ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Amarino de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8730
Resumo: RESUMO: Transitando simultaneamente dos códigos da escrita para os da oralidade e da comunicação não verbal, diversos momentos poéticos de Solano Trindade traduzem aquilo que Édouard Glissant (1981) identificaria como o limiar entre a sintaxe da escrita e o ritmo da fala. Ambientadas no cenário da cidade, leituras dessa poesia podem sugerir um exercício que, por ultrapassar os limites da página escrita, sinaliza a corporeidade do gesto, conduzindo a recepção individualizada e passiva para um ato performático, interativo e coletivizante, como ocorre no Hip Hop. Poeta e performer, Trindade dialogou com outros escritores afro-descendentes das Américas, a exemplo de Nicolás Guillén e sua poesía-son, além de ter antecipado em alguns anos o rap, modalidade poético-musical afro-descendente e urbana que, juntamente com a poética de Solano, constitui objeto de análise no presente estudo.PALAVRAS-CHAVE: Poesia brasileira contemporânea – Solano Trindade. Solano Trindade – Poesia urbana. Poesia e performance.
id UFES-1_bc4d0ba3966a689d9545abe67da0a0aa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8730
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOSRESUMO: Transitando simultaneamente dos códigos da escrita para os da oralidade e da comunicação não verbal, diversos momentos poéticos de Solano Trindade traduzem aquilo que Édouard Glissant (1981) identificaria como o limiar entre a sintaxe da escrita e o ritmo da fala. Ambientadas no cenário da cidade, leituras dessa poesia podem sugerir um exercício que, por ultrapassar os limites da página escrita, sinaliza a corporeidade do gesto, conduzindo a recepção individualizada e passiva para um ato performático, interativo e coletivizante, como ocorre no Hip Hop. Poeta e performer, Trindade dialogou com outros escritores afro-descendentes das Américas, a exemplo de Nicolás Guillén e sua poesía-son, além de ter antecipado em alguns anos o rap, modalidade poético-musical afro-descendente e urbana que, juntamente com a poética de Solano, constitui objeto de análise no presente estudo.PALAVRAS-CHAVE: Poesia brasileira contemporânea – Solano Trindade. Solano Trindade – Poesia urbana. Poesia e performance.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2014-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/873010.47456/contexto.v%vi%i.8730Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua PortuguesaContexto; No. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua PortuguesaContexto; Núm. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i26reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8730/6137Queiroz, Amarino de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-30T09:37:11Zoai:periodicos.ufes.br:article/8730Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.207614Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOS
title ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOS
spellingShingle ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOS
Queiroz, Amarino de Oliveira
title_short ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOS
title_full ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOS
title_fullStr ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOS
title_full_unstemmed ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOS
title_sort ENTRE MARGENS E CENTROS: A POESIA URBANA DE MANO SOLANO E OUTROS MANOS
author Queiroz, Amarino de Oliveira
author_facet Queiroz, Amarino de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Amarino de Oliveira
description RESUMO: Transitando simultaneamente dos códigos da escrita para os da oralidade e da comunicação não verbal, diversos momentos poéticos de Solano Trindade traduzem aquilo que Édouard Glissant (1981) identificaria como o limiar entre a sintaxe da escrita e o ritmo da fala. Ambientadas no cenário da cidade, leituras dessa poesia podem sugerir um exercício que, por ultrapassar os limites da página escrita, sinaliza a corporeidade do gesto, conduzindo a recepção individualizada e passiva para um ato performático, interativo e coletivizante, como ocorre no Hip Hop. Poeta e performer, Trindade dialogou com outros escritores afro-descendentes das Américas, a exemplo de Nicolás Guillén e sua poesía-son, além de ter antecipado em alguns anos o rap, modalidade poético-musical afro-descendente e urbana que, juntamente com a poética de Solano, constitui objeto de análise no presente estudo.PALAVRAS-CHAVE: Poesia brasileira contemporânea – Solano Trindade. Solano Trindade – Poesia urbana. Poesia e performance.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8730
10.47456/contexto.v%vi%i.8730
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8730
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.8730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8730/6137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa
Contexto; No. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa
Contexto; Núm. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i26
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399239892992