MANOBRAS DO INVEROSSÍMIL - GARCÍA MÁRQUEZ E MACHADO DE ASSIS
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6613 |
Resumo: | Com o conto “Adão e Eva”, Machado antecipa o desfecho inquietante do grande romance Cien años de soledadde Gabriel García Márquez. Nos dois casos há um espaço parecido a um ventre, que abriga um embrião metafórico, uma substância cuja reprodução é projetada no futuro. No entanto, também nos dois casos há uma espécie de “aborto” que evita para sempre tal reprodução. Constata-se um equívoco enorme, devido ao fato de que, fora daquele espaço encerrado do relato, a reprodução parece ter-se efetuado. Enquanto García Márquez não entra na questão da recepção desse discurso contraditório, Machado, num nível extradiegético, explicita uma leitura do mesmo, representando um público primeiro bem confuso e, depois, consciente de ter sido “logrado” pelo narrador. De uma forma curiosa e anacrônica, o conto de Machado constitui uma leitura “póstuma” do enigmático romance colombiano. |
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MANOBRAS DO INVEROSSÍMIL - GARCÍA MÁRQUEZ E MACHADO DE ASSISCom o conto “Adão e Eva”, Machado antecipa o desfecho inquietante do grande romance Cien años de soledadde Gabriel García Márquez. Nos dois casos há um espaço parecido a um ventre, que abriga um embrião metafórico, uma substância cuja reprodução é projetada no futuro. No entanto, também nos dois casos há uma espécie de “aborto” que evita para sempre tal reprodução. Constata-se um equívoco enorme, devido ao fato de que, fora daquele espaço encerrado do relato, a reprodução parece ter-se efetuado. Enquanto García Márquez não entra na questão da recepção desse discurso contraditório, Machado, num nível extradiegético, explicita uma leitura do mesmo, representando um público primeiro bem confuso e, depois, consciente de ter sido “logrado” pelo narrador. De uma forma curiosa e anacrônica, o conto de Machado constitui uma leitura “póstuma” do enigmático romance colombiano.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/661310.47456/contexto.v%vi%i.6613Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 15 (2008): Dossiê Machado de AssisContexto; No. 15 (2008): Dossiê Machado de AssisContexto; Núm. 15 (2008): Dossiê Machado de Assis2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i15reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6613/4846Dixon, Paulinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-13T10:09:23Zoai:periodicos.ufes.br:article/6613Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:39:49.747916Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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