O testemunho palimpsesto em Maus: a história de um sobrevivente, de Art Spiegelman
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/24554 |
Resumo: | A literatura de testemunho pode ser classificada em duas grandes categorias: o testemunho mediado e o não-mediado. Este artigo analisa a primeira categoria a partir da história em quadrinhos de Art Spiegelman: Maus: a história de um sobrevivente (1987) por se tratar de uma entrevista de Art Spiegelman a seu pai Vladek Spiegelman, sobrevivente do Shoah. Nossa premissa é que Art Spiegelman produz um testemunho palimpsesto devido à constante transição entre testemunho mediado e não-mediado. Portanto, a partir da leitura de reflexões de Seligmann-Silva (2002), Alós (2008), Salgueiro (2012), dentre outros, concluímos que Spiegelman inova o formato da literatura de testemunho consolidando assim a importância de sua presença na literatura contemporânea.PALAVRAS-CHAVE: Art Spiegelman – Maus: a história de um sobrevivente. Literatura e Quadrinhos. Holocausto – Tema literário. Testemunho e Literatura. Literatura e Palimpsesto. Deslocamento – Tema literário. |
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O testemunho palimpsesto em Maus: a história de um sobrevivente, de Art SpiegelmanA literatura de testemunho pode ser classificada em duas grandes categorias: o testemunho mediado e o não-mediado. Este artigo analisa a primeira categoria a partir da história em quadrinhos de Art Spiegelman: Maus: a história de um sobrevivente (1987) por se tratar de uma entrevista de Art Spiegelman a seu pai Vladek Spiegelman, sobrevivente do Shoah. Nossa premissa é que Art Spiegelman produz um testemunho palimpsesto devido à constante transição entre testemunho mediado e não-mediado. Portanto, a partir da leitura de reflexões de Seligmann-Silva (2002), Alós (2008), Salgueiro (2012), dentre outros, concluímos que Spiegelman inova o formato da literatura de testemunho consolidando assim a importância de sua presença na literatura contemporânea.PALAVRAS-CHAVE: Art Spiegelman – Maus: a história de um sobrevivente. Literatura e Quadrinhos. Holocausto – Tema literário. Testemunho e Literatura. Literatura e Palimpsesto. Deslocamento – Tema literário.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/2455410.47456/contexto.v%vi%i.24554Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 36 (2019): Dossiê Literatura e TestemunhoContexto; No. 36 (2019): Dossiê Literatura e TestemunhoContexto; Núm. 36 (2019): Dossiê Literatura e Testemunho2358-95661519-054410.47456/contexto.vi36reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/24554/16737Copyright (c) 2020 Roberto Ferreira Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Júnior, Roberto2020-05-06T18:18:55Zoai:periodicos.ufes.br:article/24554Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:10.765981Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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