Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick Modiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Lilian Reichert
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23024
Resumo: A partir de Didi-Huberman (2011), traçam-se relações entre o brilho do poder que cega pelo excesso de luz e alguns “lampejos de contrapoder” que a literatura contemporânea permite entrever nas frestas do cenário inominável que irrompeu violentamente no passado recente e se propaga de modo contínuo no presente em múltiplos espaços. Assim, neste momento agudo de convocação à resistência ao estado permanente de exceção (AGAMBEN, 2004), propõe-se a leitura da relação entre memória e política tal como plasmadas por uma literatura que não se recusa a enfrentar a questão da responsabilidade moral e da ética frente às ameaças contra a vida e contra a liberdade. Essa ideia é relacionada à produção literária do escritor francês Patrick Modiano, sob a hipótese de que suas (contra)narrativas performativas se insurgem – pela alusão, emprego de elipses e criação de personagens como seres evanescentes – como afrontas à absurda aparência de normalidade instaurada por práticas e discursos que emperram a elaboração de um projeto coletivo de futuro e se esforçam para elidir o passado, relegando-o ao silêncio e ao apagamento.PALAVRAS-CHAVE: Ficção contemporânea. Resistência. Responsabilidade moral. Memória. Política.
id UFES-1_d9e21752f67dec29984784b9c380560e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/23024
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick ModianoA partir de Didi-Huberman (2011), traçam-se relações entre o brilho do poder que cega pelo excesso de luz e alguns “lampejos de contrapoder” que a literatura contemporânea permite entrever nas frestas do cenário inominável que irrompeu violentamente no passado recente e se propaga de modo contínuo no presente em múltiplos espaços. Assim, neste momento agudo de convocação à resistência ao estado permanente de exceção (AGAMBEN, 2004), propõe-se a leitura da relação entre memória e política tal como plasmadas por uma literatura que não se recusa a enfrentar a questão da responsabilidade moral e da ética frente às ameaças contra a vida e contra a liberdade. Essa ideia é relacionada à produção literária do escritor francês Patrick Modiano, sob a hipótese de que suas (contra)narrativas performativas se insurgem – pela alusão, emprego de elipses e criação de personagens como seres evanescentes – como afrontas à absurda aparência de normalidade instaurada por práticas e discursos que emperram a elaboração de um projeto coletivo de futuro e se esforçam para elidir o passado, relegando-o ao silêncio e ao apagamento.PALAVRAS-CHAVE: Ficção contemporânea. Resistência. Responsabilidade moral. Memória. Política.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/2302410.47456/contexto.v%vi%i.23024Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; No. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; Núm. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia2358-95661519-054410.47456/contexto.vi35reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23024/15557Coelho, Lilian Reichertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T16:38:14Zoai:periodicos.ufes.br:article/23024Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:10.132371Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick Modiano
title Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick Modiano
spellingShingle Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick Modiano
Coelho, Lilian Reichert
title_short Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick Modiano
title_full Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick Modiano
title_fullStr Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick Modiano
title_full_unstemmed Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick Modiano
title_sort Uma “poética das intermitências” na literatura de Patrick Modiano
author Coelho, Lilian Reichert
author_facet Coelho, Lilian Reichert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Lilian Reichert
description A partir de Didi-Huberman (2011), traçam-se relações entre o brilho do poder que cega pelo excesso de luz e alguns “lampejos de contrapoder” que a literatura contemporânea permite entrever nas frestas do cenário inominável que irrompeu violentamente no passado recente e se propaga de modo contínuo no presente em múltiplos espaços. Assim, neste momento agudo de convocação à resistência ao estado permanente de exceção (AGAMBEN, 2004), propõe-se a leitura da relação entre memória e política tal como plasmadas por uma literatura que não se recusa a enfrentar a questão da responsabilidade moral e da ética frente às ameaças contra a vida e contra a liberdade. Essa ideia é relacionada à produção literária do escritor francês Patrick Modiano, sob a hipótese de que suas (contra)narrativas performativas se insurgem – pela alusão, emprego de elipses e criação de personagens como seres evanescentes – como afrontas à absurda aparência de normalidade instaurada por práticas e discursos que emperram a elaboração de um projeto coletivo de futuro e se esforçam para elidir o passado, relegando-o ao silêncio e ao apagamento.PALAVRAS-CHAVE: Ficção contemporânea. Resistência. Responsabilidade moral. Memória. Política.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23024
10.47456/contexto.v%vi%i.23024
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23024
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.23024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23024/15557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia
Contexto; No. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia
Contexto; Núm. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.vi35
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051400086093824