Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14064 |
Resumo: | A proposta metodológica adotada no artigo se apóia na perspectiva histórica e critíco-dialética. Segundo Marx (1996), a história é formada por continuidades e descontinuidades, onde as sociedades desenvolvidas são ponto de partida para entender as sociedades menos desenvolvidas, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e ideológicas que as interligam. O artigo objetiva compreender os determinantes da crise do capital e as saídas impostas em detrimento das políticas sociais. Entende-se que a política educacional brasileira, sobretudo no ensino superior, vem passando nas últimas décadas por um processo intenso de privatizações em detrimento dos direitos sociais e trabalhistas. Portanto, este artigo consiste num debate teórico que contribuirá para o desenvolvimento de futuras reflexões sobre as demandas contemporâneas para a política de educação no Brasil, em face da expansão e mercantilização do ensino superior. |
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Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidadeA proposta metodológica adotada no artigo se apóia na perspectiva histórica e critíco-dialética. Segundo Marx (1996), a história é formada por continuidades e descontinuidades, onde as sociedades desenvolvidas são ponto de partida para entender as sociedades menos desenvolvidas, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e ideológicas que as interligam. O artigo objetiva compreender os determinantes da crise do capital e as saídas impostas em detrimento das políticas sociais. Entende-se que a política educacional brasileira, sobretudo no ensino superior, vem passando nas últimas décadas por um processo intenso de privatizações em detrimento dos direitos sociais e trabalhistas. Portanto, este artigo consiste num debate teórico que contribuirá para o desenvolvimento de futuras reflexões sobre as demandas contemporâneas para a política de educação no Brasil, em face da expansão e mercantilização do ensino superior.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2017-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresmetodológica apoiada na perspectiva histórica e critíco-dialéticaapplication/pdfapplication/msword application/mswordapplication/msword application/mswordhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1406410.22422/2238-1856.2016v16n32p123-140Temporalis; v. 16 n. 32 (2016): Serviço Social: fundamentos, formação e trabalho profissional; 123-1402238-18561518-793410.22422/2238-1856.2016v16n32reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14064/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14064/19333https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14064/19334Copyright (c) 2016 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgapito, Ana Paula Ferreira2019-11-09T20:09:46Zoai:periodicos.ufes.br:article/14064Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-11-09T20:09:46Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
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