Crônicas urbanas, espaços de solidão e afetos desestabilizados no cinema latino-americano
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/33465 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir as crônicas urbanas construídas em filmes latino-americanos. Desenvolvemos análise fílmica das obras Medianeras e O Homem das Multidões que contextualizam as relações sociais cotidianas em espaços de solidão, representando os afetos desestabilizados nas cidades de Buenos Aires e Belo Horizonte. Definimos como ponto de partida a elaboração conceitual em torno dos afetos desestabilizados, que têm potencial revelador da sociedade pós-moderna, contrastando a existência dos afetos desestabilizados com as temáticas do espaço e do tempo criadoras do viver urbano: os espaços “comuns” e a intuição do tempo e as poéticas do espaço. Problematizamos o discurso social contido nos filmes a partir da análise dos símbolos e do imaginário social construído sobre a cidade contemporânea que está presente por meio de crônicas urbanas. Como resultados alcançados, circunscrevemos o tema do viver urbano no âmbito das virtualidades da vida cotidiana e dos espaços de solidão na metrópole, respectivamente, nos filmes Medianeras e O Homem das Multidões. |
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Crônicas urbanas, espaços de solidão e afetos desestabilizados no cinema latino-americanoO objetivo deste trabalho é discutir as crônicas urbanas construídas em filmes latino-americanos. Desenvolvemos análise fílmica das obras Medianeras e O Homem das Multidões que contextualizam as relações sociais cotidianas em espaços de solidão, representando os afetos desestabilizados nas cidades de Buenos Aires e Belo Horizonte. Definimos como ponto de partida a elaboração conceitual em torno dos afetos desestabilizados, que têm potencial revelador da sociedade pós-moderna, contrastando a existência dos afetos desestabilizados com as temáticas do espaço e do tempo criadoras do viver urbano: os espaços “comuns” e a intuição do tempo e as poéticas do espaço. Problematizamos o discurso social contido nos filmes a partir da análise dos símbolos e do imaginário social construído sobre a cidade contemporânea que está presente por meio de crônicas urbanas. Como resultados alcançados, circunscrevemos o tema do viver urbano no âmbito das virtualidades da vida cotidiana e dos espaços de solidão na metrópole, respectivamente, nos filmes Medianeras e O Homem das Multidões.Universidade Federal do Espírito Santo2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/3346510.47456/cadecs.v8i1.33465Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 8 n. 1 (2020): Número com temas livres; 31-592318-693310.47456/cadecs.v8i1reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/33465/22162Costa, Wendell Marcel Alves da info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-24T17:08:18Zoai:periodicos.ufes.br:article/33465Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2020-11-24T17:08:18Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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