O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/18924 |
Resumo: | O presente estudo se situa no campo de pesquisa acerca da Política Educacional e, mais especificamente, no âmbito dos estudos sobre as Políticas de Ensino Superior brasileiras. Dentro desse campo de estudos, nos propomos a examinar as intencionalidades presentes no processo de interiorização das universidades brasileiras desenvolvido no governo Lula da Silva (2003-2010), tendo como base a experiência da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No movimento de criação do objeto de estudo, utilizamos o referencial epistemológico marxista, que aponta para a necessidade de situarmos o fenômeno no caráter histórico que define o modo de produção capitalista. Como caminho metodológico adotado, utilizamos abordagem qualitativa, revisão de literatura e análise de documentos e publicações sobre o assunto. No que se refere à análise de dados, fizemos uso do caminho metodológico da hermenêutica dialética. |
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O ENLACE ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOO presente estudo se situa no campo de pesquisa acerca da Política Educacional e, mais especificamente, no âmbito dos estudos sobre as Políticas de Ensino Superior brasileiras. Dentro desse campo de estudos, nos propomos a examinar as intencionalidades presentes no processo de interiorização das universidades brasileiras desenvolvido no governo Lula da Silva (2003-2010), tendo como base a experiência da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No movimento de criação do objeto de estudo, utilizamos o referencial epistemológico marxista, que aponta para a necessidade de situarmos o fenômeno no caráter histórico que define o modo de produção capitalista. Como caminho metodológico adotado, utilizamos abordagem qualitativa, revisão de literatura e análise de documentos e publicações sobre o assunto. No que se refere à análise de dados, fizemos uso do caminho metodológico da hermenêutica dialética.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAbordagem marxista, análise bibliográfica e documental acerca do tema.application/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1892410.22422/temporalis.2018v18n35p67-83Temporalis; v. 18 n. 35 (2018): A contrução de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social; 67-832238-18561518-793410.22422/temporalis.2018v18n35reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/18924/pdfCopyright (c) 2018 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Tatianne Amanda Bezerra daSilva, Jamerson Antonio de Almeida da2019-11-06T20:34:10Zoai:periodicos.ufes.br:article/18924Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-11-06T20:34:10Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
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