O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30037 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares denotam um marco sócio-histórico e ético no processo formativo em Serviço Social, na Universidade de Brasília. Desta forma, o presente artigo se propõe a dialogar acerca dos principais eixos constitutivos dos Projetos Pedagógicos do Curso Serviço Social da referida Universidade, ao longo dos seus 50 anos de existência, considerando que as mudanças advindas com as Diretrizes Curriculares se tornam um marco divisor de águas entre as concepções pretéritas e presentes e revelam seu compromisso ético e político assumido no âmbito da categoria. Em suma, as Diretrizes Curriculares foram elementares para delinear a face com que o Serviço Social da UnB viria a se apresentar após o primeiro decênio do século XXI, ao tempo em que consolida sua maturidade e reconhecimento institucional, bem como a histórica participação estratégica do corpo docente, discente e de profissionais egressos/as nas fileiras da organização política, técnica, teórica e acadêmica do Serviço Social brasileiro. |
id |
UFES-4_02878d302e798a7601ab7d67e7781d8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/30037 |
network_acronym_str |
UFES-4 |
network_name_str |
Temporalis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARESAs Diretrizes Curriculares denotam um marco sócio-histórico e ético no processo formativo em Serviço Social, na Universidade de Brasília. Desta forma, o presente artigo se propõe a dialogar acerca dos principais eixos constitutivos dos Projetos Pedagógicos do Curso Serviço Social da referida Universidade, ao longo dos seus 50 anos de existência, considerando que as mudanças advindas com as Diretrizes Curriculares se tornam um marco divisor de águas entre as concepções pretéritas e presentes e revelam seu compromisso ético e político assumido no âmbito da categoria. Em suma, as Diretrizes Curriculares foram elementares para delinear a face com que o Serviço Social da UnB viria a se apresentar após o primeiro decênio do século XXI, ao tempo em que consolida sua maturidade e reconhecimento institucional, bem como a histórica participação estratégica do corpo docente, discente e de profissionais egressos/as nas fileiras da organização política, técnica, teórica e acadêmica do Serviço Social brasileiro.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3003710.22422/temporalis.2020v20n40p112-127Temporalis; v. 20 n. 40 (2020): As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social; 112-1272238-18561518-793410.22422/temporalis.2020v20n40reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30037/22632https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Barroso, Hayeska Goin, Mariléia 2021-01-11T14:48:57Zoai:periodicos.ufes.br:article/30037Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2021-01-11T14:48:57Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES |
title |
O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES |
spellingShingle |
O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES Costa Barroso, Hayeska |
title_short |
O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES |
title_full |
O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES |
title_fullStr |
O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES |
title_full_unstemmed |
O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES |
title_sort |
O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES |
author |
Costa Barroso, Hayeska |
author_facet |
Costa Barroso, Hayeska Goin, Mariléia |
author_role |
author |
author2 |
Goin, Mariléia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Barroso, Hayeska Goin, Mariléia |
description |
As Diretrizes Curriculares denotam um marco sócio-histórico e ético no processo formativo em Serviço Social, na Universidade de Brasília. Desta forma, o presente artigo se propõe a dialogar acerca dos principais eixos constitutivos dos Projetos Pedagógicos do Curso Serviço Social da referida Universidade, ao longo dos seus 50 anos de existência, considerando que as mudanças advindas com as Diretrizes Curriculares se tornam um marco divisor de águas entre as concepções pretéritas e presentes e revelam seu compromisso ético e político assumido no âmbito da categoria. Em suma, as Diretrizes Curriculares foram elementares para delinear a face com que o Serviço Social da UnB viria a se apresentar após o primeiro decênio do século XXI, ao tempo em que consolida sua maturidade e reconhecimento institucional, bem como a histórica participação estratégica do corpo docente, discente e de profissionais egressos/as nas fileiras da organização política, técnica, teórica e acadêmica do Serviço Social brasileiro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30037 10.22422/temporalis.2020v20n40p112-127 |
url |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30037 |
identifier_str_mv |
10.22422/temporalis.2020v20n40p112-127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30037/22632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalis; v. 20 n. 40 (2020): As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social; 112-127 2238-1856 1518-7934 10.22422/temporalis.2020v20n40 reponame:Temporalis (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social instacron:UFES |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Temporalis (Online) |
collection |
Temporalis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
repository.mail.fl_str_mv |
lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com |
_version_ |
1799699031470899200 |