O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruvinel, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039
Resumo: Considerando a importância da leitura literária para a formação do jovem, o presente artigo tem o objetivo de realçar o conto como um gênero favorável para a iniciação do leitor escolar. Para sustentar esse argumento, apresenta uma seleção de contos de Clarice Lispector, enfatizando, além da particularidade do efeito único, própria do gênero (CORTÁZAR, 1974), a temática de interesse do jovem e a incompletude da linguagem como provocação ao leitor. Com base em estudos sobre o conto e sobre a prática da leitura, este artigo observa aspectos que possibilitam a cumplicidade entre o jovem leitor e o texto, provocada pelo jogo de identificação e estranhamento muito peculiar à narrativa da referida autora.PALAVRAS-CHAVE: Conto. Clarice Lispector. Formação de leitores. Leitor escolar.ABSTRACT: Considering the importance of literary reading for the education of youth, the objective of this article is to emphasize the short story as a format to captivate and introduce the school reader. To support this argument this article contains a selection of short stories by Clarice Lispector for emphasizing the particular and unique effect of the short story (CORTAZAR, 1974). Furthermore, we highlight the subject of interest by youth and the incompleteness of language used by the writer to provoke the reader. This study examines aspects of the short story that form a connection between young readers and the text, especially those caused by the play of identification and estrangement in this author.KEYWORDS: Short story. Clarice Lispector. Formation of Readers. School Reader.
id UFES-1_c488507da617eab4b28cd759b463d2e5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/12039
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLARConsiderando a importância da leitura literária para a formação do jovem, o presente artigo tem o objetivo de realçar o conto como um gênero favorável para a iniciação do leitor escolar. Para sustentar esse argumento, apresenta uma seleção de contos de Clarice Lispector, enfatizando, além da particularidade do efeito único, própria do gênero (CORTÁZAR, 1974), a temática de interesse do jovem e a incompletude da linguagem como provocação ao leitor. Com base em estudos sobre o conto e sobre a prática da leitura, este artigo observa aspectos que possibilitam a cumplicidade entre o jovem leitor e o texto, provocada pelo jogo de identificação e estranhamento muito peculiar à narrativa da referida autora.PALAVRAS-CHAVE: Conto. Clarice Lispector. Formação de leitores. Leitor escolar.ABSTRACT: Considering the importance of literary reading for the education of youth, the objective of this article is to emphasize the short story as a format to captivate and introduce the school reader. To support this argument this article contains a selection of short stories by Clarice Lispector for emphasizing the particular and unique effect of the short story (CORTAZAR, 1974). Furthermore, we highlight the subject of interest by youth and the incompleteness of language used by the writer to provoke the reader. This study examines aspects of the short story that form a connection between young readers and the text, especially those caused by the play of identification and estrangement in this author.KEYWORDS: Short story. Clarice Lispector. Formation of Readers. School Reader.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1203910.47456/contexto.v%vi%i.12039Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i28reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039/8597Cruvinel, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-05T12:48:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/12039Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:05.008619Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR
title O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR
spellingShingle O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR
Cruvinel, Maria de Fátima
title_short O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR
title_full O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR
title_fullStr O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR
title_full_unstemmed O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR
title_sort O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR
author Cruvinel, Maria de Fátima
author_facet Cruvinel, Maria de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruvinel, Maria de Fátima
description Considerando a importância da leitura literária para a formação do jovem, o presente artigo tem o objetivo de realçar o conto como um gênero favorável para a iniciação do leitor escolar. Para sustentar esse argumento, apresenta uma seleção de contos de Clarice Lispector, enfatizando, além da particularidade do efeito único, própria do gênero (CORTÁZAR, 1974), a temática de interesse do jovem e a incompletude da linguagem como provocação ao leitor. Com base em estudos sobre o conto e sobre a prática da leitura, este artigo observa aspectos que possibilitam a cumplicidade entre o jovem leitor e o texto, provocada pelo jogo de identificação e estranhamento muito peculiar à narrativa da referida autora.PALAVRAS-CHAVE: Conto. Clarice Lispector. Formação de leitores. Leitor escolar.ABSTRACT: Considering the importance of literary reading for the education of youth, the objective of this article is to emphasize the short story as a format to captivate and introduce the school reader. To support this argument this article contains a selection of short stories by Clarice Lispector for emphasizing the particular and unique effect of the short story (CORTAZAR, 1974). Furthermore, we highlight the subject of interest by youth and the incompleteness of language used by the writer to provoke the reader. This study examines aspects of the short story that form a connection between young readers and the text, especially those caused by the play of identification and estrangement in this author.KEYWORDS: Short story. Clarice Lispector. Formation of Readers. School Reader.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039
10.47456/contexto.v%vi%i.12039
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.12039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039/8597
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v1i28
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399311196160