FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS E DESAFIOS ÉTICO-POLÍTICOS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/12296 |
Resumo: | Esse artigo objetiva discutir a formação profissional em Serviço Social na atualidade tomando as Diretrizes Curriculares como uma expressão privilegiada do projeto ético-político que se coloca, desde suas origens sócio-históricas na sociedade brasileira, como projeto de ruptura com o conservadorismo. Para tanto, ao situar e reafirmar os fundamentos e pressupostos fundamentais das Diretrizes Curriculares, o faz sintonizando-os com as condições contemporâneas da formação profissional, buscando especialmente problematizar e apanhar alguns dos traços mais significativos do conservadorismo na sociedade brasileira e seus possíveis consequentes sinais no âmbito do processo formativo, de modo a contribuir com o debate acerca dos fundamentos ético-políticos constitutivos de tal processo no tempo presente. Assim, busca evidenciar algumas das tendências e tensões teóricas e ético-políticas que podem ser identificadas na formação profissional e que exprimem simultaneamente a afirmação e negação do projeto ético-político nesse espaço, cuja defesa supõe uma crítica imperiosa às formas de reatualização do conservadorismo. |
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS E DESAFIOS ÉTICO-POLÍTICOSEsse artigo objetiva discutir a formação profissional em Serviço Social na atualidade tomando as Diretrizes Curriculares como uma expressão privilegiada do projeto ético-político que se coloca, desde suas origens sócio-históricas na sociedade brasileira, como projeto de ruptura com o conservadorismo. Para tanto, ao situar e reafirmar os fundamentos e pressupostos fundamentais das Diretrizes Curriculares, o faz sintonizando-os com as condições contemporâneas da formação profissional, buscando especialmente problematizar e apanhar alguns dos traços mais significativos do conservadorismo na sociedade brasileira e seus possíveis consequentes sinais no âmbito do processo formativo, de modo a contribuir com o debate acerca dos fundamentos ético-políticos constitutivos de tal processo no tempo presente. Assim, busca evidenciar algumas das tendências e tensões teóricas e ético-políticas que podem ser identificadas na formação profissional e que exprimem simultaneamente a afirmação e negação do projeto ético-político nesse espaço, cuja defesa supõe uma crítica imperiosa às formas de reatualização do conservadorismo.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1229610.22422/2238-1856.2016v16n31p237-260Temporalis; v. 16 n. 31 (2016): Formação Profissional em Serviço Social; 237-2602238-18561518-793410.22422/2238-1856.2016v16n31reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/12296/10107Copyright (c) 2016 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuazzelli, AmandaAdriano, Ana Lívia2019-12-05T20:16:45Zoai:periodicos.ufes.br:article/12296Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-12-05T20:16:45Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
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