Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Tiago Estevam
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carneiro, Tatiane Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografares (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1573
Resumo: Iniciar uma reflexão acerca da cidade atual nos remete à necessidade de construirmos uma análise sobre os shopping centers como espaços que tem atraído um fluxo considerável da população, ocasionando mudanças na relação dos citadinos com os espaços públicos.  Nesta perspectiva, temos como objetivo analisar o  North Shopping, localizado na cidade de Fortaleza, como um espaço de uso popular onde as camadas de menor poder aquisitivo podem adentrar e usufruir de seus atributos. Imbuídos de tal finalidade nosso aporte teórico fundamentou-se em Pintaudi (1992), Dantas (1995), Silva (1996) Lefebvre (1999), Carlos (2001), Gomes (2002) e Serpa (2007). Conclui-se que na cidade de Fortaleza, o North Shopping é um verdadeiro simulacro da realidade, substituindo as experiências cotidianas dos espaços públicos, configurando-se, assim, a supervalorização do espaço privado que se traveste de público tendo repercussões na nova urbanidade fortalezense.  Public Space and Shopping Mall in the Contemporary City: New Meanings of North Shopping in Fortaleza/CE  Abstract Start a discussion about the current city us the need to build an analysis on malls as spaces that have attracted a considerable  flow of people, causing changes in the relationships of the townspeople with the public spaces. In this perpective, we have to anlyze the North Shopping, located in Fortaleza, as a space where the popular use of lower purchasing power can enter and enjoy its atributes. Imbued with this purpose our theoretival approach was bases on Pintaudi (1992), Dantas (1995), Silva (1996) Lefebvre (1999), Carlos (2001), Gomes (2002) e Serpa (2007).  It’s concluded that in the city of Fortaleza, the North Shopping is a true simulation of reality, replacing the daily experiences of public spaces, becoming  thusovervaluation of private space of public who dresss as having impact on new fortaleza’s urbanity. Espacio Público y Centro Comercial en Ciudad Contemporánea: Nuevos Sentidos del North Shopoing en la Fortaleza/CE ResumenIniciar uma reflexión acerca de la actual ciudad nos recuerda la necesidad de construir um análisis acerca de los centros comerciales como espacios que han atraído um flujo considerable de personas, provocando câmbios en la relación de los habitantes de la ciudad com los espacios públicos. Em esta perspectiva, tenemos que analisar el North Shopping, que se encuentra en Fortaleza, como um espacio de uso popular donde lãs camadas de menor poder adquisitivo pueden entrar y disfrutar de sus atributos. Imbuido de esa finalidad nuestro aporte teórico se fundamento em: Pintaudi (1992), Dantas (1995), Silva (1996) Lefebvre (1999), Carlos (2001), Gomes (2002) y Serpa (2004). Se puede concluir que en la ciudad de Fortaleza el North Shopping es uma  verdadera simulación de la realidad, sustituición de las experiencias diárias de los espacios públicos, convertiéndose, asó, la sobrevaluación del espacio privado que se passa por el público tenendo impactos en la nueva urbanidad de Fortaleza.10.7147/GEO10.1573
id UFES-12_8b825f521cb4a3c36f1be4305d1031eb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/1573
network_acronym_str UFES-12
network_name_str Geografares (Online)
repository_id_str
spelling Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CEIniciar uma reflexão acerca da cidade atual nos remete à necessidade de construirmos uma análise sobre os shopping centers como espaços que tem atraído um fluxo considerável da população, ocasionando mudanças na relação dos citadinos com os espaços públicos.  Nesta perspectiva, temos como objetivo analisar o  North Shopping, localizado na cidade de Fortaleza, como um espaço de uso popular onde as camadas de menor poder aquisitivo podem adentrar e usufruir de seus atributos. Imbuídos de tal finalidade nosso aporte teórico fundamentou-se em Pintaudi (1992), Dantas (1995), Silva (1996) Lefebvre (1999), Carlos (2001), Gomes (2002) e Serpa (2007). Conclui-se que na cidade de Fortaleza, o North Shopping é um verdadeiro simulacro da realidade, substituindo as experiências cotidianas dos espaços públicos, configurando-se, assim, a supervalorização do espaço privado que se traveste de público tendo repercussões na nova urbanidade fortalezense.  Public Space and Shopping Mall in the Contemporary City: New Meanings of North Shopping in Fortaleza/CE  Abstract Start a discussion about the current city us the need to build an analysis on malls as spaces that have attracted a considerable  flow of people, causing changes in the relationships of the townspeople with the public spaces. In this perpective, we have to anlyze the North Shopping, located in Fortaleza, as a space where the popular use of lower purchasing power can enter and enjoy its atributes. Imbued with this purpose our theoretival approach was bases on Pintaudi (1992), Dantas (1995), Silva (1996) Lefebvre (1999), Carlos (2001), Gomes (2002) e Serpa (2007).  