De mulheres e bruxas: o imaginário medieval nos contos “São os cabelos das mulheres” e “Quem me deu foi a manhã”, de Marina Colasanti
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/20521 |
Resumo: | Em escritos judaico-cristãos (e pagãos) que fundaram o ocidente medieval, a mulher está relacionada ao mal e ao pecaminoso. O comportamento feminino e sua relação com a natureza e os seres que nela habitam, submetidos à autoridade do Cristianismo para a interpretação de eventos naturais como “sobrenaturais”, alimentaram uma noção mística misógina que culminou na associação da mulher à bruxaria. Esse imaginário sobre a mulher repercute até os dias atuais. Não raro, têm surgido obras literárias que discutem esses temas ainda hoje. Assim sendo, este trabalho propõe desvelar a ressonância do ideário mediévico sobre a mulher e a bruxaria, analisando os contos “São os cabelos das mulheres” e “Quem me deu foi a manhã”, ambos do livro 23 histórias de um viajante, de Mariana Colasanti. Para tanto, nos embasaremos principalmente em Bloch (1995); Chevalier e Gheerbrant (2009), Fonseca (2010; 2013), Kramer e Sprenger (2014), Muraro (2014), dentre outros.PALAVRAS-CHAVE: Marina Colasanti - 23 histórias de um viajante. Misoginia. Bruxaria. |
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De mulheres e bruxas: o imaginário medieval nos contos “São os cabelos das mulheres” e “Quem me deu foi a manhã”, de Marina ColasantiEm escritos judaico-cristãos (e pagãos) que fundaram o ocidente medieval, a mulher está relacionada ao mal e ao pecaminoso. O comportamento feminino e sua relação com a natureza e os seres que nela habitam, submetidos à autoridade do Cristianismo para a interpretação de eventos naturais como “sobrenaturais”, alimentaram uma noção mística misógina que culminou na associação da mulher à bruxaria. Esse imaginário sobre a mulher repercute até os dias atuais. Não raro, têm surgido obras literárias que discutem esses temas ainda hoje. Assim sendo, este trabalho propõe desvelar a ressonância do ideário mediévico sobre a mulher e a bruxaria, analisando os contos “São os cabelos das mulheres” e “Quem me deu foi a manhã”, ambos do livro 23 histórias de um viajante, de Mariana Colasanti. Para tanto, nos embasaremos principalmente em Bloch (1995); Chevalier e Gheerbrant (2009), Fonseca (2010; 2013), Kramer e Sprenger (2014), Muraro (2014), dentre outros.PALAVRAS-CHAVE: Marina Colasanti - 23 histórias de um viajante. Misoginia. Bruxaria.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/2052110.47456/contexto.v%vi%i.20521Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 34 (2018): Dossiê: LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA PORTUGUESAContexto; No. 34 (2018): Dossiê: LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA PORTUGUESAContexto; Núm. 34 (2018): Dossiê: LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i34reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/20521/13769Souza, Edilson Alves dePereira, Nair FernandesFranca, Vanessa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-02T18:59:41Zoai:periodicos.ufes.br:article/20521Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:08.981626Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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