DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kropf, Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286
Resumo: Este artigo intenciona apresentar algumas reflexões introdutórias sobre o estudo da cultura e sua relação com a formação e a prática profissional do Serviço Social. Resgatamos pontos centrais das Diretrizes Curriculares, com particular ênfase no que tange ao conjunto de saberes a serem contemplados no processo formativo de assistentes sociais, localizando de que modo uma compreensão crítica do processo histórico pressupõe considerar a questão cultural. Foi proposto pensá-la a partir do que nomeou Raymond Williams como Materialismo Cultural, onde, enquanto prática social, é constituída e constituinte simultaneamente do modo de produção e reprodução da  vida social. Ao final, tentamos elucidar algumas possibilidades centradas na prática profissional e em como a contemporaneidade requisita, com crescente complexidade, respostas que possuam qualificada apreensão da realidade.
id UFES-4_1fb442f380b167c7d035eaa561ac1dfc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/30286
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONALEste artigo intenciona apresentar algumas reflexões introdutórias sobre o estudo da cultura e sua relação com a formação e a prática profissional do Serviço Social. Resgatamos pontos centrais das Diretrizes Curriculares, com particular ênfase no que tange ao conjunto de saberes a serem contemplados no processo formativo de assistentes sociais, localizando de que modo uma compreensão crítica do processo histórico pressupõe considerar a questão cultural. Foi proposto pensá-la a partir do que nomeou Raymond Williams como Materialismo Cultural, onde, enquanto prática social, é constituída e constituinte simultaneamente do modo de produção e reprodução da  vida social. Ao final, tentamos elucidar algumas possibilidades centradas na prática profissional e em como a contemporaneidade requisita, com crescente complexidade, respostas que possuam qualificada apreensão da realidade.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3028610.22422/temporalis.2020v20n40p64-76Temporalis; v. 20 n. 40 (2020): As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social; 64-762238-18561518-793410.22422/temporalis.2020v20n40reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286/22566https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessKropf, Paula2021-01-11T14:48:55Zoai:periodicos.ufes.br:article/30286Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2021-01-11T14:48:55Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
title DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
spellingShingle DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
Kropf, Paula
title_short DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
title_full DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
title_fullStr DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
title_full_unstemmed DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
title_sort DIRETRIZES CURRICULARES E CULTURA: SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
author Kropf, Paula
author_facet Kropf, Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kropf, Paula
description Este artigo intenciona apresentar algumas reflexões introdutórias sobre o estudo da cultura e sua relação com a formação e a prática profissional do Serviço Social. Resgatamos pontos centrais das Diretrizes Curriculares, com particular ênfase no que tange ao conjunto de saberes a serem contemplados no processo formativo de assistentes sociais, localizando de que modo uma compreensão crítica do processo histórico pressupõe considerar a questão cultural. Foi proposto pensá-la a partir do que nomeou Raymond Williams como Materialismo Cultural, onde, enquanto prática social, é constituída e constituinte simultaneamente do modo de produção e reprodução da  vida social. Ao final, tentamos elucidar algumas possibilidades centradas na prática profissional e em como a contemporaneidade requisita, com crescente complexidade, respostas que possuam qualificada apreensão da realidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286
10.22422/temporalis.2020v20n40p64-76
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286
identifier_str_mv 10.22422/temporalis.2020v20n40p64-76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/30286/22566
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 20 n. 40 (2020): As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social; 64-76
2238-1856
1518-7934
10.22422/temporalis.2020v20n40
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699031479287808