O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cena Gimenez, Maria Emilia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves, Caroline, Thiago, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/36611
Resumo: A popularização dos aplicativos móveis fez com que os empresários investissem em seus empreendimentos, aumentando a eficiência do atendimento da demanda. O estudo deste trabalho tem como principal objetivo conhecer a contribuição dos aplicativos para o desenvolvimento do município de Corumbá. Os dados deste estudo quali-quantitativo foram coletados por meio de entrevistas com gestores de empresas que utilizam os aplicativos móveis em seus empreendimentos e um questionário semiestruturado com usuários de apps na região. Descobriu-se que apesar da crescente popularização dos aplicativos móveis, parte da população ainda tem resistência em adquirir produtos on-line. Fora descoberto também que o investimento no marketing digital por meio das mídias sociais é o principal canal de comunicação e distribuição dos empreendimentos da região. Além disso, constatou-se que o estudo traz uma oportunidade para o desenvolvimento turístico da região, podendo este ser desenvolvido com órgãos do setor do turismo e parceiros locais.
id UFES-2_fb11e71d1e959612097ee02006e8ac10
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/36611
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MSmarketing digitalaplicativos móveispantanal sul mato-grossenseredes sociaisMarketing digital e uso de aplicativos móveisA popularização dos aplicativos móveis fez com que os empresários investissem em seus empreendimentos, aumentando a eficiência do atendimento da demanda. O estudo deste trabalho tem como principal objetivo conhecer a contribuição dos aplicativos para o desenvolvimento do município de Corumbá. Os dados deste estudo quali-quantitativo foram coletados por meio de entrevistas com gestores de empresas que utilizam os aplicativos móveis em seus empreendimentos e um questionário semiestruturado com usuários de apps na região. Descobriu-se que apesar da crescente popularização dos aplicativos móveis, parte da população ainda tem resistência em adquirir produtos on-line. Fora descoberto também que o investimento no marketing digital por meio das mídias sociais é o principal canal de comunicação e distribuição dos empreendimentos da região. Além disso, constatou-se que o estudo traz uma oportunidade para o desenvolvimento turístico da região, podendo este ser desenvolvido com órgãos do setor do turismo e parceiros locais.La popularización de las aplicaciones móviles hizo que los emprendedores invirtieran en sus proyectos, aumentando la eficiencia para satisfacer la demanda. El estudio de este trabajo tiene como objetivo principal conocer el aporte de las aplicaciones para el desarrollo de la ciudad de Corumbá. Los datos de este estudio cuali-cuantitativo fueron recolectados a través de entrevistas con gerentes de empresas que utilizan aplicaciones móviles en sus negocios y un cuestionario semiestructurado con usuarios de aplicaciones en la región. Se encontró que a pesar de la creciente popularidad de las aplicaciones móviles, parte de la población aún se resiste a comprar productos en línea. También se descubrió que la inversión en marketing digital a través de las redes sociales es el principal canal de comunicación y distribución de proyectos en la región. Además, se encontró que el estudio brinda una oportunidad para el desarrollo del turismo en la región, que se puede desarrollar con agencias del sector turístico y socios locales.The popularization of mobile applications has led local entrepreneurs to invest their business through applications, increasing efficiency in meeting customer demand. The study of this academic work has as a main objective to know the contribution of mobile apps to the development of Corumbá city. This is a qualitative and quantitative study in which data were collected through interviews with managers of companies that use mobile apps in their enterprises and a semi-structured questionnaire with app users in the region. After data triangulation, it has been found that despite the increasing popularity of mobile applications, part of the population still resists acquiring online products. It was also discovered that investing in digital marketing through social media is the main channel for communication and distribution of enterprises in the region. In addition, it was found that the study provides an opportunity for tourism development in the region, which can be developed with agencies of the tourism sector and local partnersUniversidade Federal do Espírito Santo2022-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/3661110.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.36611.97-117Revista Gestão & Conexões; v. 11 n. 2 (2022); 97-117Management and Connections Journal; Vol. 11 No. 2 (2022); 97-1172317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/36611/25088Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCena Gimenez, Maria Emilia Gonçalves, CarolineThiago, Fernando2022-05-19T01:04:14Zoai:periodicos.ufes.br:article/36611Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2022-05-19T01:04:14Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS
title O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS
spellingShingle O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS
Cena Gimenez, Maria Emilia
marketing digital
aplicativos móveis
pantanal sul mato-grossense
redes sociais
Marketing digital e uso de aplicativos móveis
title_short O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS
title_full O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS
title_fullStr O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS
title_full_unstemmed O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS
title_sort O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS
author Cena Gimenez, Maria Emilia
author_facet Cena Gimenez, Maria Emilia
Gonçalves, Caroline
Thiago, Fernando
author_role author
author2 Gonçalves, Caroline
Thiago, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cena Gimenez, Maria Emilia
Gonçalves, Caroline
Thiago, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv marketing digital
aplicativos móveis
pantanal sul mato-grossense
redes sociais
Marketing digital e uso de aplicativos móveis
topic marketing digital
aplicativos móveis
pantanal sul mato-grossense
redes sociais
Marketing digital e uso de aplicativos móveis
description A popularização dos aplicativos móveis fez com que os empresários investissem em seus empreendimentos, aumentando a eficiência do atendimento da demanda. O estudo deste trabalho tem como principal objetivo conhecer a contribuição dos aplicativos para o desenvolvimento do município de Corumbá. Os dados deste estudo quali-quantitativo foram coletados por meio de entrevistas com gestores de empresas que utilizam os aplicativos móveis em seus empreendimentos e um questionário semiestruturado com usuários de apps na região. Descobriu-se que apesar da crescente popularização dos aplicativos móveis, parte da população ainda tem resistência em adquirir produtos on-line. Fora descoberto também que o investimento no marketing digital por meio das mídias sociais é o principal canal de comunicação e distribuição dos empreendimentos da região. Além disso, constatou-se que o estudo traz uma oportunidade para o desenvolvimento turístico da região, podendo este ser desenvolvido com órgãos do setor do turismo e parceiros locais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/36611
10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.36611.97-117
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/36611
identifier_str_mv 10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.36611.97-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/36611/25088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 11 n. 2 (2022); 97-117
Management and Connections Journal; Vol. 11 No. 2 (2022); 97-117
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319719007748096