Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Furtado, Margareth Maciel Figueiredo Dias, Ribeiro, Elizabeth S. Kanzaki, Melo, Érica Simony Fernandes de, Araújo, Audinêz Barreto, Trindade, Sidney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5052
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5052.43-67. Este artigo socializa a experiência de implantação do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede. Aborda a relação entre bibliotecas e acessibilidade, seja informacional ou física. Faz um relato histórico sobre as ações voltadas à inclusão no âmbito da UFRN, desde os primeiros projetos, passando pela criação da Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (Caene) até a implantação do Laboratório de Acessibilidade. Adota como metodologia um relato de experiência baseado em levantamento teórico e histórico e análise estatística dos resultados da implantação laboratório. Apresenta resultados quantitativos e qualitativos. Conclui-se que a missão das bibliotecas universitárias não pode ser concretizada se não houver condições igualitárias de acesso ao conhecimento.
id UFES-2_d9fa5c53bbe4dc86d805894fc203be6b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/5052
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila MamedeDOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5052.43-67. Este artigo socializa a experiência de implantação do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede. Aborda a relação entre bibliotecas e acessibilidade, seja informacional ou física. Faz um relato histórico sobre as ações voltadas à inclusão no âmbito da UFRN, desde os primeiros projetos, passando pela criação da Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (Caene) até a implantação do Laboratório de Acessibilidade. Adota como metodologia um relato de experiência baseado em levantamento teórico e histórico e análise estatística dos resultados da implantação laboratório. Apresenta resultados quantitativos e qualitativos. Conclui-se que a missão das bibliotecas universitárias não pode ser concretizada se não houver condições igualitárias de acesso ao conhecimento.Universidade Federal do Espírito Santo2014-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/505210.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5052.43-67.Revista Gestão & Conexões; v. 3 n. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 43-67Management and Connections Journal; Vol. 3 No. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 43-672317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5052/5579Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Francisco Ricardo Lins Vieira deFurtado, Margareth Maciel Figueiredo DiasRibeiro, Elizabeth S. KanzakiMelo, Érica Simony Fernandes deAraújo, Audinêz BarretoTrindade, Sidney2019-11-18T17:22:15Zoai:periodicos.ufes.br:article/5052Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-11-18T17:22:15Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede
title Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede
spellingShingle Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede
Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
title_short Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede
title_full Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede
title_fullStr Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede
title_full_unstemmed Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede
title_sort Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede
author Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
author_facet Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
Furtado, Margareth Maciel Figueiredo Dias
Ribeiro, Elizabeth S. Kanzaki
Melo, Érica Simony Fernandes de
Araújo, Audinêz Barreto
Trindade, Sidney
author_role author
author2 Furtado, Margareth Maciel Figueiredo Dias
Ribeiro, Elizabeth S. Kanzaki
Melo, Érica Simony Fernandes de
Araújo, Audinêz Barreto
Trindade, Sidney
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
Furtado, Margareth Maciel Figueiredo Dias
Ribeiro, Elizabeth S. Kanzaki
Melo, Érica Simony Fernandes de
Araújo, Audinêz Barreto
Trindade, Sidney
description DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5052.43-67. Este artigo socializa a experiência de implantação do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede. Aborda a relação entre bibliotecas e acessibilidade, seja informacional ou física. Faz um relato histórico sobre as ações voltadas à inclusão no âmbito da UFRN, desde os primeiros projetos, passando pela criação da Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (Caene) até a implantação do Laboratório de Acessibilidade. Adota como metodologia um relato de experiência baseado em levantamento teórico e histórico e análise estatística dos resultados da implantação laboratório. Apresenta resultados quantitativos e qualitativos. Conclui-se que a missão das bibliotecas universitárias não pode ser concretizada se não houver condições igualitárias de acesso ao conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5052
10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5052.43-67.
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5052
identifier_str_mv 10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5052.43-67.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5052/5579
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 3 n. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 43-67
Management and Connections Journal; Vol. 3 No. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 43-67
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319718234947584