimetric errors from 25 cm to 49 cm. Subsequently, in the AutoCad software, the four orthomosaics were interpreted so as to carry out the monitoring of the progress of the stages of paving, grass settlement and construction of the blocks. As a result, it was noticed that after 11/26 the paved area was below schedule, leading to delays in the other stages of the work. The Spectral Angle Difference (SAD) and Multivariate Alteration Detection (MAD) algorithms were also applied for change detection analysis, whereby both algorithms had errors greater than 40%, making the use of these algorithms impracticable to monitor the work.La recopilación de imágenes con una aeronave pilotada remotamente (ARP) se puede utilizar para detectar cambios y monitorear el progreso de un trabajo. Buscamos evaluar el potencial de los ortomosaicos para el seguimiento de una obra de edificación. Para ello, se realizaron 4 vuelos del 29/10/2021 al 03/12/2021, a las 13:00 horas, con un Mavic 2 Pro modelo ARP en una empresa ubicada en el municipio de Eusébio-CE. Los errores planimétricos de los cuatro vuelos oscilaron entre 66 y 69 cm y los errores altimétricos entre 25 y 49 cm. Posteriormente, en el software AutoCad, realizó la interpretación visual de los cuatro ortomosaicos para realizar el seguimiento del avance de las etapas de pavimentación, forraje vegetal y construcción de los bloques. Como resultado, se notó que después del 26/11 el área pavimentada estaba por debajo del cronograma, lo que provocó retrasos en las otras etapas de la obra. También se aplicaron los algoritmos Spectral Angle Difference (SAD) y Multivariate Alteration Detection (MAD) para la detección automática de cambios, y ambos algoritmos presentaron errores superiores al 40%, haciendo invisible el uso de estos algoritmos para monitorear el trabajo.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2022-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfimage/pngimage/pnghttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/3814510.47456/bjpe.v8i4.38145Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 No. 4 (2022): Número Regular (Julho - Setembro); 44-63Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 Núm. 4 (2022): Número Regular (Julho - Setembro); 44-63Brazilian Journal of Production Engineering; v. 8 n. 4 (2022): Número Regular (Julho - Setembro); 44-632447-558010.47456/bjpe.v8i4reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporenghttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38145/25352https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38145/25353https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38145/25354Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineeringhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Arielle EliasAbreu, Moisés de Andrade2022-09-30T00:18:24Zoai:periodicos.ufes.br:article/38145Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:39.094811Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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