PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balsan, Silvana Ferreira de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Renata Junqueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11964
Resumo: O presente artigo visa discutir os processos históricos de ensino e aprendizagem da escrita na escola. Em seguida, a partir de uma sequência didática realizada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental apresentaremos uma proposta didática fundamentada na Concepção Interacionista (Vigotsky, 1998, 2008, 2014), constituída de práticas de leitura (Leffa, 1996a, 1996b; SOLÉ, 1998) e escrita (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 2004; COSTA VAL [et. al.], 2009; RUIZ, 2013), a qual valoriza o diálogo e a interação entre as crianças e o educador. As práticas demonstradas e discutidas neste artigo foram elaboradas e executadas em uma Secretaria Municipal de Educação do interior do Estado de São Paulo. Propomos uma intervenção e analisamos alguns registros escritos dos sujeitos participantes em situação de aprendizagem. Concluímos que, no interior escolar, temos que proporcionar atividades significativas de leitura e escrita e que essas devem ser geradas a partir de uma práxis pautada no diálogo. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Ensino e aprendizagem. Formação de professores e escritores. Ensino dialógico. ABSTRACT: This paper tries to discuss the historical processes of teaching and learning of writing in school. Then, from a didactic sequence performed with students from the 4th grade of elementary school we will present a proposal based on the interactionist conception (VYGOTSKY, 1998, 2008, 2014), consisting of reading practices (LEFFA, 1996a, 1996b; SOLÉ, 1998) and writing (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 2004; COSTA VAL [.. et al], 2009; RUIZ, 2013), which values the dialogue and interaction between the children and the teacher. The practices presented and discussed in this article were developed and implemented in a City Department of Education at São Paulo State. We propose an intervention and analyze some written records of the students in a learning situation. We conclude that, inside the school, we have to provide meaningful activities of reading and writing and that these should be generated from a praxis guided dialogue.KEYWORDS: Education. Teaching and Learning. Training of Teachers and Writers. Dialogic Education.
id UFES-1_75d09d184b46366505fa1b5bc5bb3e5e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/11964
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXISO presente artigo visa discutir os processos históricos de ensino e aprendizagem da escrita na escola. Em seguida, a partir de uma sequência didática realizada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental apresentaremos uma proposta didática fundamentada na Concepção Interacionista (Vigotsky, 1998, 2008, 2014), constituída de práticas de leitura (Leffa, 1996a, 1996b; SOLÉ, 1998) e escrita (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 2004; COSTA VAL [et. al.], 2009; RUIZ, 2013), a qual valoriza o diálogo e a interação entre as crianças e o educador. As práticas demonstradas e discutidas neste artigo foram elaboradas e executadas em uma Secretaria Municipal de Educação do interior do Estado de São Paulo. Propomos uma intervenção e analisamos alguns registros escritos dos sujeitos participantes em situação de aprendizagem. Concluímos que, no interior escolar, temos que proporcionar atividades significativas de leitura e escrita e que essas devem ser geradas a partir de uma práxis pautada no diálogo. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Ensino e aprendizagem. Formação de professores e escritores. Ensino dialógico. ABSTRACT: This paper tries to discuss the historical processes of teaching and learning of writing in school. Then, from a didactic sequence performed with students from the 4th grade of elementary school we will present a proposal based on the interactionist conception (VYGOTSKY, 1998, 2008, 2014), consisting of reading practices (LEFFA, 1996a, 1996b; SOLÉ, 1998) and writing (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 2004; COSTA VAL [.. et al], 2009; RUIZ, 2013), which values the dialogue and interaction between the children and the teacher. The practices presented and discussed in this article were developed and implemented in a City Department of Education at São Paulo State. We propose an intervention and analyze some written records of the students in a learning situation. We conclude that, inside the school, we have to provide meaningful activities of reading and writing and that these should be generated from a praxis guided dialogue.KEYWORDS: Education. Teaching and Learning. Training of Teachers and Writers. Dialogic Education.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1196410.47456/contexto.v%vi%i.11964Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i28reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11964/8570Balsan, Silvana Ferreira de SouzaSouza, Renata Junqueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-05T12:48:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/11964Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.932604Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS
title PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS
spellingShingle PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS
Balsan, Silvana Ferreira de Souza
title_short PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS
title_full PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS
title_fullStr PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS
title_full_unstemmed PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS
title_sort PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS
author Balsan, Silvana Ferreira de Souza
author_facet Balsan, Silvana Ferreira de Souza
Souza, Renata Junqueira de
author_role author
author2 Souza, Renata Junqueira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balsan, Silvana Ferreira de Souza
Souza, Renata Junqueira de
description O presente artigo visa discutir os processos históricos de ensino e aprendizagem da escrita na escola. Em seguida, a partir de uma sequência didática realizada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental apresentaremos uma proposta didática fundamentada na Concepção Interacionista (Vigotsky, 1998, 2008, 2014), constituída de práticas de leitura (Leffa, 1996a, 1996b; SOLÉ, 1998) e escrita (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 2004; COSTA VAL [et. al.], 2009; RUIZ, 2013), a qual valoriza o diálogo e a interação entre as crianças e o educador. As práticas demonstradas e discutidas neste artigo foram elaboradas e executadas em uma Secretaria Municipal de Educação do interior do Estado de São Paulo. Propomos uma intervenção e analisamos alguns registros escritos dos sujeitos participantes em situação de aprendizagem. Concluímos que, no interior escolar, temos que proporcionar atividades significativas de leitura e escrita e que essas devem ser geradas a partir de uma práxis pautada no diálogo. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Ensino e aprendizagem. Formação de professores e escritores. Ensino dialógico. ABSTRACT: This paper tries to discuss the historical processes of teaching and learning of writing in school. Then, from a didactic sequence performed with students from the 4th grade of elementary school we will present a proposal based on the interactionist conception (VYGOTSKY, 1998, 2008, 2014), consisting of reading practices (LEFFA, 1996a, 1996b; SOLÉ, 1998) and writing (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 2004; COSTA VAL [.. et al], 2009; RUIZ, 2013), which values the dialogue and interaction between the children and the teacher. The practices presented and discussed in this article were developed and implemented in a City Department of Education at São Paulo State. We propose an intervention and analyze some written records of the students in a learning situation. We conclude that, inside the school, we have to provide meaningful activities of reading and writing and that these should be generated from a praxis guided dialogue.KEYWORDS: Education. Teaching and Learning. Training of Teachers and Writers. Dialogic Education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11964
10.47456/contexto.v%vi%i.11964
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11964
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.11964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11964/8570
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v1i28
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399307001856