O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Lauro Roberto do Carmo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8732
Resumo: RESUMO: A literatura brasileira, passada em revista pelos historiadores da literatura, apresenta temas de variada identificação do brasileiro em diversas manifestações nativistas: Indianismo, Sertanismo, Regionalismo e Nacionalismo. Desde os primeiros textos literários, ainda em escritores com formação erudita, em Portugal, os historiadores detectam a condução do homem nascido no Brasil, emoldurado pela geografia, fauna, flora, língua e pelos costumes, à sublimação estética. Assim, em gêneros diversos: narrativa, poema épico, sátiras poemática e epistolar e teatro, encontram-se discursos definidores dos elementos particulares de uma nação, a determinar suas diferenças e autonomia em face de outras culturas. Este estudo evidencia as correspondências entre o desenvolvimento histórico nacional e sua expressão na linguagem literária. O tema nacional ocorre desde a lírica catequética de Anchieta, passando pela revisão modernista dos temas urbanos e rurais, recorrentes no cânone literário brasileiro.PALAVRAS-CHAVE: Nativismo brasileiro – Tema literário. Nacionalismo brasileiro – Tema literário. Brasileiro – Tema literário. 
id UFES-1_9f96297182d353fc4a57ae9794538708
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8732
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTARESUMO: A literatura brasileira, passada em revista pelos historiadores da literatura, apresenta temas de variada identificação do brasileiro em diversas manifestações nativistas: Indianismo, Sertanismo, Regionalismo e Nacionalismo. Desde os primeiros textos literários, ainda em escritores com formação erudita, em Portugal, os historiadores detectam a condução do homem nascido no Brasil, emoldurado pela geografia, fauna, flora, língua e pelos costumes, à sublimação estética. Assim, em gêneros diversos: narrativa, poema épico, sátiras poemática e epistolar e teatro, encontram-se discursos definidores dos elementos particulares de uma nação, a determinar suas diferenças e autonomia em face de outras culturas. Este estudo evidencia as correspondências entre o desenvolvimento histórico nacional e sua expressão na linguagem literária. O tema nacional ocorre desde a lírica catequética de Anchieta, passando pela revisão modernista dos temas urbanos e rurais, recorrentes no cânone literário brasileiro.PALAVRAS-CHAVE: Nativismo brasileiro – Tema literário. Nacionalismo brasileiro – Tema literário. Brasileiro – Tema literário. Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2013-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/873210.47456/contexto.v%vi%i.8732Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua PortuguesaContexto; No. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua PortuguesaContexto; Núm. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i26reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8732/6139Figueira, Lauro Roberto do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-30T09:37:11Zoai:periodicos.ufes.br:article/8732Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.286571Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTA
title O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTA
spellingShingle O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTA
Figueira, Lauro Roberto do Carmo
title_short O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTA
title_full O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTA
title_fullStr O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTA
title_full_unstemmed O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTA
title_sort O DISCURSO DA BRASILIDADE NA ENCARNAÇÃO INDIANISTA, SERTANISTA E REGIONALISTA
author Figueira, Lauro Roberto do Carmo
author_facet Figueira, Lauro Roberto do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Lauro Roberto do Carmo
description RESUMO: A literatura brasileira, passada em revista pelos historiadores da literatura, apresenta temas de variada identificação do brasileiro em diversas manifestações nativistas: Indianismo, Sertanismo, Regionalismo e Nacionalismo. Desde os primeiros textos literários, ainda em escritores com formação erudita, em Portugal, os historiadores detectam a condução do homem nascido no Brasil, emoldurado pela geografia, fauna, flora, língua e pelos costumes, à sublimação estética. Assim, em gêneros diversos: narrativa, poema épico, sátiras poemática e epistolar e teatro, encontram-se discursos definidores dos elementos particulares de uma nação, a determinar suas diferenças e autonomia em face de outras culturas. Este estudo evidencia as correspondências entre o desenvolvimento histórico nacional e sua expressão na linguagem literária. O tema nacional ocorre desde a lírica catequética de Anchieta, passando pela revisão modernista dos temas urbanos e rurais, recorrentes no cânone literário brasileiro.PALAVRAS-CHAVE: Nativismo brasileiro – Tema literário. Nacionalismo brasileiro – Tema literário. Brasileiro – Tema literário. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8732
10.47456/contexto.v%vi%i.8732
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8732
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.8732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8732/6139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa
Contexto; No. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa
Contexto; Núm. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i26
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399241990144