Tradição cervantina em Luisa Valenzuela: sonho, relativização da realidade e exposição da linguagem literária contra a “verdade” dos discursos oficiais
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/18884 |
Resumo: | Para se perpetuar no poder, manter a população sob controle e eliminar qualquer ameaça à “ordem” estabelecida, regimes ditatoriais como o que vigorou na Argentina de Luisa Valenzuela de 1976 a 1983 se valem de algumas “estratégias de dominação”. Uma das mais importantes é a monopolização do discurso. Assim como a estrutura institucional, o discurso estatal é inflexível e apresenta-se como a única verdade possível, de modo a interditar arroubos imaginativos e a “interferência” de vozes imprevistas. A essa forma de dominação, Valenzuela opõe, como estratégias de resistência literária, a valorização da dimensão onírica, que emerge de suas narrativas, a relativização da realidade empírica e a exposição do discurso literário (logo, de qualquer discurso) como construção subjetiva. Ao proceder assim, a autora argentina resgata a tradição cervantina, à qual se perfila, exercitando a resistência ética e estética por meio de uma literatura que se sabe e se declara orgulhosamente ficcional. É o que nos propomos demonstrar neste artigo, a partir da análise dos contos “El zurcidor invisible” e “De noche soy tu caballo”.PALAVRAS-CHAVE: Luisa Valenzuela. Resistência. Tradição cervantina. Sonho. Realidade. |
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Tradição cervantina em Luisa Valenzuela: sonho, relativização da realidade e exposição da linguagem literária contra a “verdade” dos discursos oficiaisPara se perpetuar no poder, manter a população sob controle e eliminar qualquer ameaça à “ordem” estabelecida, regimes ditatoriais como o que vigorou na Argentina de Luisa Valenzuela de 1976 a 1983 se valem de algumas “estratégias de dominação”. Uma das mais importantes é a monopolização do discurso. Assim como a estrutura institucional, o discurso estatal é inflexível e apresenta-se como a única verdade possível, de modo a interditar arroubos imaginativos e a “interferência” de vozes imprevistas. A essa forma de dominação, Valenzuela opõe, como estratégias de resistência literária, a valorização da dimensão onírica, que emerge de suas narrativas, a relativização da realidade empírica e a exposição do discurso literário (logo, de qualquer discurso) como construção subjetiva. Ao proceder assim, a autora argentina resgata a tradição cervantina, à qual se perfila, exercitando a resistência ética e estética por meio de uma literatura que se sabe e se declara orgulhosamente ficcional. É o que nos propomos demonstrar neste artigo, a partir da análise dos contos “El zurcidor invisible” e “De noche soy tu caballo”.PALAVRAS-CHAVE: Luisa Valenzuela. Resistência. Tradição cervantina. Sonho. Realidade.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2018-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1888410.47456/contexto.v%vi%i.18884Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 33 (2018): Dossiê: LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA ESPANHOLAContexto; No. 33 (2018): Dossiê: LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA ESPANHOLAContexto; Núm. 33 (2018): Dossiê: LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA ESPANHOLA2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i33reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/18884/12869Dutra, PauloVogas, Vitor Bourguignoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T21:57:06Zoai:periodicos.ufes.br:article/18884Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:08.501198Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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