NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamariano, Márcia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6488
Resumo: Embora os nomes próprios sejam abordados nas gramáticas normativas e, de fato, se constituam objeto de estudos linguísticos de distintos interesses, diferentes correntes do pensamento tentaram, no decorrer da história, caracterizar ou delimitar sua função específica. De Platão, até a atualidade, a preocupação em elucidar a natureza do nome tem sido um tema instigador e recorrente na busca de respostas para perguntas do tipo: o que é um nome? Onde está o sentido de um nome? Existem diferenças entre nome próprio e comum? Como os nomes próprios referem os objetos? Respostas para perguntas dessa natureza não podem ser buscadas apenas no âmbito das ciências da linguagem. Em razão disso, buscamos realizar uma reconstrução da trajetória da concepção de nome: a partir da noção fornecida por filósofos de diferentes correntes filosóficas; sob a ótica da Mitologia e da Antropologia e, por fim, a partir de contribuições das diferentes correntes linguísticas.
id UFES-1_aee16d5ee6e2d701741d8b05dac47af7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/6488
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITOEmbora os nomes próprios sejam abordados nas gramáticas normativas e, de fato, se constituam objeto de estudos linguísticos de distintos interesses, diferentes correntes do pensamento tentaram, no decorrer da história, caracterizar ou delimitar sua função específica. De Platão, até a atualidade, a preocupação em elucidar a natureza do nome tem sido um tema instigador e recorrente na busca de respostas para perguntas do tipo: o que é um nome? Onde está o sentido de um nome? Existem diferenças entre nome próprio e comum? Como os nomes próprios referem os objetos? Respostas para perguntas dessa natureza não podem ser buscadas apenas no âmbito das ciências da linguagem. Em razão disso, buscamos realizar uma reconstrução da trajetória da concepção de nome: a partir da noção fornecida por filósofos de diferentes correntes filosóficas; sob a ótica da Mitologia e da Antropologia e, por fim, a partir de contribuições das diferentes correntes linguísticas.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2012-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/648810.47456/contexto.v%vi%i.6488Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 21 (2012): Dossiê O Nome na Literatura (da Antiguidade ao século XVIII)Contexto; No. 21 (2012): Dossiê O Nome na Literatura (da Antiguidade ao século XVIII)Contexto; Núm. 21 (2012): Dossiê O Nome na Literatura (da Antiguidade ao século XVIII)2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i21reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6488/4739Zamariano, Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-06T12:22:01Zoai:periodicos.ufes.br:article/6488Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:39:46.105074Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO
title NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO
spellingShingle NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO
Zamariano, Márcia
title_short NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO
title_full NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO
title_fullStr NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO
title_full_unstemmed NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO
title_sort NOME PRÓPRIO: PERCURSO HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO
author Zamariano, Márcia
author_facet Zamariano, Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamariano, Márcia
description Embora os nomes próprios sejam abordados nas gramáticas normativas e, de fato, se constituam objeto de estudos linguísticos de distintos interesses, diferentes correntes do pensamento tentaram, no decorrer da história, caracterizar ou delimitar sua função específica. De Platão, até a atualidade, a preocupação em elucidar a natureza do nome tem sido um tema instigador e recorrente na busca de respostas para perguntas do tipo: o que é um nome? Onde está o sentido de um nome? Existem diferenças entre nome próprio e comum? Como os nomes próprios referem os objetos? Respostas para perguntas dessa natureza não podem ser buscadas apenas no âmbito das ciências da linguagem. Em razão disso, buscamos realizar uma reconstrução da trajetória da concepção de nome: a partir da noção fornecida por filósofos de diferentes correntes filosóficas; sob a ótica da Mitologia e da Antropologia e, por fim, a partir de contribuições das diferentes correntes linguísticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6488
10.47456/contexto.v%vi%i.6488
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6488
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.6488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6488/4739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 21 (2012): Dossiê O Nome na Literatura (da Antiguidade ao século XVIII)
Contexto; No. 21 (2012): Dossiê O Nome na Literatura (da Antiguidade ao século XVIII)
Contexto; Núm. 21 (2012): Dossiê O Nome na Literatura (da Antiguidade ao século XVIII)
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i21
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051396869062656