A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Barbosa Lima e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Rosana Cristina Zanelatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15949
Resumo: Propõe-se, neste artigo, uma leitura comparativa entre o romance O esplendor de Portugal, do escritor português António Lobo Antunes, e as gravuras da série Desastres da guerra, do artista plástico espanhol Francisco José de Goya y Lucientes. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o potencial e as contribuições dessas expressões artísticas para o imaginário da sociedade ocidental contemporânea. Para tanto, analisamos os modos pelos quais essas obras desenvolvem o papel estético e político em suas respectivas contemporaneidades, (re)encenando memórias de guerras civis, expressando episódios de situações-limites e promovendo reflexões em torno de possíveis questões que impelem o ser humano à violência e à autodestruição. Para a leitura dessas obras, valemo-nos das perspectivas teóricas de pensadores que tratam da memória e refletem sobre as formas pelas quais se manifesta a violência na arte e na cultura, tais como Theodor W. Adorno, Susan Sontag, Hannah Arendt e Márcio Seligmann-Silva.PALAVRAS-CHAVE: Literatura e Artes Plásticas. Literatura e arte de testemunho. Violência – tema literário e pictórico. António Lobo Antunes – O esplendor de Portugal. Francisco José de Goya y Lucientes – Desastres da guerra.
id UFES-1_eb0a39de4730501b919190ed31a76da2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/15949
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerraPropõe-se, neste artigo, uma leitura comparativa entre o romance O esplendor de Portugal, do escritor português António Lobo Antunes, e as gravuras da série Desastres da guerra, do artista plástico espanhol Francisco José de Goya y Lucientes. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o potencial e as contribuições dessas expressões artísticas para o imaginário da sociedade ocidental contemporânea. Para tanto, analisamos os modos pelos quais essas obras desenvolvem o papel estético e político em suas respectivas contemporaneidades, (re)encenando memórias de guerras civis, expressando episódios de situações-limites e promovendo reflexões em torno de possíveis questões que impelem o ser humano à violência e à autodestruição. Para a leitura dessas obras, valemo-nos das perspectivas teóricas de pensadores que tratam da memória e refletem sobre as formas pelas quais se manifesta a violência na arte e na cultura, tais como Theodor W. Adorno, Susan Sontag, Hannah Arendt e Márcio Seligmann-Silva.PALAVRAS-CHAVE: Literatura e Artes Plásticas. Literatura e arte de testemunho. Violência – tema literário e pictórico. António Lobo Antunes – O esplendor de Portugal. Francisco José de Goya y Lucientes – Desastres da guerra.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1594910.47456/contexto.v%vi%i.15949Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTESContexto; No. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTESContexto; Núm. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTES2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i32reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15949/10997Santos, Carolina Barbosa Lima eSantos, Rosana Cristina Zanelattoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-10T11:59:41Zoai:periodicos.ufes.br:article/15949Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:07.416804Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerra
title A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerra
spellingShingle A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerra
Santos, Carolina Barbosa Lima e
title_short A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerra
title_full A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerra
title_fullStr A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerra
title_full_unstemmed A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerra
title_sort A arte como ressignificação da violência em O esplendor de Portugal e nos Desastres da guerra
author Santos, Carolina Barbosa Lima e
author_facet Santos, Carolina Barbosa Lima e
Santos, Rosana Cristina Zanelatto
author_role author
author2 Santos, Rosana Cristina Zanelatto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carolina Barbosa Lima e
Santos, Rosana Cristina Zanelatto
description Propõe-se, neste artigo, uma leitura comparativa entre o romance O esplendor de Portugal, do escritor português António Lobo Antunes, e as gravuras da série Desastres da guerra, do artista plástico espanhol Francisco José de Goya y Lucientes. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o potencial e as contribuições dessas expressões artísticas para o imaginário da sociedade ocidental contemporânea. Para tanto, analisamos os modos pelos quais essas obras desenvolvem o papel estético e político em suas respectivas contemporaneidades, (re)encenando memórias de guerras civis, expressando episódios de situações-limites e promovendo reflexões em torno de possíveis questões que impelem o ser humano à violência e à autodestruição. Para a leitura dessas obras, valemo-nos das perspectivas teóricas de pensadores que tratam da memória e refletem sobre as formas pelas quais se manifesta a violência na arte e na cultura, tais como Theodor W. Adorno, Susan Sontag, Hannah Arendt e Márcio Seligmann-Silva.PALAVRAS-CHAVE: Literatura e Artes Plásticas. Literatura e arte de testemunho. Violência – tema literário e pictórico. António Lobo Antunes – O esplendor de Portugal. Francisco José de Goya y Lucientes – Desastres da guerra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15949
10.47456/contexto.v%vi%i.15949
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15949
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.15949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15949/10997
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTES
Contexto; No. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTES
Contexto; Núm. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTES
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i32
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399728529408