O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Yolanda Demetrio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Backx, Sheila, Repetti, Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/4891
Resumo: Trata este artigo de tecer algumas considerações sobre o lugar da pesquisa na formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, na sua dupla dimensão: como principio formativo e como eixo estruturante da formação profissional. Realiza-se um balanço que possa auxiliar a gestão que ora se inicia a traçar estratégias para enfrentamento das questões que comparecem no Relatório Final da Pesquisa Avaliativa da Implementação das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social (2008) e nos relatórios gerados na experiência intitulada ABEPSS-Itinerante. Destaca-se os avanços e desafios no que se refere à concepção sobre o caráter da pesquisa, tendo em vista a natureza da profissão e quanto às questões, didático-pedagógicas, condições de trabalho docente e fundamentação teórico-metodológica. Propõe-se um resgate das Diretrizes no que se refere à concepção de pesquisa como produção de conhecimento e atitude investigativa. Conclui-se que o ensino da pesquisa na formação profissional não pode se reduzir ao conteúdo programático de uma disciplina, mas deve constituir uma dimensão transversal à formação integral sendo garantida na sua indissociabilidade com o ensino e a extensão.
id UFES-4_bf52295cf48df259b67d9e2bd2a4fcbb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/4891
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSSTrata este artigo de tecer algumas considerações sobre o lugar da pesquisa na formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, na sua dupla dimensão: como principio formativo e como eixo estruturante da formação profissional. Realiza-se um balanço que possa auxiliar a gestão que ora se inicia a traçar estratégias para enfrentamento das questões que comparecem no Relatório Final da Pesquisa Avaliativa da Implementação das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social (2008) e nos relatórios gerados na experiência intitulada ABEPSS-Itinerante. Destaca-se os avanços e desafios no que se refere à concepção sobre o caráter da pesquisa, tendo em vista a natureza da profissão e quanto às questões, didático-pedagógicas, condições de trabalho docente e fundamentação teórico-metodológica. Propõe-se um resgate das Diretrizes no que se refere à concepção de pesquisa como produção de conhecimento e atitude investigativa. Conclui-se que o ensino da pesquisa na formação profissional não pode se reduzir ao conteúdo programático de uma disciplina, mas deve constituir uma dimensão transversal à formação integral sendo garantida na sua indissociabilidade com o ensino e a extensão.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/489110.22422/2238-1856.2013v13n25p205-232Temporalis; v. 13 n. 25 (2013): Educação em crise e perspectivas de organização política; 205-2322238-18561518-793410.22422/2238-1856.2013v13n25reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/4891/4149Copyright (c) 2014 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Yolanda DemetrioBackx, SheilaRepetti, Gustavo2019-11-09T20:23:26Zoai:periodicos.ufes.br:article/4891Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-11-09T20:23:26Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSS
title O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSS
spellingShingle O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSS
Guerra, Yolanda Demetrio
title_short O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSS
title_full O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSS
title_fullStr O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSS
title_full_unstemmed O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSS
title_sort O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS QUESTÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS REGIONAIS DA ABEPSS
author Guerra, Yolanda Demetrio
author_facet Guerra, Yolanda Demetrio
Backx, Sheila
Repetti, Gustavo
author_role author
author2 Backx, Sheila
Repetti, Gustavo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Yolanda Demetrio
Backx, Sheila
Repetti, Gustavo
description Trata este artigo de tecer algumas considerações sobre o lugar da pesquisa na formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, na sua dupla dimensão: como principio formativo e como eixo estruturante da formação profissional. Realiza-se um balanço que possa auxiliar a gestão que ora se inicia a traçar estratégias para enfrentamento das questões que comparecem no Relatório Final da Pesquisa Avaliativa da Implementação das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social (2008) e nos relatórios gerados na experiência intitulada ABEPSS-Itinerante. Destaca-se os avanços e desafios no que se refere à concepção sobre o caráter da pesquisa, tendo em vista a natureza da profissão e quanto às questões, didático-pedagógicas, condições de trabalho docente e fundamentação teórico-metodológica. Propõe-se um resgate das Diretrizes no que se refere à concepção de pesquisa como produção de conhecimento e atitude investigativa. Conclui-se que o ensino da pesquisa na formação profissional não pode se reduzir ao conteúdo programático de uma disciplina, mas deve constituir uma dimensão transversal à formação integral sendo garantida na sua indissociabilidade com o ensino e a extensão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/4891
10.22422/2238-1856.2013v13n25p205-232
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/4891
identifier_str_mv 10.22422/2238-1856.2013v13n25p205-232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/4891/4149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Temporalis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Temporalis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 13 n. 25 (2013): Educação em crise e perspectivas de organização política; 205-232
2238-1856
1518-7934
10.22422/2238-1856.2013v13n25
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699030467411968