Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado concluída em junho de 2016 que investigou procedimentos de ensino e aprendizagem de música em ambientes socioculturais de tradição e transmissão oral, mais especificamente na Academia de Capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador, BA. O foco do artigo foram relações entre música e literatura, proporcionadas pela interação entre obra literária infantojuvenil da escritora Carolina Cunha e o Projeto “Pequenos de João”, idealizado pela neta do mestre, Cristiane Miranda Santos, no bairro Fazenda Coutos, subúrbio de Salvador. A metodologia foi estudo de caso. Através da análise de dados obtidos com observações, observações participativas, entrevistas e pesquisa on line, são destacados diálogos possíveis entre música, capoeira angola e literatura.PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de música. Tradição e Transmissão oral. Música afrobrasileira. Capoeira angola.ABSTRACT: This paper is part of the PhD research completed in June 2016 that investigated teaching procedures and learning music in sociocultural environments of tradition and oral transmission, specifically in Capoeira Academy Mestre João Pequeno de Pastinha Salvador, BA. The focus of the article were relations between music and childish juvenile literature, providedby interacion between the literary work of the Carolina Cunha and the Project “Pequenos de João”, created by the granddaughter of the master, Cristiane Miranda Santos, in the neighborhood Fazenda Coutos, suburb of Salvador. The methodology was the case study. Through the analysis of data obtained from observations, participant observation, interviews and online survey are highlighted possible dialogues between music, Capoeira Angola, and literature.KEYWORDS: Music Teaching and Learning. Musical Tradition. African-Brazilian Music Tradition. Capoeira Angola. |
id |
UFES-1_8f4e7ab21c0d9cae89b7581123e2b99a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/14947 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenilRESUMO: Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado concluída em junho de 2016 que investigou procedimentos de ensino e aprendizagem de música em ambientes socioculturais de tradição e transmissão oral, mais especificamente na Academia de Capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador, BA. O foco do artigo foram relações entre música e literatura, proporcionadas pela interação entre obra literária infantojuvenil da escritora Carolina Cunha e o Projeto “Pequenos de João”, idealizado pela neta do mestre, Cristiane Miranda Santos, no bairro Fazenda Coutos, subúrbio de Salvador. A metodologia foi estudo de caso. Através da análise de dados obtidos com observações, observações participativas, entrevistas e pesquisa on line, são destacados diálogos possíveis entre música, capoeira angola e literatura.PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de música. Tradição e Transmissão oral. Música afrobrasileira. Capoeira angola.ABSTRACT: This paper is part of the PhD research completed in June 2016 that investigated teaching procedures and learning music in sociocultural environments of tradition and oral transmission, specifically in Capoeira Academy Mestre João Pequeno de Pastinha Salvador, BA. The focus of the article were relations between music and childish juvenile literature, providedby interacion between the literary work of the Carolina Cunha and the Project “Pequenos de João”, created by the granddaughter of the master, Cristiane Miranda Santos, in the neighborhood Fazenda Coutos, suburb of Salvador. The methodology was the case study. Through the analysis of data obtained from observations, participant observation, interviews and online survey are highlighted possible dialogues between music, Capoeira Angola, and literature.KEYWORDS: Music Teaching and Learning. Musical Tradition. African-Brazilian Music Tradition. Capoeira Angola.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2021-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1494710.47456/contexto.v%vi%i.14947Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICAContexto; No. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICAContexto; Núm. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i31reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947/10541Copyright (c) 2021 Priscila Maria Gallohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGallo, Priscila Maria2021-05-26T22:23:38Zoai:periodicos.ufes.br:article/14947Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:06.805134Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil |
title |
Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil |
spellingShingle |
Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil Gallo, Priscila Maria |
title_short |
Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil |
title_full |
Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil |
title_fullStr |
Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil |
title_full_unstemmed |
Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil |
title_sort |
Possibilidades de diálogos entre Música, capoeira e uma obra literária infantojuvenil |
author |
Gallo, Priscila Maria |
author_facet |
Gallo, Priscila Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallo, Priscila Maria |
description |
RESUMO: Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado concluída em junho de 2016 que investigou procedimentos de ensino e aprendizagem de música em ambientes socioculturais de tradição e transmissão oral, mais especificamente na Academia de Capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador, BA. O foco do artigo foram relações entre música e literatura, proporcionadas pela interação entre obra literária infantojuvenil da escritora Carolina Cunha e o Projeto “Pequenos de João”, idealizado pela neta do mestre, Cristiane Miranda Santos, no bairro Fazenda Coutos, subúrbio de Salvador. A metodologia foi estudo de caso. Através da análise de dados obtidos com observações, observações participativas, entrevistas e pesquisa on line, são destacados diálogos possíveis entre música, capoeira angola e literatura.PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de música. Tradição e Transmissão oral. Música afrobrasileira. Capoeira angola.ABSTRACT: This paper is part of the PhD research completed in June 2016 that investigated teaching procedures and learning music in sociocultural environments of tradition and oral transmission, specifically in Capoeira Academy Mestre João Pequeno de Pastinha Salvador, BA. The focus of the article were relations between music and childish juvenile literature, providedby interacion between the literary work of the Carolina Cunha and the Project “Pequenos de João”, created by the granddaughter of the master, Cristiane Miranda Santos, in the neighborhood Fazenda Coutos, suburb of Salvador. The methodology was the case study. Through the analysis of data obtained from observations, participant observation, interviews and online survey are highlighted possible dialogues between music, Capoeira Angola, and literature.KEYWORDS: Music Teaching and Learning. Musical Tradition. African-Brazilian Music Tradition. Capoeira Angola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947 10.47456/contexto.v%vi%i.14947 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.14947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14947/10541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Priscila Maria Gallo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Priscila Maria Gallo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICA Contexto; No. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICA Contexto; Núm. 31 (2017): Dossiê: LITERATURA E MÚSICA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i31 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399707557888 |