Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Éder Rodrigo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/8423
Resumo: O Brasil encontra-se atualmente no segundo período de transição democrática, após a experiência autoritária ocorrida no século passado. O novo regime tem dado sinais positivos de desenvolvimento, experimentando outras formas de participação para além do voto, como orçamentos participativos, audiências públicas, conselhos gestores e plebiscitos, por exemplo. A despeito disso, pesquisadores identificaram em suas pesquisas diferentes níveis de adesão ao regime democrático no Brasil, com distinção entre o apoio à democracia em termos abstratos e avaliativos. Em geral, esses pesquisadores têm verificado que a incorporação de valores abstratos pró-democracia tem se disseminado na sociedade nacional, ao mesmo tempo em que as avaliações sobre o seu funcionamento concreto têm se mostrado negativas. Se a existência dessa incongruência na população em geral pode ser interpretada como causa potencial de instabilidade política no médio e longo prazos, supomos que os seus efeitos sejam ainda mais relevantes quando se verifica entre aqueles que podemos chamar de elites políticas. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo verificar a existência desse hiato entre o apoio difuso e o apoio específico à democracia entre indivíduos pertencentes a um segmento da elite não-estatal e aos eleitores do município de Maringá (PR), com vistas à compreensão de seus valores acerca do referido regime e da identificação de concordância ou discrepância em relação a amostras nacionais, regionais e locais quanto a essa incongruência. Os resultados apontaram culturas políticas diferentes entre as amostras, com destaque ao status social e mobilização cognitiva dos indivíduos que pertencem ao segmento de elite não estatal municipal.
id UFES-3_0ab8f83b3cc5ee1ca9ed68411798def4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8423
network_acronym_str UFES-3
network_name_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva localO Brasil encontra-se atualmente no segundo período de transição democrática, após a experiência autoritária ocorrida no século passado. O novo regime tem dado sinais positivos de desenvolvimento, experimentando outras formas de participação para além do voto, como orçamentos participativos, audiências públicas, conselhos gestores e plebiscitos, por exemplo. A despeito disso, pesquisadores identificaram em suas pesquisas diferentes níveis de adesão ao regime democrático no Brasil, com distinção entre o apoio à democracia em termos abstratos e avaliativos. Em geral, esses pesquisadores têm verificado que a incorporação de valores abstratos pró-democracia tem se disseminado na sociedade nacional, ao mesmo tempo em que as avaliações sobre o seu funcionamento concreto têm se mostrado negativas. Se a existência dessa incongruência na população em geral pode ser interpretada como causa potencial de instabilidade política no médio e longo prazos, supomos que os seus efeitos sejam ainda mais relevantes quando se verifica entre aqueles que podemos chamar de elites políticas. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo verificar a existência desse hiato entre o apoio difuso e o apoio específico à democracia entre indivíduos pertencentes a um segmento da elite não-estatal e aos eleitores do município de Maringá (PR), com vistas à compreensão de seus valores acerca do referido regime e da identificação de concordância ou discrepância em relação a amostras nacionais, regionais e locais quanto a essa incongruência. Os resultados apontaram culturas políticas diferentes entre as amostras, com destaque ao status social e mobilização cognitiva dos indivíduos que pertencem ao segmento de elite não estatal municipal.Universidade Federal do Espírito Santo2014-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/842310.24305/cadecs.v2i1.8423Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 2 n. 1 (2014): Número com temas livres; 88-1122318-693310.24305/cadecs.v2i1reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/8423/5960Copyright (c) 2014 Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGimenes, Éder Rodrigo2020-04-10T20:13:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/8423Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2020-04-10T20:13:34Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva local
title Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva local
spellingShingle Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva local
Gimenes, Éder Rodrigo
title_short Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva local
title_full Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva local
title_fullStr Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva local
title_full_unstemmed Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva local
title_sort Cultura política e democracia: resultados empíricos sob a perspectiva local
author Gimenes, Éder Rodrigo
author_facet Gimenes, Éder Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Éder Rodrigo
description O Brasil encontra-se atualmente no segundo período de transição democrática, após a experiência autoritária ocorrida no século passado. O novo regime tem dado sinais positivos de desenvolvimento, experimentando outras formas de participação para além do voto, como orçamentos participativos, audiências públicas, conselhos gestores e plebiscitos, por exemplo. A despeito disso, pesquisadores identificaram em suas pesquisas diferentes níveis de adesão ao regime democrático no Brasil, com distinção entre o apoio à democracia em termos abstratos e avaliativos. Em geral, esses pesquisadores têm verificado que a incorporação de valores abstratos pró-democracia tem se disseminado na sociedade nacional, ao mesmo tempo em que as avaliações sobre o seu funcionamento concreto têm se mostrado negativas. Se a existência dessa incongruência na população em geral pode ser interpretada como causa potencial de instabilidade política no médio e longo prazos, supomos que os seus efeitos sejam ainda mais relevantes quando se verifica entre aqueles que podemos chamar de elites políticas. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo verificar a existência desse hiato entre o apoio difuso e o apoio específico à democracia entre indivíduos pertencentes a um segmento da elite não-estatal e aos eleitores do município de Maringá (PR), com vistas à compreensão de seus valores acerca do referido regime e da identificação de concordância ou discrepância em relação a amostras nacionais, regionais e locais quanto a essa incongruência. Os resultados apontaram culturas políticas diferentes entre as amostras, com destaque ao status social e mobilização cognitiva dos indivíduos que pertencem ao segmento de elite não estatal municipal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/8423
10.24305/cadecs.v2i1.8423
url https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/8423
identifier_str_mv 10.24305/cadecs.v2i1.8423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/8423/5960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 2 n. 1 (2014): Número com temas livres; 88-112
2318-6933
10.24305/cadecs.v2i1
reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
collection Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com
_version_ 1799319697299079168