It’s concluded that in the city of Fortaleza, the North Shopping is a true simulation of reality, replacing the daily experiences of public spaces, becoming  thusovervaluation of private space of public who dresss as having impact on new fortaleza’s urbanity. Espacio Público y Centro Comercial en Ciudad Contemporánea: Nuevos Sentidos del North Shopoing en la Fortaleza/CE ResumenIniciar uma reflexión acerca de la actual ciudad nos recuerda la necesidad de construir um análisis acerca de los centros comerciales como espacios que han atraído um flujo considerable de personas, provocando câmbios en la relación de los habitantes de la ciudad com los espacios públicos. Em esta perspectiva, tenemos que analisar el North Shopping, que se encuentra en Fortaleza, como um espacio de uso popular donde lãs camadas de menor poder adquisitivo pueden entrar y disfrutar de sus atributos. Imbuido de esa finalidad nuestro aporte teórico se fundamento em: Pintaudi (1992), Dantas (1995), Silva (1996) Lefebvre (1999), Carlos (2001), Gomes (2002) y Serpa (2004). Se puede concluir que en la ciudad de Fortaleza el North Shopping es uma  verdadera simulación de la realidad, sustituición de las experiencias diárias de los espacios públicos, convertiéndose, asó, la sobrevaluación del espacio privado que se passa por el público tenendo impactos en la nueva urbanidad de Fortaleza.10.7147/GEO10.1573Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2012-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/157310.7147/GEO10.1573Geografares; n. 10 (2012): Geografares (Janeiro-março); 128-155Geografares; No. 10 (2012): Geografares (Janeiro-março); 128-155Geografares; Núm. 10 (2012): Geografares (Janeiro-março); 128-1552175-37091518-200210.47456/geo.v0i10reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1573/1692Copyright (c) 2014 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Tiago EstevamCarneiro, Tatiane Rodrigues2022-10-13T20:48:03Zoai:periodicos.ufes.br:article/1573Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T20:48:03Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CE
title Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CE
spellingShingle Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CE
Gonçalves, Tiago Estevam
title_short Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CE
title_full Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CE
title_fullStr Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CE
title_full_unstemmed Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CE
title_sort Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza - CE
author Gonçalves, Tiago Estevam
author_facet Gonçalves, Tiago Estevam
Carneiro, Tatiane Rodrigues
author_role author
author2 Carneiro, Tatiane Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Tiago Estevam
Carneiro, Tatiane Rodrigues
description Iniciar uma reflexão acerca da cidade atual nos remete à necessidade de construirmos uma análise sobre os shopping centers como espaços que tem atraído um fluxo considerável da população, ocasionando mudanças na relação dos citadinos com os espaços públicos.  Nesta perspectiva, temos como objetivo analisar o  North Shopping, localizado na cidade de Fortaleza, como um espaço de uso popular onde as camadas de menor poder aquisitivo podem adentrar e usufruir de seus atributos. Imbuídos de tal finalidade nosso aporte teórico fundamentou-se em Pintaudi (1992), Dantas (1995), Silva (1996) Lefebvre (1999), Carlos (2001), Gomes (2002) e Serpa (2007). Conclui-se que na cidade de Fortaleza, o North Shopping é um verdadeiro simulacro da realidade, substituindo as experiências cotidianas dos espaços públicos, configurando-se, assim, a supervalorização do espaço privado que se traveste de público tendo repercussões na nova urbanidade fortalezense.  Public Space and Shopping Mall in the Contemporary City: New Meanings of North Shopping in Fortaleza/CE  Abstract Start a discussion about the current city us the need to build an analysis on malls as spaces that have attracted a considerable  flow of people, causing changes in the relationships of the townspeople with the public spaces. In this perpective, we have to anlyze the North Shopping, located in Fortaleza, as a space where the popular use of lower purchasing power can enter and enjoy its atributes. Imbued with this purpose our theoretival approach was bases on Pintaudi (1992), Dantas (1995), Silva (1996) Lefebvre (1999), Carlos (2001), Gomes (2002) e Serpa (2007).  It’s concluded that in the city of Fortaleza, the North Shopping is a true simulation of reality, replacing the daily experiences of public spaces, becoming  thusovervaluation of private space of public who dresss as having impact on new fortaleza’s urbanity. Espacio Público y Centro Comercial en Ciudad Contemporánea: Nuevos Sentidos del North Shopoing en la Fortaleza/CE ResumenIniciar uma reflexión acerca de la actual ciudad nos recuerda la necesidad de construir um análisis acerca de los centros comerciales como espacios que han atraído um flujo considerable de personas, provocando câmbios en la relación de los habitantes de la ciudad com los espacios públicos. Em esta perspectiva, tenemos que analisar el North Shopping, que se encuentra en Fortaleza, como um espacio de uso popular donde lãs camadas de menor poder adquisitivo pueden entrar y disfrutar de sus atributos. Imbuido de esa finalidad nuestro aporte teórico se fundamento em: Pintaudi (1992), Dantas (1995), Silva (1996) Lefebvre (1999), Carlos (2001), Gomes (2002) y Serpa (2004). Se puede concluir que en la ciudad de Fortaleza el North Shopping es uma  verdadera simulación de la realidad, sustituición de las experiencias diárias de los espacios públicos, convertiéndose, asó, la sobrevaluación del espacio privado que se passa por el público tenendo impactos en la nueva urbanidad de Fortaleza.10.7147/GEO10.1573
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1573
10.7147/GEO10.1573
url https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1573
identifier_str_mv 10.7147/GEO10.1573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1573/1692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Geografares; n. 10 (2012): Geografares (Janeiro-março); 128-155
Geografares; No. 10 (2012): Geografares (Janeiro-março); 128-155
Geografares; Núm. 10 (2012): Geografares (Janeiro-março); 128-155
2175-3709
1518-2002
10.47456/geo.v0i10
reponame:Geografares (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Geografares (Online)
collection Geografares (Online)
repository.name.fl_str_mv Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografares@ufes.br
_version_ 1806111753648472064