O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039 |
Resumo: | Considerando a importância da leitura literária para a formação do jovem, o presente artigo tem o objetivo de realçar o conto como um gênero favorável para a iniciação do leitor escolar. Para sustentar esse argumento, apresenta uma seleção de contos de Clarice Lispector, enfatizando, além da particularidade do efeito único, própria do gênero (CORTÁZAR, 1974), a temática de interesse do jovem e a incompletude da linguagem como provocação ao leitor. Com base em estudos sobre o conto e sobre a prática da leitura, este artigo observa aspectos que possibilitam a cumplicidade entre o jovem leitor e o texto, provocada pelo jogo de identificação e estranhamento muito peculiar à narrativa da referida autora.PALAVRAS-CHAVE: Conto. Clarice Lispector. Formação de leitores. Leitor escolar.ABSTRACT: Considering the importance of literary reading for the education of youth, the objective of this article is to emphasize the short story as a format to captivate and introduce the school reader. To support this argument this article contains a selection of short stories by Clarice Lispector for emphasizing the particular and unique effect of the short story (CORTAZAR, 1974). Furthermore, we highlight the subject of interest by youth and the incompleteness of language used by the writer to provoke the reader. This study examines aspects of the short story that form a connection between young readers and the text, especially those caused by the play of identification and estrangement in this author.KEYWORDS: Short story. Clarice Lispector. Formation of Readers. School Reader. |
id |
UFES-1_c488507da617eab4b28cd759b463d2e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/12039 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLARConsiderando a importância da leitura literária para a formação do jovem, o presente artigo tem o objetivo de realçar o conto como um gênero favorável para a iniciação do leitor escolar. Para sustentar esse argumento, apresenta uma seleção de contos de Clarice Lispector, enfatizando, além da particularidade do efeito único, própria do gênero (CORTÁZAR, 1974), a temática de interesse do jovem e a incompletude da linguagem como provocação ao leitor. Com base em estudos sobre o conto e sobre a prática da leitura, este artigo observa aspectos que possibilitam a cumplicidade entre o jovem leitor e o texto, provocada pelo jogo de identificação e estranhamento muito peculiar à narrativa da referida autora.PALAVRAS-CHAVE: Conto. Clarice Lispector. Formação de leitores. Leitor escolar.ABSTRACT: Considering the importance of literary reading for the education of youth, the objective of this article is to emphasize the short story as a format to captivate and introduce the school reader. To support this argument this article contains a selection of short stories by Clarice Lispector for emphasizing the particular and unique effect of the short story (CORTAZAR, 1974). Furthermore, we highlight the subject of interest by youth and the incompleteness of language used by the writer to provoke the reader. This study examines aspects of the short story that form a connection between young readers and the text, especially those caused by the play of identification and estrangement in this author.KEYWORDS: Short story. Clarice Lispector. Formation of Readers. School Reader.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1203910.47456/contexto.v%vi%i.12039Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i28reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039/8597Cruvinel, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-05T12:48:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/12039Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:05.008619Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR |
title |
O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR |
spellingShingle |
O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR Cruvinel, Maria de Fátima |
title_short |
O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR |
title_full |
O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR |
title_fullStr |
O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR |
title_sort |
O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR |
author |
Cruvinel, Maria de Fátima |
author_facet |
Cruvinel, Maria de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruvinel, Maria de Fátima |
description |
Considerando a importância da leitura literária para a formação do jovem, o presente artigo tem o objetivo de realçar o conto como um gênero favorável para a iniciação do leitor escolar. Para sustentar esse argumento, apresenta uma seleção de contos de Clarice Lispector, enfatizando, além da particularidade do efeito único, própria do gênero (CORTÁZAR, 1974), a temática de interesse do jovem e a incompletude da linguagem como provocação ao leitor. Com base em estudos sobre o conto e sobre a prática da leitura, este artigo observa aspectos que possibilitam a cumplicidade entre o jovem leitor e o texto, provocada pelo jogo de identificação e estranhamento muito peculiar à narrativa da referida autora.PALAVRAS-CHAVE: Conto. Clarice Lispector. Formação de leitores. Leitor escolar.ABSTRACT: Considering the importance of literary reading for the education of youth, the objective of this article is to emphasize the short story as a format to captivate and introduce the school reader. To support this argument this article contains a selection of short stories by Clarice Lispector for emphasizing the particular and unique effect of the short story (CORTAZAR, 1974). Furthermore, we highlight the subject of interest by youth and the incompleteness of language used by the writer to provoke the reader. This study examines aspects of the short story that form a connection between young readers and the text, especially those caused by the play of identification and estrangement in this author.KEYWORDS: Short story. Clarice Lispector. Formation of Readers. School Reader. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039 10.47456/contexto.v%vi%i.12039 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.12039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/12039/8597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL Contexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL Contexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v1i28 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399311196160 |