A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazetta, Valéria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografares (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196
Resumo: Abordarei neste texto o emprego de imagens menos codificadas (fotografias comuns, fotografias aéreas oblíquas e verticais e imagens orbitais) que passaram a compor os atlas geográficos escolares publicados a partir da década de 1990. Mas o que estas obras educativas trariam de novo ao empregarem linguagens menos codificadas em sua composição imagética? É importante ressaltar que estas outras imagens, principalmente a fotografia, compuseram antes nossa educação visual, sem mencionar as imagens orbitais oriundas de plataformas virtuais, as quais passaram a ser amplamente inseridas tanto em livros didáticos quanto em atlas geográficos escolares. Assim, qual o papel destas imagens nos atlas? Elas são inseridas para dar visualidade a que temas, mapeados?Palavras-chave: atlas geográficos escolares, educação visual, ensino de geografia DOI: 10.7147/GEO12.3196
id UFES-12_28e974442e243ca6b0574229156eeda8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/3196
network_acronym_str UFES-12
network_name_str Geografares (Online)
repository_id_str
spelling A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismoAbordarei neste texto o emprego de imagens menos codificadas (fotografias comuns, fotografias aéreas oblíquas e verticais e imagens orbitais) que passaram a compor os atlas geográficos escolares publicados a partir da década de 1990. Mas o que estas obras educativas trariam de novo ao empregarem linguagens menos codificadas em sua composição imagética? É importante ressaltar que estas outras imagens, principalmente a fotografia, compuseram antes nossa educação visual, sem mencionar as imagens orbitais oriundas de plataformas virtuais, as quais passaram a ser amplamente inseridas tanto em livros didáticos quanto em atlas geográficos escolares. Assim, qual o papel destas imagens nos atlas? Elas são inseridas para dar visualidade a que temas, mapeados?Palavras-chave: atlas geográficos escolares, educação visual, ensino de geografia DOI: 10.7147/GEO12.3196Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/319610.7147/GEO12.3196Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-2342175-37091518-200210.47456/geo.v0i12reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196/2406Copyright (c) 2014 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessCazetta, Valéria2022-10-13T20:28:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/3196Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T20:28:34Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo
title A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo
spellingShingle A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo
Cazetta, Valéria
title_short A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo
title_full A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo
title_fullStr A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo
title_full_unstemmed A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo
title_sort A visualidade dos atlas geográficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo
author Cazetta, Valéria
author_facet Cazetta, Valéria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazetta, Valéria
description Abordarei neste texto o emprego de imagens menos codificadas (fotografias comuns, fotografias aéreas oblíquas e verticais e imagens orbitais) que passaram a compor os atlas geográficos escolares publicados a partir da década de 1990. Mas o que estas obras educativas trariam de novo ao empregarem linguagens menos codificadas em sua composição imagética? É importante ressaltar que estas outras imagens, principalmente a fotografia, compuseram antes nossa educação visual, sem mencionar as imagens orbitais oriundas de plataformas virtuais, as quais passaram a ser amplamente inseridas tanto em livros didáticos quanto em atlas geográficos escolares. Assim, qual o papel destas imagens nos atlas? Elas são inseridas para dar visualidade a que temas, mapeados?Palavras-chave: atlas geográficos escolares, educação visual, ensino de geografia DOI: 10.7147/GEO12.3196
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196
10.7147/GEO12.3196
url https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196
identifier_str_mv 10.7147/GEO12.3196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196/2406
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234
Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234
Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 289-234
2175-3709
1518-2002
10.47456/geo.v0i12
reponame:Geografares (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Geografares (Online)
collection Geografares (Online)
repository.name.fl_str_mv Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografares@ufes.br
_version_ 1806111753704046592