Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo, Priscila Maria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947
Resumo: RESUMO: Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado concluída em junho de 2016 que investigou procedimentos de ensino e aprendizagem de música em ambientes socioculturais de tradição e transmissão oral, mais especificamente na Academia de Capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador, BA. O foco do artigo foram relações entre música e literatura, proporcionadas pela interação entre obra literária infantojuvenil da escritora Carolina Cunha e o Projeto “Pequenos de João”, idealizado pela neta do mestre, Cristiane Miranda Santos, no bairro Fazenda Coutos, subúrbio de Salvador. A metodologia foi estudo de caso. Através da análise de dados obtidos com observações, observações participativas, entrevistas e pesquisa on line, são destacados diálogos possíveis entre música, capoeira angola e literatura.PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de música. Tradição e Transmissão oral. Música afrobrasileira. Capoeira angola.ABSTRACT: This paper is part of the PhD research completed in June 2016 that investigated teaching procedures and learning music in sociocultural environments of tradition and oral transmission, specifically in Capoeira Academy Mestre João Pequeno de Pastinha Salvador, BA. The focus of the article were relations between music and childish juvenile literature, providedby interacion between the literary work of the Carolina Cunha and the Project “Pequenos de João”, created by the granddaughter of the master, Cristiane Miranda Santos, in the neighborhood Fazenda Coutos, suburb of Salvador. The methodology was the case study. Through the analysis of data obtained from observations, participant observation, interviews and online survey are highlighted possible dialogues between music, Capoeira Angola, and literature.KEYWORDS: Music Teaching and Learning. Musical Tradition. African-Brazilian Music Tradition. Capoeira Angola.
id UFES-1_8f4e7ab21c0d9cae89b7581123e2b99a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/14947
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenilRESUMO: Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado concluída em junho de 2016 que investigou procedimentos de ensino e aprendizagem de música em ambientes socioculturais de tradição e transmissão oral, mais especificamente na Academia de Capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador, BA. O foco do artigo foram relações entre música e literatura, proporcionadas pela interação entre obra literária infantojuvenil da escritora Carolina Cunha e o Projeto “Pequenos de João”, idealizado pela neta do mestre, Cristiane Miranda Santos, no bairro Fazenda Coutos, subúrbio de Salvador. A metodologia foi estudo de caso. Através da análise de dados obtidos com observações, observações participativas, entrevistas e pesquisa on line, são destacados diálogos possíveis entre música, capoeira angola e literatura.PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de música. Tradição e Transmissão oral. Música afrobrasileira. Capoeira angola.ABSTRACT: This paper is part of the PhD research completed in June 2016 that investigated teaching procedures and learning music in sociocultural environments of tradition and oral transmission, specifically in Capoeira Academy Mestre João Pequeno de Pastinha Salvador, BA. The focus of the article were relations between music and childish juvenile literature, providedby interacion between the literary work of the Carolina Cunha and the Project “Pequenos de João”, created by the granddaughter of the master, Cristiane Miranda Santos, in the neighborhood Fazenda Coutos, suburb of Salvador. The methodology was the case study. Through the analysis of data obtained from observations, participant observation, interviews and online survey are highlighted possible dialogues between music, Capoeira Angola, and literature.KEYWORDS: Music Teaching and Learning. Musical Tradition. African-Brazilian Music Tradition. Capoeira Angola.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2021-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1494710.47456/contexto.v%vi%i.14947Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICAContexto; No. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICAContexto; Núm. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i31reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947/10541Copyright (c) 2021 Priscila Maria Gallohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGallo, Priscila Maria2021-05-26T22:23:38Zoai:periodicos.ufes.br:article/14947Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:06.805134Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil
title Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil
spellingShingle Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil
Gallo, Priscila Maria
title_short Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil
title_full Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil
title_fullStr Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil
title_full_unstemmed Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil
title_sort Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil
author Gallo, Priscila Maria
author_facet Gallo, Priscila Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallo, Priscila Maria
description RESUMO: Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado concluída em junho de 2016 que investigou procedimentos de ensino e aprendizagem de música em ambientes socioculturais de tradição e transmissão oral, mais especificamente na Academia de Capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador, BA. O foco do artigo foram relações entre música e literatura, proporcionadas pela interação entre obra literária infantojuvenil da escritora Carolina Cunha e o Projeto “Pequenos de João”, idealizado pela neta do mestre, Cristiane Miranda Santos, no bairro Fazenda Coutos, subúrbio de Salvador. A metodologia foi estudo de caso. Através da análise de dados obtidos com observações, observações participativas, entrevistas e pesquisa on line, são destacados diálogos possíveis entre música, capoeira angola e literatura.PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de música. Tradição e Transmissão oral. Música afrobrasileira. Capoeira angola.ABSTRACT: This paper is part of the PhD research completed in June 2016 that investigated teaching procedures and learning music in sociocultural environments of tradition and oral transmission, specifically in Capoeira Academy Mestre João Pequeno de Pastinha Salvador, BA. The focus of the article were relations between music and childish juvenile literature, providedby interacion between the literary work of the Carolina Cunha and the Project “Pequenos de João”, created by the granddaughter of the master, Cristiane Miranda Santos, in the neighborhood Fazenda Coutos, suburb of Salvador. The methodology was the case study. Through the analysis of data obtained from observations, participant observation, interviews and online survey are highlighted possible dialogues between music, Capoeira Angola, and literature.KEYWORDS: Music Teaching and Learning. Musical Tradition. African-Brazilian Music Tradition. Capoeira Angola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947
10.47456/contexto.v%vi%i.14947
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.14947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947/10541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Priscila Maria Gallo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Priscila Maria Gallo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICA
Contexto; No. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICA
Contexto; Núm. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i31
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399707557888