Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sara Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Mary Dayane Souza, Sousa, Francisca Rozângela Lopes de, Frade, Cinthia Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/23242
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar os estilos de liderança dos professores de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Patos, na Paraíba. Para este estudo utilizou-se a abordagem quantitativa a partir do método dedutivo. A coleta dos dados ocorreu por meio do questionário Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ), proposto por Bass (1985), e a análise a partir de estatísticas descritas básicas. Foram pesquisados 30 docentes de uma amostra total de 58, distribuídos em quatro cursos. Verificou-se que todos os estilos de liderança estudados são adotados pelos professores. No entanto, há um predomínio dos estilos transformacional (M= 4,15) e transacional (M=3,84), os quais apresentaram variação conforme a situação atribuída. Compreende-se, portanto, que existe demonstração de interesse dos professores em questões de liderança, no intuito de obter o melhor ambiente de trabalho e a máxima eficiência e eficácia dos seus alunos.
id UFES-2_4c22f5dac8b4bd70ac7eb1f0762c96e1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/23242
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino PúblicaA presente pesquisa objetivou identificar os estilos de liderança dos professores de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Patos, na Paraíba. Para este estudo utilizou-se a abordagem quantitativa a partir do método dedutivo. A coleta dos dados ocorreu por meio do questionário Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ), proposto por Bass (1985), e a análise a partir de estatísticas descritas básicas. Foram pesquisados 30 docentes de uma amostra total de 58, distribuídos em quatro cursos. Verificou-se que todos os estilos de liderança estudados são adotados pelos professores. No entanto, há um predomínio dos estilos transformacional (M= 4,15) e transacional (M=3,84), os quais apresentaram variação conforme a situação atribuída. Compreende-se, portanto, que existe demonstração de interesse dos professores em questões de liderança, no intuito de obter o melhor ambiente de trabalho e a máxima eficiência e eficácia dos seus alunos.Universidade Federal do Espírito Santo2019-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/2324210.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104Revista Gestão & Conexões; v. 8 n. 2 (2019); 84-104Management and Connections Journal; Vol. 8 No. 2 (2019); 84-1042317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/23242/17409https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/23242/19549Copyright (c) 2019 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Sara AlvesSilva, Mary Dayane SouzaSousa, Francisca Rozângela Lopes deFrade, Cinthia Moura2020-01-15T17:52:17Zoai:periodicos.ufes.br:article/23242Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2020-01-15T17:52:17Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública
title Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública
spellingShingle Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública
Rodrigues, Sara Alves
title_short Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública
title_full Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública
title_fullStr Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública
title_full_unstemmed Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública
title_sort Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública
author Rodrigues, Sara Alves
author_facet Rodrigues, Sara Alves
Silva, Mary Dayane Souza
Sousa, Francisca Rozângela Lopes de
Frade, Cinthia Moura
author_role author
author2 Silva, Mary Dayane Souza
Sousa, Francisca Rozângela Lopes de
Frade, Cinthia Moura
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sara Alves
Silva, Mary Dayane Souza
Sousa, Francisca Rozângela Lopes de
Frade, Cinthia Moura
description A presente pesquisa objetivou identificar os estilos de liderança dos professores de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Patos, na Paraíba. Para este estudo utilizou-se a abordagem quantitativa a partir do método dedutivo. A coleta dos dados ocorreu por meio do questionário Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ), proposto por Bass (1985), e a análise a partir de estatísticas descritas básicas. Foram pesquisados 30 docentes de uma amostra total de 58, distribuídos em quatro cursos. Verificou-se que todos os estilos de liderança estudados são adotados pelos professores. No entanto, há um predomínio dos estilos transformacional (M= 4,15) e transacional (M=3,84), os quais apresentaram variação conforme a situação atribuída. Compreende-se, portanto, que existe demonstração de interesse dos professores em questões de liderança, no intuito de obter o melhor ambiente de trabalho e a máxima eficiência e eficácia dos seus alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/23242
10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/23242
identifier_str_mv 10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/23242/17409
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/23242/19549
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 8 n. 2 (2019); 84-104
Management and Connections Journal; Vol. 8 No. 2 (2019); 84-104
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319718614532096