Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo Afrobapho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas de Matos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Ricardo Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23026
Resumo: Analisamos os modos com que coletivos artísticos utilizam mídias digitais a fim de tornarem públicas suas causas e prioridades em tipos de militância performática. Para tanto, verificamos as formas com que o tema da dissidência sexual é representado através das performances midiatizadas elaboradas pelo Coletivo Afrobapho. Nosso interesse é revelar as interseções de minoridade presentes nessas representações. Para tanto, tomamos como mote a potencialidade das mídias alternativas enquanto propulsoras de disseminação de conteúdo, principalmente para sujeitos, grupos e comunidades juridicamente vulneráveis. Utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na etnografia feita junto às redes sociais do Coletivo (netnografia) e à sua atuação no espaço público. Como resultado, revelamos o uso político da arte, através de produções que se apropriam de recursos de tecnologia (mídias digitais) para fomentar um tipo de militância social, sexual, racial e de gênero, tanto na realidade on-line como no mundo off-line.PALAVRAS-CHAVE: Artivismo. Afrobapho. Coletivos Artísticos. Mídias Digitais. Dissidências Sexuais.
id UFES-1_f192a69b1e236fe2bc1ec823e9cfc210
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/23026
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo AfrobaphoAnalisamos os modos com que coletivos artísticos utilizam mídias digitais a fim de tornarem públicas suas causas e prioridades em tipos de militância performática. Para tanto, verificamos as formas com que o tema da dissidência sexual é representado através das performances midiatizadas elaboradas pelo Coletivo Afrobapho. Nosso interesse é revelar as interseções de minoridade presentes nessas representações. Para tanto, tomamos como mote a potencialidade das mídias alternativas enquanto propulsoras de disseminação de conteúdo, principalmente para sujeitos, grupos e comunidades juridicamente vulneráveis. Utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na etnografia feita junto às redes sociais do Coletivo (netnografia) e à sua atuação no espaço público. Como resultado, revelamos o uso político da arte, através de produções que se apropriam de recursos de tecnologia (mídias digitais) para fomentar um tipo de militância social, sexual, racial e de gênero, tanto na realidade on-line como no mundo off-line.PALAVRAS-CHAVE: Artivismo. Afrobapho. Coletivos Artísticos. Mídias Digitais. Dissidências Sexuais.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/2302610.47456/contexto.v%vi%i.23026Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; No. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; Núm. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia2358-95661519-054410.47456/contexto.vi35reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23026/15559Santos, Lucas de MatosFreitas, Ricardo Oliveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T16:38:14Zoai:periodicos.ufes.br:article/23026Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:10.232835Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo Afrobapho
title Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo Afrobapho
spellingShingle Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo Afrobapho
Santos, Lucas de Matos
title_short Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo Afrobapho
title_full Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo Afrobapho
title_fullStr Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo Afrobapho
title_full_unstemmed Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo Afrobapho
title_sort Lacre político: midiartivismo dissidente do coletivo Afrobapho
author Santos, Lucas de Matos
author_facet Santos, Lucas de Matos
Freitas, Ricardo Oliveira de
author_role author
author2 Freitas, Ricardo Oliveira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas de Matos
Freitas, Ricardo Oliveira de
description Analisamos os modos com que coletivos artísticos utilizam mídias digitais a fim de tornarem públicas suas causas e prioridades em tipos de militância performática. Para tanto, verificamos as formas com que o tema da dissidência sexual é representado através das performances midiatizadas elaboradas pelo Coletivo Afrobapho. Nosso interesse é revelar as interseções de minoridade presentes nessas representações. Para tanto, tomamos como mote a potencialidade das mídias alternativas enquanto propulsoras de disseminação de conteúdo, principalmente para sujeitos, grupos e comunidades juridicamente vulneráveis. Utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na etnografia feita junto às redes sociais do Coletivo (netnografia) e à sua atuação no espaço público. Como resultado, revelamos o uso político da arte, através de produções que se apropriam de recursos de tecnologia (mídias digitais) para fomentar um tipo de militância social, sexual, racial e de gênero, tanto na realidade on-line como no mundo off-line.PALAVRAS-CHAVE: Artivismo. Afrobapho. Coletivos Artísticos. Mídias Digitais. Dissidências Sexuais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23026
10.47456/contexto.v%vi%i.23026
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23026
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.23026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23026/15559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia
Contexto; No. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia
Contexto; Núm. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.vi35
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051400089239552