Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ângela Regina Binda da Silva de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Cinthia Mara Cecato da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15953
Resumo: Este artigo contempla a importância das estratégias de leitura para potencializar o ato leitor em crianças da educação básica. Contrárias às práticas arcaicas dessa atividade protagonizadas na maioria das salas de aula em nosso território, as estratégias podem dinamizar o processo de leitura e contribuir para a formação de leitores mais ativos e autônomos. As pesquisas e reflexões de Isabel Solé, Cyntia Graziella G. Simões Girotto e Renata Junqueira de Souza foram utilizadas como fonte de estudos e reflexões que inspiram transformações nessa atividade tão imprescindível para efetivar o papel a que a Literatura está vinculada. Como mostra da aplicação das estratégias, utilizou-se o livro A árvore de Beto, de Ruth Rocha, a fim de ilustrar algumas sugestões de atividades como estímulo para uma prática diferenciada. As sistematizações apresentadas servem para propor ao mediador outras formas de ler o texto literário, privilegiando o conhecimento prévio e o uso de inferências.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Estratégias de leitura. A árvore de Beto.
id UFES-1_f346c30a9096e72621f357bf51038bbf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/15953
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literárioEste artigo contempla a importância das estratégias de leitura para potencializar o ato leitor em crianças da educação básica. Contrárias às práticas arcaicas dessa atividade protagonizadas na maioria das salas de aula em nosso território, as estratégias podem dinamizar o processo de leitura e contribuir para a formação de leitores mais ativos e autônomos. As pesquisas e reflexões de Isabel Solé, Cyntia Graziella G. Simões Girotto e Renata Junqueira de Souza foram utilizadas como fonte de estudos e reflexões que inspiram transformações nessa atividade tão imprescindível para efetivar o papel a que a Literatura está vinculada. Como mostra da aplicação das estratégias, utilizou-se o livro A árvore de Beto, de Ruth Rocha, a fim de ilustrar algumas sugestões de atividades como estímulo para uma prática diferenciada. As sistematizações apresentadas servem para propor ao mediador outras formas de ler o texto literário, privilegiando o conhecimento prévio e o uso de inferências.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Estratégias de leitura. A árvore de Beto.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1595310.47456/contexto.v%vi%i.15953Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTESContexto; No. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTESContexto; Núm. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTES2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i32reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15953/11001Jesus, Ângela Regina Binda da Silva deSilva, Cinthia Mara Cecato dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-10T11:59:41Zoai:periodicos.ufes.br:article/15953Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:07.587127Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário
title Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário
spellingShingle Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário
Jesus, Ângela Regina Binda da Silva de
title_short Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário
title_full Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário
title_fullStr Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário
title_full_unstemmed Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário
title_sort Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário
author Jesus, Ângela Regina Binda da Silva de
author_facet Jesus, Ângela Regina Binda da Silva de
Silva, Cinthia Mara Cecato da
author_role author
author2 Silva, Cinthia Mara Cecato da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Ângela Regina Binda da Silva de
Silva, Cinthia Mara Cecato da
description Este artigo contempla a importância das estratégias de leitura para potencializar o ato leitor em crianças da educação básica. Contrárias às práticas arcaicas dessa atividade protagonizadas na maioria das salas de aula em nosso território, as estratégias podem dinamizar o processo de leitura e contribuir para a formação de leitores mais ativos e autônomos. As pesquisas e reflexões de Isabel Solé, Cyntia Graziella G. Simões Girotto e Renata Junqueira de Souza foram utilizadas como fonte de estudos e reflexões que inspiram transformações nessa atividade tão imprescindível para efetivar o papel a que a Literatura está vinculada. Como mostra da aplicação das estratégias, utilizou-se o livro A árvore de Beto, de Ruth Rocha, a fim de ilustrar algumas sugestões de atividades como estímulo para uma prática diferenciada. As sistematizações apresentadas servem para propor ao mediador outras formas de ler o texto literário, privilegiando o conhecimento prévio e o uso de inferências.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Estratégias de leitura. A árvore de Beto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15953
10.47456/contexto.v%vi%i.15953
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15953
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.15953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/15953/11001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTES
Contexto; No. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTES
Contexto; Núm. 32 (2017): Dossiê: LITERATURA E ARTES
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i32
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399734820864