ESPAÇOS FICCIONAIS INSÓLITOS EM “UMA CASA”, CONTO DE MOACYR SCLIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bulhões, Ricardo Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13738
Resumo: Ancorando-se nas considerações críticas de Karl Eric Schollamer (2009, 2012) sobre os modos de representação da realidade e suas possíveis reelaborações na prosa contemporânea e nas considerações teóricas de Osman Lins (1976) em torno dos espaços ficcionais, além de nos referenciais teóricos básicos de Gaston Bachelard (1993), abordaremos o espaço narrativo no conto “Uma casa”, da obra Melhores contos, de Moacyr Scliar (2003), organizada por Regina Zilberman, bem como a configuração de seu leitor implícito. Para tanto, elegemos como objeto de análise os cenários dessa narrativa, em que prevalece a ambiguidade, apresentada por meio de flashes, de uma realidade pautada pela incerteza. Ainda que existam ensaios e artigos publicados em torno da obra, prioriza-se aqui na nossa abordagem a questão espacial enquanto representação simbólica da realidade, pois parte-se do pressuposto de que esse tema merece maior aprofundamento e densidade de análise.Palavras-chave: Literatura brasileira contemporânea. Contos. Espaços fictícios. Formação do leitor crítico.Abstract: Based on the critical ponderings made by Karl Eric Schollamer (2009, 2012) about the means to represent reality and its possible re-elaborations in contemporary prose and, mainly, in the theoretical ponderings made by Osman Lins (1976) about the fictional spaces, besides the basic theoretical framework set by Gaston Bachelard (1993), we will broach the narrative space in the short story “A casa”, from Melhores contos, by Moacyr Scliar (2003), organized by Regina Zilberman, as well as the configuration of your implied reader. Therefore, we have chosen as the object of analysis scenarios this narrative, in which the prevailing ambiguity presented through flashes of a reality ruled by uncertainty. Although there are essays and articles published around the work, it prioritizes here the approach to the space issue as a symbolic representation of reality, because it is based on the assumption that this issue deserves further deepening and analysis of density.Keywords: Contemporary Brazilian Literature. Short Stories.  Fictional Spaces. Formation of the Critical Reader.
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