A repartição do eu como estratégia literária: As diversas (inter)subjetividades construídas no conto ‘Borges e Eu’ do escritor Jorge Luis Borges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara Camargos Walty, Ivete
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferraz Oliveira, Juliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35850
Resumo: RESUMO: Neste artigo, pretendemos analisar o processo de encenação do eu/self como estratégia de construção de significações do texto literário do escritor Jorge Luis Borges, intitulado ‘Borges e Eu’. Frente a esse objeto, assumimos como objetivo demonstrar que o texto literário pode ser compreendido como espaço privilegiado de encenação de operações cognitivas constitutivas do ser humano, no processo de produção de sentido, tais como: construção de si (e do outro) - (inter)subjetividade; espacialização; temporalização e encenação. Para isso, defendemos a tese de que a escrita literária, como um processo de criação estética humana, por meio de construções de cenas contrafactuais, permite a percepção de encenações de fluxos conscienciais, de maneira privilegiada. Com o intuito de atingir o objetivo proposto, adotamos como referencial teórico Brandt (2004), por possibilitar um estudo sobre os processos integrativos que são estruturantes da construção da consciência e da memória humanas, nas práticas de produção de sentido; e Abrantes (2010), que permite compreender o processo de análise literária, ambos em uma perspectiva cognitiva. PALAVRAS-CHAVE: Construção de self. Identidade. Contrafactualidade. Borges.
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spelling A repartição do eu como estratégia literária: As diversas (inter)subjetividades construídas no conto ‘Borges e Eu’ do escritor Jorge Luis BorgesRESUMO: Neste artigo, pretendemos analisar o processo de encenação do eu/self como estratégia de construção de significações do texto literário do escritor Jorge Luis Borges, intitulado ‘Borges e Eu’. Frente a esse objeto, assumimos como objetivo demonstrar que o texto literário pode ser compreendido como espaço privilegiado de encenação de operações cognitivas constitutivas do ser humano, no processo de produção de sentido, tais como: construção de si (e do outro) - (inter)subjetividade; espacialização; temporalização e encenação. Para isso, defendemos a tese de que a escrita literária, como um processo de criação estética humana, por meio de construções de cenas contrafactuais, permite a percepção de encenações de fluxos conscienciais, de maneira privilegiada. Com o intuito de atingir o objetivo proposto, adotamos como referencial teórico Brandt (2004), por possibilitar um estudo sobre os processos integrativos que são estruturantes da construção da consciência e da memória humanas, nas práticas de produção de sentido; e Abrantes (2010), que permite compreender o processo de análise literária, ambos em uma perspectiva cognitiva. PALAVRAS-CHAVE: Construção de self. Identidade. Contrafactualidade. Borges.ABSTRACT: In this article, we intend to analyze the process of construction the self as a signification strategy from the literary text that can be seen in the production of the writer Jorge Luis Borges in his text Borges and Me. Faced with this object, we assume as an objective to demonstrate that the literary text can be understood as a privileged space for the representation of certain categories and cognitive operations constituting the human being, such as: construction of oneself (and of the other) - (inter) subjectivity; spatialization; temporalization; and staging. For this, we admit the hypothesis that literary writing, as a process of human aesthetic creation, through the construction of counterfactual scenes, allows the visualization of representations of consciential flows that are difficult to be caught in other types of human production. In order to achieve the proposed objective, we adopt Brandt (2004) as a theoretical framework, as it enables a study on the integrative processes that are structuring the construction of consciousness and memory; and Abrantes (2010), which makes it possible to understand the process of literary analysis from a cognitive perspective. KEYWORDS: Self construction. Identity. Counterfactuality. Borges.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35850Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 39 (2021): Dossiê COGNIÇÃO INCORPORADA E LITERATURAContexto; No. 39 (2021): Dossiê COGNIÇÃO INCORPORADA E LITERATURAContexto; Núm. 39 (2021): Dossiê COGNIÇÃO INCORPORADA E LITERATURA2358-95661519-0544reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35850/23512Copyright (c) 2021 Ivete Lara Camargos Walty, Juliane Ferraz Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLara Camargos Walty, IveteFerraz Oliveira, Juliane2021-07-20T20:01:45Zoai:periodicos.ufes.br:article/35850Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:15.293059Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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