O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatianne Amanda Bezerra da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Jamerson Antonio de Almeida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/18924
Resumo: O presente estudo se situa no campo de pesquisa acerca da Política Educacional e, mais especificamente, no âmbito dos estudos sobre as Políticas de Ensino Superior brasileiras. Dentro desse campo de estudos, nos propomos a examinar as intencionalidades presentes no processo de interiorização das universidades brasileiras desenvolvido no governo Lula da Silva (2003-2010), tendo como base a experiência da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No movimento de criação do objeto de estudo, utilizamos o referencial epistemológico marxista, que aponta para a necessidade de situarmos o fenômeno no caráter histórico que define o modo de produção capitalista. Como caminho metodológico adotado, utilizamos abordagem qualitativa, revisão de literatura e análise de documentos e publicações sobre o assunto. No que se refere à análise de dados, fizemos uso do caminho metodológico da hermenêutica dialética.
id UFES-4_2dd98e759bc5e1b40f3cba815057cca3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/18924
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOO presente estudo se situa no campo de pesquisa acerca da Política Educacional e, mais especificamente, no âmbito dos estudos sobre as Políticas de Ensino Superior brasileiras. Dentro desse campo de estudos, nos propomos a examinar as intencionalidades presentes no processo de interiorização das universidades brasileiras desenvolvido no governo Lula da Silva (2003-2010), tendo como base a experiência da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No movimento de criação do objeto de estudo, utilizamos o referencial epistemológico marxista, que aponta para a necessidade de situarmos o fenômeno no caráter histórico que define o modo de produção capitalista. Como caminho metodológico adotado, utilizamos abordagem qualitativa, revisão de literatura e análise de documentos e publicações sobre o assunto. No que se refere à análise de dados, fizemos uso do caminho metodológico da hermenêutica dialética.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAbordagem marxista, análise bibliográfica e documental acerca do tema.application/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1892410.22422/temporalis.2018v18n35p67-83Temporalis; v. 18 n. 35 (2018): A contrução de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social; 67-832238-18561518-793410.22422/temporalis.2018v18n35reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/18924/pdfCopyright (c) 2018 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Tatianne Amanda Bezerra daSilva, Jamerson Antonio de Almeida da2019-11-06T20:34:10Zoai:periodicos.ufes.br:article/18924Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-11-06T20:34:10Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
title O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
spellingShingle O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Silva, Tatianne Amanda Bezerra da
title_short O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
title_full O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
title_fullStr O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
title_full_unstemmed O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
title_sort O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
author Silva, Tatianne Amanda Bezerra da
author_facet Silva, Tatianne Amanda Bezerra da
Silva, Jamerson Antonio de Almeida da
author_role author
author2 Silva, Jamerson Antonio de Almeida da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatianne Amanda Bezerra da
Silva, Jamerson Antonio de Almeida da
description O presente estudo se situa no campo de pesquisa acerca da Política Educacional e, mais especificamente, no âmbito dos estudos sobre as Políticas de Ensino Superior brasileiras. Dentro desse campo de estudos, nos propomos a examinar as intencionalidades presentes no processo de interiorização das universidades brasileiras desenvolvido no governo Lula da Silva (2003-2010), tendo como base a experiência da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No movimento de criação do objeto de estudo, utilizamos o referencial epistemológico marxista, que aponta para a necessidade de situarmos o fenômeno no caráter histórico que define o modo de produção capitalista. Como caminho metodológico adotado, utilizamos abordagem qualitativa, revisão de literatura e análise de documentos e publicações sobre o assunto. No que se refere à análise de dados, fizemos uso do caminho metodológico da hermenêutica dialética.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Abordagem marxista, análise bibliográfica e documental acerca do tema.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/18924
10.22422/temporalis.2018v18n35p67-83
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/18924
identifier_str_mv 10.22422/temporalis.2018v18n35p67-83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/18924/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Temporalis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Temporalis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 18 n. 35 (2018): A contrução de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social; 67-83
2238-1856
1518-7934
10.22422/temporalis.2018v18n35
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699030956048385