Avaliação do Contexto de Trabalho em uma Instituição Federal de Ensino: Estudo com Servidores da Area de Gestão de Pessoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tessarini Junior, Geraldo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Saltorato, Patrícia, Sigahi, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti, Fontes, Andréa Regina Martins, Vieira, Marina Helena Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/27471
Resumo: Pautado nos constructos teóricos da psicodinâmica do trabalho, este artigo tem como objetivo avaliar o contexto de trabalho de servidores públicos técnico-administrativos que atuam na área de gestão de pessoas em uma instituição federal de ensino brasileira. As dimensões organização do trabalho, condições de trabalho e relações socioprofissionais foram consideradas como indicadores de contexto. Realizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa documental, observação participante e aplicação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho. Os resultados indicaram um contexto de trabalho crítico, com constrangimentos associados ao ritmo de trabalho, pressão por prazos, falta de pessoal, condições de infraestrutura e relações de trabalho. O conjunto desses fatores acarreta vivências de sofrimento, expressadas principalmente na desmotivação para o trabalho e na necessidade de adoção de estratégias de defesa para minimizar os possíveis reflexos desse contexto na saúde dos trabalhadores.
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