Síndrome de Burnout: Estudo com Professores da Rede Pública da Cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Danielle Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brito, Lucas Charão, Obregon, Sandra Leonara, Tolfo Ribas, Fábio Teodoro, Dias Lopes, Luis Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/12157
Resumo: A síndrome de burnoutcostuma ser identificada em profissionais que trabalham diretamente com outras pessoas, como é o caso dos professores. Sendo assim, o estudo tem por objetivo analisar as dimensões da síndrome de burnoutem professores da rede pública de ensino da cidade de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 262 professores atuantes em 28 escolas municipais de Farroupilha, sendo que metodologicamente o estudo classifica-se por ter abordagem quantitativa, de natureza descritiva, utilizando para a coleta de dados o instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI) na forma Educators Survey (ES), MBI-ES, criado exclusivamente para a identificação da síndrome em professores. Os resultados evidenciam baixo nível de exaustão e despersonalização, e alto nível de realização profissional nos professores, ou seja, não foram percebidos sinais da síndrome de burnoutna amostra pesquisada.
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