QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Rachel Pantalena
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Leonardo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/43368
Resumo: Partindo do pressuposto de que a literatura é um direito humano (CANDIDO, 2012), este trabalho busca discutir as estratégias adotadas por um projeto de extensão a fim de manter as atividades de leitura literária em um presídio feminino do litoral de Santa Catarina durante o período da pandemia de Covid-19. Constatou-se que as estratégias adotadas pelo projeto durante o período pandêmico criaram condições para que o encontro com o texto literário pudesse acontecer. No entanto, fica evidente a importância de atividades de mediação que promovam o diálogo crítico (FREIRE, 2005) a partir da leitura que, em um contexto em que não há acesso às ferramentas tecnológicas, necessitam da presencialidade para ocorrer de forma mais efetiva. PALAVRAS-CHAVE: Literatura e cárcere. Mulheres em privação de liberdade. Leitura crítica.    WHEN ALL YOU HAVE IS THE BOOK: LITERATURE AND IMPRISONMENT DURING THE PANDEMIC ABSTRACT: Based on the assumption that the access to literature is a human right (CANDIDO, 2012), this paper aims at discussing the strategies adopted by a community-engagement project so as to maintain the literary activities in a female prison on the coast of Santa Catarina during the pandemic of the new coronavirus. It was possible to note that the strategies adopted to maintain the project during the pandemic period created the conditions to promote the access to the literary text in the prison. However, the need for face-to-face activities that mediate the reading process and that promote critical dialogue (FREIRE, 2005) must be highlighted, especially in a context in which there is basically no access to technological tools. Thus, in-person meetings can contribute to the effectiveness of the actions of the project. KEYWORDS: Literature and imprisonment. Freedom-deprived women. Critical reading.
id UFES-1_4e3916b11ab9c14bd1224f4e96134cae
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/43368
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIAPartindo do pressuposto de que a literatura é um direito humano (CANDIDO, 2012), este trabalho busca discutir as estratégias adotadas por um projeto de extensão a fim de manter as atividades de leitura literária em um presídio feminino do litoral de Santa Catarina durante o período da pandemia de Covid-19. Constatou-se que as estratégias adotadas pelo projeto durante o período pandêmico criaram condições para que o encontro com o texto literário pudesse acontecer. No entanto, fica evidente a importância de atividades de mediação que promovam o diálogo crítico (FREIRE, 2005) a partir da leitura que, em um contexto em que não há acesso às ferramentas tecnológicas, necessitam da presencialidade para ocorrer de forma mais efetiva. PALAVRAS-CHAVE: Literatura e cárcere. Mulheres em privação de liberdade. Leitura crítica.    WHEN ALL YOU HAVE IS THE BOOK: LITERATURE AND IMPRISONMENT DURING THE PANDEMIC ABSTRACT: Based on the assumption that the access to literature is a human right (CANDIDO, 2012), this paper aims at discussing the strategies adopted by a community-engagement project so as to maintain the literary activities in a female prison on the coast of Santa Catarina during the pandemic of the new coronavirus. It was possible to note that the strategies adopted to maintain the project during the pandemic period created the conditions to promote the access to the literary text in the prison. However, the need for face-to-face activities that mediate the reading process and that promote critical dialogue (FREIRE, 2005) must be highlighted, especially in a context in which there is basically no access to technological tools. Thus, in-person meetings can contribute to the effectiveness of the actions of the project. KEYWORDS: Literature and imprisonment. Freedom-deprived women. Critical reading.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/4336810.47456/contexto.v2i44.43368Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 2 n. 44 (2023): Literatura e leitura na pandemia de covid-19; 92-106Contexto; Vol. 2 No. 44 (2023): Literatura e leitura na pandemia de covid-19; 92-106Contexto; Vol. 2 Núm. 44 (2023): Literatura e leitura na pandemia de covid-19; 92-1062358-95661519-0544reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/43368/29288Copyright (c) 2023 Rachel Pantalena Leal, Leonardo da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Rachel PantalenaSilva, Leonardo da2023-12-29T12:22:03Zoai:periodicos.ufes.br:article/43368Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-12-29T12:22:03Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIA
title QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIA
spellingShingle QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIA
Leal, Rachel Pantalena
title_short QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIA
title_full QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIA
title_fullStr QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIA
title_full_unstemmed QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIA
title_sort QUANDO SÓ O LIVRO CHEGA: LITERATURA E CÁRCERE NA PANDEMIA
author Leal, Rachel Pantalena
author_facet Leal, Rachel Pantalena
Silva, Leonardo da
author_role author
author2 Silva, Leonardo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Rachel Pantalena
Silva, Leonardo da
description Partindo do pressuposto de que a literatura é um direito humano (CANDIDO, 2012), este trabalho busca discutir as estratégias adotadas por um projeto de extensão a fim de manter as atividades de leitura literária em um presídio feminino do litoral de Santa Catarina durante o período da pandemia de Covid-19. Constatou-se que as estratégias adotadas pelo projeto durante o período pandêmico criaram condições para que o encontro com o texto literário pudesse acontecer. No entanto, fica evidente a importância de atividades de mediação que promovam o diálogo crítico (FREIRE, 2005) a partir da leitura que, em um contexto em que não há acesso às ferramentas tecnológicas, necessitam da presencialidade para ocorrer de forma mais efetiva. PALAVRAS-CHAVE: Literatura e cárcere. Mulheres em privação de liberdade. Leitura crítica.    WHEN ALL YOU HAVE IS THE BOOK: LITERATURE AND IMPRISONMENT DURING THE PANDEMIC ABSTRACT: Based on the assumption that the access to literature is a human right (CANDIDO, 2012), this paper aims at discussing the strategies adopted by a community-engagement project so as to maintain the literary activities in a female prison on the coast of Santa Catarina during the pandemic of the new coronavirus. It was possible to note that the strategies adopted to maintain the project during the pandemic period created the conditions to promote the access to the literary text in the prison. However, the need for face-to-face activities that mediate the reading process and that promote critical dialogue (FREIRE, 2005) must be highlighted, especially in a context in which there is basically no access to technological tools. Thus, in-person meetings can contribute to the effectiveness of the actions of the project. KEYWORDS: Literature and imprisonment. Freedom-deprived women. Critical reading.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/43368
10.47456/contexto.v2i44.43368
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/43368
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v2i44.43368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/43368/29288
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rachel Pantalena Leal, Leonardo da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rachel Pantalena Leal, Leonardo da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 2 n. 44 (2023): Literatura e leitura na pandemia de covid-19; 92-106
Contexto; Vol. 2 No. 44 (2023): Literatura e leitura na pandemia de covid-19; 92-106
Contexto; Vol. 2 Núm. 44 (2023): Literatura e leitura na pandemia de covid-19; 92-106
2358-9566
1519-0544
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051396850188288