Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuries
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35412 |
Resumo: | O presente artigo é uma análise do como algumas narrativas góticas do século XVIII e XIX, como The Castle of Otranto (1764), de Horace Walpole; The Mysteries of Udolpho (1794), de Ann Radcliffe, “O castelo mal-assombrado” (1819), de E. T. A. Hoffmann; e “The Fall of the House of Usher” (1839), de Edgar Allan Poe; configuraram o espaço como loci horribiles. Para isso, entende-se que esse elemento compõe um dos topoi dessa estética ficcional, ou seja, um dos elementos discursivos repetidos e incorporados através das diferentes narrativas, tornando-se o conceito norteador do estudo. Procura-se como as imagens e motivos dos loci horribiles foram configuradas, recapituladas e alteradas bem como estuda-se quais ideais foram problematizadas através dessas configurações espaciais. Dessa forma, percebe-se que o castelo e a casa são envoltos em uma atmosfera sombria e de medo a fim de indiciar os problemas morais das instituições que ali habitavam. Abstract This study is an analysis of how some gothic narratives of the 18th and 19th centuries, such as The Castle of Otranto (1764), by Horace Walpole; The Mysteries of Udolpho (1794), by Ann Radcliffe, “The Morgadio” (1819), by E. T. A. Hoffmann; and “The Fall of the House of Usher” (1839), by Edgar Allan Poe, organized the setting as loci horribiles. To do so, that narrative element is understood as one of the main gothic topoi, that means, one of the discursive elements repeated and incorporated trough different narratives, so the concept guides the study. It is searched how the images and motives were arranged, recovered, and modified in the loci horribiles; in addition it is studied what ideas were problematized by those spatial configurations. Hence, it is perceived that the castle and the house are covered by a dreadful atmosphere in order to indicate the moral debilities of the institutions that lived in those places. |
id |
UFES-1_ad73123af16b3f420b25cc4003f89e00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/35412 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuriesGóticoTopoiEspaçoLoci horribiles GothicLoci horribilesTopoiSettingO presente artigo é uma análise do como algumas narrativas góticas do século XVIII e XIX, como The Castle of Otranto (1764), de Horace Walpole; The Mysteries of Udolpho (1794), de Ann Radcliffe, “O castelo mal-assombrado” (1819), de E. T. A. Hoffmann; e “The Fall of the House of Usher” (1839), de Edgar Allan Poe; configuraram o espaço como loci horribiles. Para isso, entende-se que esse elemento compõe um dos topoi dessa estética ficcional, ou seja, um dos elementos discursivos repetidos e incorporados através das diferentes narrativas, tornando-se o conceito norteador do estudo. Procura-se como as imagens e motivos dos loci horribiles foram configuradas, recapituladas e alteradas bem como estuda-se quais ideais foram problematizadas através dessas configurações espaciais. Dessa forma, percebe-se que o castelo e a casa são envoltos em uma atmosfera sombria e de medo a fim de indiciar os problemas morais das instituições que ali habitavam. Abstract This study is an analysis of how some gothic narratives of the 18th and 19th centuries, such as The Castle of Otranto (1764), by Horace Walpole; The Mysteries of Udolpho (1794), by Ann Radcliffe, “The Morgadio” (1819), by E. T. A. Hoffmann; and “The Fall of the House of Usher” (1839), by Edgar Allan Poe, organized the setting as loci horribiles. To do so, that narrative element is understood as one of the main gothic topoi, that means, one of the discursive elements repeated and incorporated trough different narratives, so the concept guides the study. It is searched how the images and motives were arranged, recovered, and modified in the loci horribiles; in addition it is studied what ideas were problematized by those spatial configurations. Hence, it is perceived that the castle and the house are covered by a dreadful atmosphere in order to indicate the moral debilities of the institutions that lived in those places.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2022-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3541210.47456/contexto.v1i41.35412Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 1 n. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 285-307Contexto; Vol. 1 No. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 285-307Contexto; Vol. 1 Núm. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 285-3072358-95661519-0544reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35412/25082Copyright (c) 2022 Xênia Amaral Matoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral Matos (CEPCR), Xênia2023-04-24T11:24:41Zoai:periodicos.ufes.br:article/35412Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-04-24T11:24:41Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuries |
title |
Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuries |
spellingShingle |
Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuries Amaral Matos (CEPCR), Xênia Gótico Topoi Espaço Loci horribiles Gothic Loci horribiles Topoi Setting |
title_short |
Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuries |
title_full |
Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuries |
title_fullStr |
Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuries |
title_full_unstemmed |
Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuries |
title_sort |
Locais do medo: configurações do espaço em narrativas góticas dos séculos XVIII e XIX: Places of fear: setting configurations in gothic narratives of the 18th and 19th centuries |
author |
Amaral Matos (CEPCR), Xênia |
author_facet |
Amaral Matos (CEPCR), Xênia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral Matos (CEPCR), Xênia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gótico Topoi Espaço Loci horribiles Gothic Loci horribiles Topoi Setting |
topic |
Gótico Topoi Espaço Loci horribiles Gothic Loci horribiles Topoi Setting |
description |
O presente artigo é uma análise do como algumas narrativas góticas do século XVIII e XIX, como The Castle of Otranto (1764), de Horace Walpole; The Mysteries of Udolpho (1794), de Ann Radcliffe, “O castelo mal-assombrado” (1819), de E. T. A. Hoffmann; e “The Fall of the House of Usher” (1839), de Edgar Allan Poe; configuraram o espaço como loci horribiles. Para isso, entende-se que esse elemento compõe um dos topoi dessa estética ficcional, ou seja, um dos elementos discursivos repetidos e incorporados através das diferentes narrativas, tornando-se o conceito norteador do estudo. Procura-se como as imagens e motivos dos loci horribiles foram configuradas, recapituladas e alteradas bem como estuda-se quais ideais foram problematizadas através dessas configurações espaciais. Dessa forma, percebe-se que o castelo e a casa são envoltos em uma atmosfera sombria e de medo a fim de indiciar os problemas morais das instituições que ali habitavam. Abstract This study is an analysis of how some gothic narratives of the 18th and 19th centuries, such as The Castle of Otranto (1764), by Horace Walpole; The Mysteries of Udolpho (1794), by Ann Radcliffe, “The Morgadio” (1819), by E. T. A. Hoffmann; and “The Fall of the House of Usher” (1839), by Edgar Allan Poe, organized the setting as loci horribiles. To do so, that narrative element is understood as one of the main gothic topoi, that means, one of the discursive elements repeated and incorporated trough different narratives, so the concept guides the study. It is searched how the images and motives were arranged, recovered, and modified in the loci horribiles; in addition it is studied what ideas were problematized by those spatial configurations. Hence, it is perceived that the castle and the house are covered by a dreadful atmosphere in order to indicate the moral debilities of the institutions that lived in those places. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35412 10.47456/contexto.v1i41.35412 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35412 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v1i41.35412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35412/25082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Xênia Amaral Matos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Xênia Amaral Matos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 1 n. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 285-307 Contexto; Vol. 1 No. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 285-307 Contexto; Vol. 1 Núm. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 285-307 2358-9566 1519-0544 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051396721213440 |