Resistência e música na Itália de A trilha dos ninhos de aranha, de Italo Calvino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14952 |
Resumo: | RESUMO: Este estudo propõe uma análise do personagem Pin, protagonista do primeiro romance de Italo Calvino A trilha dos ninhos de aranha, publicado pela primeira vez em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e da Resistência Italiana (1943-1945). Nele ressaltamos a importância da figura de Pin como elemento de resistência, pois, ao cantar as músicas da Resistência ou aquelas que inventa, faz oposição, na ficção, às imposições ideológicas de Mussolini. A configuração de Pin, assim como a dos outros personagens, corrobora a posição anticanônica do romance, na época de seu lançamento, que buscava desnudar o que ocultara o Regime Fascista (1922-1943) e, ao mesmo tempo, inaugura um modo de fazer literário, o Neorrealismo, dando voz a indivíduos comuns, fugindo às imposições das normas e padrões estéticos e representando a realidade vivida por grande parte da população italiana: a luta contra o domínio fascista e a ocupação alemã.PALAVRAS-CHAVE: Música. Resistência. Literatura Italiana.ABSTRACT: This study proposes an analysis of the character Pin, protagonist of Italo Calvino's first novel The Trail of Spiders’ Nests, first published in 1947, two years after the end of the World War II (1939-1945) and the Italian Resistance (1943-1945). In that, we emphasize the importance of the figure of Pin as an element of resistance, because in singing the songs of the Resistance or those songs he invents, he opposes, in fiction, the ideological impositions of Mussolini. Pin's configuration, as well as that of the other characters, orroborate the novel's anticanonic position at the time of its publishing, which sought to undress what the Fascist Regime had concealed (1922-1943) and, at the same time, inaugurates a way of literary doing - the Neorealism, giving voice to ordinary individuals refraining the impositions of aesthetic prescriptions and standards and representing the reality lived by a large part of the Italianpopulation: the struggle against fascist domination and the German occupation.KEYWORDS: Music. Resistance. Italian Literature. |
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Resistência e música na Itália de A trilha dos ninhos de aranha, de Italo CalvinoRESUMO: Este estudo propõe uma análise do personagem Pin, protagonista do primeiro romance de Italo Calvino A trilha dos ninhos de aranha, publicado pela primeira vez em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e da Resistência Italiana (1943-1945). Nele ressaltamos a importância da figura de Pin como elemento de resistência, pois, ao cantar as músicas da Resistência ou aquelas que inventa, faz oposição, na ficção, às imposições ideológicas de Mussolini. A configuração de Pin, assim como a dos outros personagens, corrobora a posição anticanônica do romance, na época de seu lançamento, que buscava desnudar o que ocultara o Regime Fascista (1922-1943) e, ao mesmo tempo, inaugura um modo de fazer literário, o Neorrealismo, dando voz a indivíduos comuns, fugindo às imposições das normas e padrões estéticos e representando a realidade vivida por grande parte da população italiana: a luta contra o domínio fascista e a ocupação alemã.PALAVRAS-CHAVE: Música. Resistência. Literatura Italiana.ABSTRACT: This study proposes an analysis of the character Pin, protagonist of Italo Calvino's first novel The Trail of Spiders’ Nests, first published in 1947, two years after the end of the World War II (1939-1945) and the Italian Resistance (1943-1945). In that, we emphasize the importance of the figure of Pin as an element of resistance, because in singing the songs of the Resistance or those songs he invents, he opposes, in fiction, the ideological impositions of Mussolini. Pin's configuration, as well as that of the other characters, orroborate the novel's anticanonic position at the time of its publishing, which sought to undress what the Fascist Regime had concealed (1922-1943) and, at the same time, inaugurates a way of literary doing - the Neorealism, giving voice to ordinary individuals refraining the impositions of aesthetic prescriptions and standards and representing the reality lived by a large part of the Italianpopulation: the struggle against fascist domination and the German occupation.KEYWORDS: Music. Resistance. Italian Literature.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2021-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1495210.47456/contexto.v%vi%i.14952Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICAContexto; No. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICAContexto; Núm. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i31reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14952/10545Copyright (c) 2021 Cintia da Silva Moraes, Maria Lúcia Kopernick Del Maestrohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Cintia da SilvaMaestro, Maria Lúcia Kopernick Del2021-05-26T22:23:36Zoai:periodicos.ufes.br:article/14952Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:06.945489Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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