O visível e o invisível do ser em “Lágrimas furtivas”, de Lucinda Persona
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30169 |
Resumo: | RESUMO: Neste artigo analisamos o poema “Lágrimas furtivas”, de Lucinda Persona,inquirindo o procedimento pelo qual o olhar sobre o cotidiano, um dos principais temas desuas obras, recebe uma apreciação singular. Para tanto, será utilizada a abordagemfenomenológica (RAMOS, 2011), por meio de que se faz possível indicar o modo de ser dosfenômenos, assinalando, a partir da materialidade dos versos, um caminho para a suainterpretação. A fenomenologia norteará este estudo, tanto pelos conceitos acerca dapercepção do visível e do invisível, de Merleau-Ponty (1999, 2003), e da estrutura do Ser, deHeidegger (1979, 2012), quanto pelo método de análise imanente do corpus. Os resultados da análise indicam que o olhar poético sobre a rotina e sobre o comum, que dela é prenúncio, ressignifica o banal e se torna uma estratégia para acessar e compreender o eu e o mundo circundante. PALAVRAS-CHAVE: Lucinda Persona. Poesia e cotidiano. Percepção do visível e do invisível. |
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O visível e o invisível do ser em “Lágrimas furtivas”, de Lucinda PersonaRESUMO: Neste artigo analisamos o poema “Lágrimas furtivas”, de Lucinda Persona,inquirindo o procedimento pelo qual o olhar sobre o cotidiano, um dos principais temas desuas obras, recebe uma apreciação singular. Para tanto, será utilizada a abordagemfenomenológica (RAMOS, 2011), por meio de que se faz possível indicar o modo de ser dosfenômenos, assinalando, a partir da materialidade dos versos, um caminho para a suainterpretação. A fenomenologia norteará este estudo, tanto pelos conceitos acerca dapercepção do visível e do invisível, de Merleau-Ponty (1999, 2003), e da estrutura do Ser, deHeidegger (1979, 2012), quanto pelo método de análise imanente do corpus. Os resultados da análise indicam que o olhar poético sobre a rotina e sobre o comum, que dela é prenúncio, ressignifica o banal e se torna uma estratégia para acessar e compreender o eu e o mundo circundante. PALAVRAS-CHAVE: Lucinda Persona. Poesia e cotidiano. Percepção do visível e do invisível.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3016910.47456/contexto.v%vi%i.30169Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENAContexto; No. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENAContexto; Núm. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA2358-95661519-054410.47456/contexto.vi37reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30169/144Copyright (c) 2020 Judikerle Pereira de Oliveira, Célia Maria Domingues da Rocha Reishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPereira de Oliveira, Judikerle Maria Domingues da Rocha Reis, Célia2020-10-27T13:12:36Zoai:periodicos.ufes.br:article/30169Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:12.376204Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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