ROSA E NIETZSCHE - ENTUSIASMO DIONISÍACO EM CORPO DE BAILE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6572 |
Resumo: | Em “Rosa e Nietzsche: entusiasmo dionisíaco em Corpo de baile”, procura-se estabelecer aproximações entre escritor e filósofo tomando como base, sobretudo, a saga “Campo Geral” e O nascimento da tragédia. O ainda jovem pensador alemão, apaixonado pela arte, erige uma obra em defesa da celebração da vida em consonância com o bailado rosiano. Rosa e Nietzsche se irmanam na oposição (ou restrição) aos ditames da moral cristã e da lógica. Ambos consideram imprescindível a interação homem-natureza e veem na potência criadora a fonte de superação da tragicidade existencial. Ambos defendem a festividade dionisíaca de uma era pré-socrática. Os “profetas” Zaratustra e Dito são recadistas da Alegria. A pesquisa comporta também um paralelo com o pensador Edgar Morin, que vai buscar nas raízes do amor e da poesia uma concepção de mundo perdida que só a sabedoria, para além dos limites da razão e da ciência, pode recuperar. |
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ROSA E NIETZSCHE - ENTUSIASMO DIONISÍACO EM CORPO DE BAILEEm “Rosa e Nietzsche: entusiasmo dionisíaco em Corpo de baile”, procura-se estabelecer aproximações entre escritor e filósofo tomando como base, sobretudo, a saga “Campo Geral” e O nascimento da tragédia. O ainda jovem pensador alemão, apaixonado pela arte, erige uma obra em defesa da celebração da vida em consonância com o bailado rosiano. Rosa e Nietzsche se irmanam na oposição (ou restrição) aos ditames da moral cristã e da lógica. Ambos consideram imprescindível a interação homem-natureza e veem na potência criadora a fonte de superação da tragicidade existencial. Ambos defendem a festividade dionisíaca de uma era pré-socrática. Os “profetas” Zaratustra e Dito são recadistas da Alegria. A pesquisa comporta também um paralelo com o pensador Edgar Morin, que vai buscar nas raízes do amor e da poesia uma concepção de mundo perdida que só a sabedoria, para além dos limites da razão e da ciência, pode recuperar.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2011-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/657210.47456/contexto.v%vi%i.6572Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 19 (2011): Dossiê Literatura Brasileira Contemporânea: dos anos 1980 ao século XXIContexto; No. 19 (2011): Dossiê Literatura Brasileira Contemporânea: dos anos 1980 ao século XXIContexto; Núm. 19 (2011): Dossiê Literatura Brasileira Contemporânea: dos anos 1980 ao século XXI2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i19reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6572/4805Amorim, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-12T13:01:04Zoai:periodicos.ufes.br:article/6572Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:39:48.272630Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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