MODERNISMO E ANTROPOFAGIA EM OSWALD DE ANDRADE: UMA PROPOSTA DE LEITURA SOBRE O FILME O HOMEM DO PAU-BRASIL, DE JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Meire Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13744
Resumo: O longa-metragem O homem do pau-brasil (1981), de Joaquim Pedro de Andrade, levanta uma série de possibilidades de discussão em torno da obra de Oswald de Andrade – autor símbolo do Modernismo brasileiro e grande inspiração para a obra do cineasta carioca. Os pontos de encontro entre as trajetórias do escritor e do diretor são inúmeros e revelam uma opção não só estética, mas sobretudo política de Joaquim Pedro em relação à investigação das questões nacionais. Sendo assim, neste artigo serão abordadas as imbricações entre a estética modernista de cunho antropofágico em consonância com o cinema de Joaquim Pedro de Andrade, no que tange à incorporação dessa escola literária em sua cinematografia. Para isso, utilizar-se-á a sondagem da adaptação literária realizada pelo cineasta e as relações estabelecidas com a sociedade de sua época em uma perspectiva histórica.Palavras-chave: Cinema e literatura. Identidade nacional. Oswald de Andrade. Joaquim Pedro de Andrade. Modernismo.ABSTRACT:  The film O homem do pau-brasil (1981), by Joaquim Pedro de Andrade, raises a lot of discussions about the Oswald de Andrade's work – symbol artist of Brazilian Modernism and also the ain inspiration of Joaquim Pedro de Andrade's filmography. There are a lot of similar characteristics between the modernist writer and the filmmaker. And those characteristics might reveal not only an aesthetic choice but director´s political view to investigate the Brazilian identity. Therefore, this article deals with the relations between the modernist aesthetic of cannibalistic nature and the film by Joaquim Pedro de Andrade, whose respect to the incorporation of this literary school in his cinematography. For this, it will be used to prove the literary adaptation performed by the filmmaker and the relations established by him with the society of his time in a historical perspective.Keywords: Cinema and Literature. Brazilian Identity. Oswald de Andrade. Joaquim Pedro de Andrade. Brazilian Modernism.
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