DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/34851 |
Resumo: | O escopo deste artigo é elucidar a formação profissional crítica em Serviço Social perante os desafios postos pelo neoliberalismo, a radicalização do conservadorismo e o atual momento da Pandemia COVID-19. Para tanto, a partir de revisão bibliográfica acerca da formação em Serviço Social numa perspectiva sócio-histórica, traz reflexões sobre esta formação, bem como, apresenta dados atuais que demonstram o processo de precarização ao qual a educação está submetida desde a contrarreforma do Estado brasileiro até a atualidade com a dramática situação vivenciada no país diante da Pandemia. Ressalta-se, por fim, a importância da reafirmação de um projeto de formação crítica que defenda os direitos humanos e tenha como embasamento a perspectiva emancipatória, como resistência ao avanço do pensamento conservador na atualidade e a todos os retrocessos na educação superior no Brasil. |
id |
UFES-4_8decddbf7d60b594158542ad32d1e8d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/34851 |
network_acronym_str |
UFES-4 |
network_name_str |
Temporalis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMOO escopo deste artigo é elucidar a formação profissional crítica em Serviço Social perante os desafios postos pelo neoliberalismo, a radicalização do conservadorismo e o atual momento da Pandemia COVID-19. Para tanto, a partir de revisão bibliográfica acerca da formação em Serviço Social numa perspectiva sócio-histórica, traz reflexões sobre esta formação, bem como, apresenta dados atuais que demonstram o processo de precarização ao qual a educação está submetida desde a contrarreforma do Estado brasileiro até a atualidade com a dramática situação vivenciada no país diante da Pandemia. Ressalta-se, por fim, a importância da reafirmação de um projeto de formação crítica que defenda os direitos humanos e tenha como embasamento a perspectiva emancipatória, como resistência ao avanço do pensamento conservador na atualidade e a todos os retrocessos na educação superior no Brasil.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3485110.22422/temporalis.2021v21n41p70-86Temporalis; v. 21 n. 41 (2021): Crise do capital e pandemia: impactos na formação e no exercício profissional em Serviço Social; 70-862238-18561518-793410.22422/temporalis.2021v21n41reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/34851/23569https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Priscila Fernanda GonçalvesCanêo, Giovanna2021-07-02T03:00:31Zoai:periodicos.ufes.br:article/34851Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2021-07-02T03:00:31Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO |
title |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO |
spellingShingle |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves |
title_short |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO |
title_full |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO |
title_fullStr |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO |
title_sort |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO |
author |
Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves |
author_facet |
Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves Canêo, Giovanna |
author_role |
author |
author2 |
Canêo, Giovanna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves Canêo, Giovanna |
description |
O escopo deste artigo é elucidar a formação profissional crítica em Serviço Social perante os desafios postos pelo neoliberalismo, a radicalização do conservadorismo e o atual momento da Pandemia COVID-19. Para tanto, a partir de revisão bibliográfica acerca da formação em Serviço Social numa perspectiva sócio-histórica, traz reflexões sobre esta formação, bem como, apresenta dados atuais que demonstram o processo de precarização ao qual a educação está submetida desde a contrarreforma do Estado brasileiro até a atualidade com a dramática situação vivenciada no país diante da Pandemia. Ressalta-se, por fim, a importância da reafirmação de um projeto de formação crítica que defenda os direitos humanos e tenha como embasamento a perspectiva emancipatória, como resistência ao avanço do pensamento conservador na atualidade e a todos os retrocessos na educação superior no Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/34851 10.22422/temporalis.2021v21n41p70-86 |
url |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/34851 |
identifier_str_mv |
10.22422/temporalis.2021v21n41p70-86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/34851/23569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalis; v. 21 n. 41 (2021): Crise do capital e pandemia: impactos na formação e no exercício profissional em Serviço Social; 70-86 2238-1856 1518-7934 10.22422/temporalis.2021v21n41 reponame:Temporalis (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social instacron:UFES |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Temporalis (Online) |
collection |
Temporalis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
repository.mail.fl_str_mv |
lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com |
_version_ |
1799699031946952704 |