Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnais, Magali Aparecida de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Stadoan, Diego de Bernardin, Zattera, Vilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5051
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5051.92-106. As tecnologias evoluem em ritmo acelerado, no entanto a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual ainda não está devidamente considerada no ambiente acadêmico. Este artigo objetiva apresentar relatos individuais, escritos a partir da percepção de dois alunos/pesquisadores com deficiência visual, usuários do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas (LAB/BCCL/Unicamp), como recurso para aprofundar o conhecimento sobre acessibilidade no ambiente acadêmico. Três aspectos no quesito acessibilidade são apontados por esses usuários: a arquitetônica, a comunicacional levando-se em conta o uso das novas tecnologias e a atitudinal. O aluno/pesquisador com deficiência visual no ensino superior aprende caminhos alternativos para atingir seus objetivos, aponta desde ações de políticas públicas na criação de instrumentos diferentes para uma mesma finalidade às atitudes pró ativas na construção do conceito de acessibilidade.
id UFES-2_79b76945bbaf7bca0ec78e4a4ae4d560
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/5051
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visualDOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5051.92-106. As tecnologias evoluem em ritmo acelerado, no entanto a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual ainda não está devidamente considerada no ambiente acadêmico. Este artigo objetiva apresentar relatos individuais, escritos a partir da percepção de dois alunos/pesquisadores com deficiência visual, usuários do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas (LAB/BCCL/Unicamp), como recurso para aprofundar o conhecimento sobre acessibilidade no ambiente acadêmico. Três aspectos no quesito acessibilidade são apontados por esses usuários: a arquitetônica, a comunicacional levando-se em conta o uso das novas tecnologias e a atitudinal. O aluno/pesquisador com deficiência visual no ensino superior aprende caminhos alternativos para atingir seus objetivos, aponta desde ações de políticas públicas na criação de instrumentos diferentes para uma mesma finalidade às atitudes pró ativas na construção do conceito de acessibilidade.Universidade Federal do Espírito Santo2014-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/505110.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5051.92-106.Revista Gestão & Conexões; v. 3 n. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 92-106Management and Connections Journal; Vol. 3 No. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 92-1062317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5051/5574Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessArnais, Magali Aparecida de OliveiraStadoan, Diego de BernardinZattera, Vilson2019-11-18T17:22:11Zoai:periodicos.ufes.br:article/5051Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-11-18T17:22:11Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
title Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
spellingShingle Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
Arnais, Magali Aparecida de Oliveira
title_short Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
title_full Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
title_fullStr Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
title_full_unstemmed Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
title_sort Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
author Arnais, Magali Aparecida de Oliveira
author_facet Arnais, Magali Aparecida de Oliveira
Stadoan, Diego de Bernardin
Zattera, Vilson
author_role author
author2 Stadoan, Diego de Bernardin
Zattera, Vilson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnais, Magali Aparecida de Oliveira
Stadoan, Diego de Bernardin
Zattera, Vilson
description DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5051.92-106. As tecnologias evoluem em ritmo acelerado, no entanto a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual ainda não está devidamente considerada no ambiente acadêmico. Este artigo objetiva apresentar relatos individuais, escritos a partir da percepção de dois alunos/pesquisadores com deficiência visual, usuários do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas (LAB/BCCL/Unicamp), como recurso para aprofundar o conhecimento sobre acessibilidade no ambiente acadêmico. Três aspectos no quesito acessibilidade são apontados por esses usuários: a arquitetônica, a comunicacional levando-se em conta o uso das novas tecnologias e a atitudinal. O aluno/pesquisador com deficiência visual no ensino superior aprende caminhos alternativos para atingir seus objetivos, aponta desde ações de políticas públicas na criação de instrumentos diferentes para uma mesma finalidade às atitudes pró ativas na construção do conceito de acessibilidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5051
10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5051.92-106.
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5051
identifier_str_mv 10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5051.92-106.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5051/5574
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 3 n. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 92-106
Management and Connections Journal; Vol. 3 No. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 92-106
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319718233899008