A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10419 |
Resumo: | O ensaio discute qual é o papel da crônica nas esferas da literatura e do jornalismo. Além da análise de avaliações teóricas feitas por especialistas sobre como a consolidação do gênero depende da aproximação e do distanciamento de procedimentos literários e jornalísticos, são focalizadas crônicas de autores como Rubem Braga, Antônio Maria e Moacyr Scliar, com a finalidade de demonstrar a variedade de resultados nos seus escritos. O propósito do ensaio é verificar que o processo de transferência dessas questões para o espaço do ensino pode permitir uma série de debates na educação literária, através da revisão na definição de literatura, da demonstração de nexos mais íntimos entre literatura e vida ordinária e da necessidade de ampliação do repertório de leituras literárias à disposição de jovens leitores.PALAVRAS-CHAVE: Crônica. Literatura. Jornalismo. Leitura literária. |
id |
UFES-1_543d55759eb341e3ce544b5f5e482e60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10419 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURAO ensaio discute qual é o papel da crônica nas esferas da literatura e do jornalismo. Além da análise de avaliações teóricas feitas por especialistas sobre como a consolidação do gênero depende da aproximação e do distanciamento de procedimentos literários e jornalísticos, são focalizadas crônicas de autores como Rubem Braga, Antônio Maria e Moacyr Scliar, com a finalidade de demonstrar a variedade de resultados nos seus escritos. O propósito do ensaio é verificar que o processo de transferência dessas questões para o espaço do ensino pode permitir uma série de debates na educação literária, através da revisão na definição de literatura, da demonstração de nexos mais íntimos entre literatura e vida ordinária e da necessidade de ampliação do repertório de leituras literárias à disposição de jovens leitores.PALAVRAS-CHAVE: Crônica. Literatura. Jornalismo. Leitura literária.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041910.47456/contexto.v%vi%i.10419Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10419/7351Simon, Luiz Carlos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10419Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.906934Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA |
title |
A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA |
spellingShingle |
A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA Simon, Luiz Carlos Santos |
title_short |
A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA |
title_full |
A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA |
title_fullStr |
A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA |
title_sort |
A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA |
author |
Simon, Luiz Carlos Santos |
author_facet |
Simon, Luiz Carlos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simon, Luiz Carlos Santos |
description |
O ensaio discute qual é o papel da crônica nas esferas da literatura e do jornalismo. Além da análise de avaliações teóricas feitas por especialistas sobre como a consolidação do gênero depende da aproximação e do distanciamento de procedimentos literários e jornalísticos, são focalizadas crônicas de autores como Rubem Braga, Antônio Maria e Moacyr Scliar, com a finalidade de demonstrar a variedade de resultados nos seus escritos. O propósito do ensaio é verificar que o processo de transferência dessas questões para o espaço do ensino pode permitir uma série de debates na educação literária, através da revisão na definição de literatura, da demonstração de nexos mais íntimos entre literatura e vida ordinária e da necessidade de ampliação do repertório de leituras literárias à disposição de jovens leitores.PALAVRAS-CHAVE: Crônica. Literatura. Jornalismo. Leitura literária. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10419 10.47456/contexto.v%vi%i.10419 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10419 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10419/7351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399264010240 |