Grafia no tempo: o verso, a história e a música de “Verdura”, de Paulo Leminski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Lucas dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14943
Resumo: RESUMO: A obra de Paulo Leminski, poeta de cujas influências tomam parte tanto vanguardas estéticas quanto comportamentais, embora se componha principalmente de textos poéticos escritos, esbarrou com o terreno fértil da música popular brasileira. Desse encontro entre Leminski e a canção, um dos pontos mais altos é, sem dúvida, “Verdura”, gravada por Caetano Veloso em Outras palavras (1981). Assim, além da análise poética e histórica de “Verdura”,este trabalho propõe ampliar o exame da matéria linguística do poema-canção e escrutinar as potencialidades reveladas pelas gravações do grupo Blindagem, de Estrela Ruiz Leminski (com Os Paulêra) e, sobretudo, do já citado músico baiano. Como ponto de apoio, virão à baila textos de Marcelo Sandmann (2010), Ricardo Aleixo (2004) e José Miguel Wisnik (2013) sobre as relações de Leminski com a música e ensaios de Cláudia Neiva de Matos (2008), Francisco Bosco (2007) e Luiz Tatit (1997) acerca de estudos da canção.PALAVRAS-CHAVE: Paulo Leminski. Canção popular brasileira. Poesia brasileira.ABSTRACT: The work of Paulo Leminski, a poet whose influences bear part of aesthetic and behavioral avant-gardes, although composed primarily of written poems, bumped into the teeming terrain of Brazilian popular music. Of this encounter between Leminski and song, one of the highlights is, without doubt, “Verdura”, recorded by Caetano Veloso in Outras palavras (1981). Thus, aside from the poetic and historic analysis of “Verdura”, this paper proposes to widen the assay of linguistic material in the poem-song and scrutinize the potentials revealed by the recordings of the group Blindagem, of Estrela Ruiz Leminski (with Os Paulêra), and, especially, of the already cited musician from Bahia. As a foothold, writings by Marcelo Sandmann (2010), Ricardo Aleixo (2004) and José Miguel Wisnik (2013) about Leminski’s relationship with music will come to the fore, as well as essays by Cláudia Neiva de Matos (2008), Francisco Bosco (2007) and Luiz Tatit (1997), regarding studies of the song.KEYWORDS: Paulo Leminski. Brazilian Popular Song. Brazilian Poetry.
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