A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografares (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196 |
Resumo: | Abordarei neste texto o emprego de imagens menos codificadas (fotografias comuns, fotografias aéreas oblíquas e verticais e imagens orbitais) que passaram a compor os atlas geográficos escolares publicados a partir da década de 1990. Mas o que estas obras educativas trariam de novo ao empregarem linguagens menos codificadas em sua composição imagética? É importante ressaltar que estas outras imagens, principalmente a fotografia, compuseram antes nossa educação visual, sem mencionar as imagens orbitais oriundas de plataformas virtuais, as quais passaram a ser amplamente inseridas tanto em livros didáticos quanto em atlas geográficos escolares. Assim, qual o papel destas imagens nos atlas? Elas são inseridas para dar visualidade a que temas, mapeados?Palavras-chave: atlas geográficos escolares, educação visual, ensino de geografia DOI: 10.7147/GEO12.3196 |
id |
UFES-12_28e974442e243ca6b0574229156eeda8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/3196 |
network_acronym_str |
UFES-12 |
network_name_str |
Geografares (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismoAbordarei neste texto o emprego de imagens menos codificadas (fotografias comuns, fotografias aéreas oblíquas e verticais e imagens orbitais) que passaram a compor os atlas geográficos escolares publicados a partir da década de 1990. Mas o que estas obras educativas trariam de novo ao empregarem linguagens menos codificadas em sua composição imagética? É importante ressaltar que estas outras imagens, principalmente a fotografia, compuseram antes nossa educação visual, sem mencionar as imagens orbitais oriundas de plataformas virtuais, as quais passaram a ser amplamente inseridas tanto em livros didáticos quanto em atlas geográficos escolares. Assim, qual o papel destas imagens nos atlas? Elas são inseridas para dar visualidade a que temas, mapeados?Palavras-chave: atlas geográficos escolares, educação visual, ensino de geografia DOI: 10.7147/GEO12.3196Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/319610.7147/GEO12.3196Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-2342175-37091518-200210.47456/geo.v0i12reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196/2406Copyright (c) 2014 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessCazetta, Valéria2022-10-13T20:28:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/3196Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T20:28:34Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo |
title |
A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo |
spellingShingle |
A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo Cazetta, Valéria |
title_short |
A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo |
title_full |
A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo |
title_fullStr |
A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo |
title_full_unstemmed |
A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo |
title_sort |
A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo |
author |
Cazetta, Valéria |
author_facet |
Cazetta, Valéria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cazetta, Valéria |
description |
Abordarei neste texto o emprego de imagens menos codificadas (fotografias comuns, fotografias aéreas oblíquas e verticais e imagens orbitais) que passaram a compor os atlas geográficos escolares publicados a partir da década de 1990. Mas o que estas obras educativas trariam de novo ao empregarem linguagens menos codificadas em sua composição imagética? É importante ressaltar que estas outras imagens, principalmente a fotografia, compuseram antes nossa educação visual, sem mencionar as imagens orbitais oriundas de plataformas virtuais, as quais passaram a ser amplamente inseridas tanto em livros didáticos quanto em atlas geográficos escolares. Assim, qual o papel destas imagens nos atlas? Elas são inseridas para dar visualidade a que temas, mapeados?Palavras-chave: atlas geográficos escolares, educação visual, ensino de geografia DOI: 10.7147/GEO12.3196 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196 10.7147/GEO12.3196 |
url |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196 |
identifier_str_mv |
10.7147/GEO12.3196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196/2406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Geografares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Geografares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234 Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234 Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234 2175-3709 1518-2002 10.47456/geo.v0i12 reponame:Geografares (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Geografares (Online) |
collection |
Geografares (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografares@ufes.br |
_version_ |
1806111753704046592 |