DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286 |
Resumo: | Este artigo intenciona apresentar algumas reflexões introdutórias sobre o estudo da cultura e sua relação com a formação e a prática profissional do Serviço Social. Resgatamos pontos centrais das Diretrizes Curriculares, com particular ênfase no que tange ao conjunto de saberes a serem contemplados no processo formativo de assistentes sociais, localizando de que modo uma compreensão crítica do processo histórico pressupõe considerar a questão cultural. Foi proposto pensá-la a partir do que nomeou Raymond Williams como Materialismo Cultural, onde, enquanto prática social, é constituída e constituinte simultaneamente do modo de produção e reprodução da vida social. Ao final, tentamos elucidar algumas possibilidades centradas na prática profissional e em como a contemporaneidade requisita, com crescente complexidade, respostas que possuam qualificada apreensão da realidade. |
id |
UFES-4_1fb442f380b167c7d035eaa561ac1dfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/30286 |
network_acronym_str |
UFES-4 |
network_name_str |
Temporalis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONALEste artigo intenciona apresentar algumas reflexões introdutórias sobre o estudo da cultura e sua relação com a formação e a prática profissional do Serviço Social. Resgatamos pontos centrais das Diretrizes Curriculares, com particular ênfase no que tange ao conjunto de saberes a serem contemplados no processo formativo de assistentes sociais, localizando de que modo uma compreensão crítica do processo histórico pressupõe considerar a questão cultural. Foi proposto pensá-la a partir do que nomeou Raymond Williams como Materialismo Cultural, onde, enquanto prática social, é constituída e constituinte simultaneamente do modo de produção e reprodução da vida social. Ao final, tentamos elucidar algumas possibilidades centradas na prática profissional e em como a contemporaneidade requisita, com crescente complexidade, respostas que possuam qualificada apreensão da realidade.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3028610.22422/temporalis.2020v20n40p64-76Temporalis; v. 20 n. 40 (2020): As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social; 64-762238-18561518-793410.22422/temporalis.2020v20n40reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286/22566https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessKropf, Paula2021-01-11T14:48:55Zoai:periodicos.ufes.br:article/30286Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2021-01-11T14:48:55Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL |
title |
DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL |
spellingShingle |
DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL Kropf, Paula |
title_short |
DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_full |
DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_fullStr |
DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_sort |
DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL |
author |
Kropf, Paula |
author_facet |
Kropf, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kropf, Paula |
description |
Este artigo intenciona apresentar algumas reflexões introdutórias sobre o estudo da cultura e sua relação com a formação e a prática profissional do Serviço Social. Resgatamos pontos centrais das Diretrizes Curriculares, com particular ênfase no que tange ao conjunto de saberes a serem contemplados no processo formativo de assistentes sociais, localizando de que modo uma compreensão crítica do processo histórico pressupõe considerar a questão cultural. Foi proposto pensá-la a partir do que nomeou Raymond Williams como Materialismo Cultural, onde, enquanto prática social, é constituída e constituinte simultaneamente do modo de produção e reprodução da vida social. Ao final, tentamos elucidar algumas possibilidades centradas na prática profissional e em como a contemporaneidade requisita, com crescente complexidade, respostas que possuam qualificada apreensão da realidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286 10.22422/temporalis.2020v20n40p64-76 |
url |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286 |
identifier_str_mv |
10.22422/temporalis.2020v20n40p64-76 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286/22566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalis; v. 20 n. 40 (2020): As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social; 64-76 2238-1856 1518-7934 10.22422/temporalis.2020v20n40 reponame:Temporalis (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social instacron:UFES |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Temporalis (Online) |
collection |
Temporalis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
repository.mail.fl_str_mv |
lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com |
_version_ |
1799699031479287808 |