Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrijo, Elisângela Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Andrade, Thales Haddad Novaes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentum (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/1668
Resumo: RESUMO O sistema de saúde brasileiro direciona ao Estado à responsabilidade pela gestão da política pública de saúde e fornece as diretrizes a esta política através da legitimação de seu ordenamento operativo, ancorado em lei que enumera as suas diretrizes. O presente estudo delimita a perspectiva que valoriza o construto sócio-histórico de um serviço de saúde de uma Instituição de Ensino Federal. Elege o método qualitativo para esse trabalho e propõe a descrever pela abstração documental como foi o proceder o histórico da origem ao momento atual. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, as orientações normativas em matéria do direito a saúde ainda representam importantes desafios a uma política setorial do governo. Decorridos mais de vinte anos de sua existência, o sistema brasileiro tem se sustentado pelos fundamentos de uma ideologia que valoriza o conhecimento técnico científico instituído por sua legislação. O mecanismo processual dado à operacionalidade do sistema foi revisitado por vários gestores da saúde pública e é o modelo predominante de instituir e implementar sua política setorial. Esse modelo encontra respostas para sua sustentabilidade na ideologia sanitarista, retira desta as motivações postas pela renovação do conhecimento aplicando-as na inovação da gestão dos serviços públicos. A inovação em práticas democráticas de gestão produz oportunidades de novos acessos às agendas políticas e incorpora a arena de decisão o debate sobre novos projetos, como é exemplo a Linha de Cuidados: uma junção de tecnologias desenvolvida para facilitar a execução dos objetivos contratados pela saúde pública brasileira.   Palavras Chaves: Implementação de Plano de Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Saúde Pública, Indicadores de Impacto Social.
id UFES-5_735063f1755a309e81afc599b15b110b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/1668
network_acronym_str UFES-5
network_name_str Argumentum (Vitória)
repository_id_str
spelling Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.RESUMO O sistema de saúde brasileiro direciona ao Estado à responsabilidade pela gestão da política pública de saúde e fornece as diretrizes a esta política através da legitimação de seu ordenamento operativo, ancorado em lei que enumera as suas diretrizes. O presente estudo delimita a perspectiva que valoriza o construto sócio-histórico de um serviço de saúde de uma Instituição de Ensino Federal. Elege o método qualitativo para esse trabalho e propõe a descrever pela abstração documental como foi o proceder o histórico da origem ao momento atual. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, as orientações normativas em matéria do direito a saúde ainda representam importantes desafios a uma política setorial do governo. Decorridos mais de vinte anos de sua existência, o sistema brasileiro tem se sustentado pelos fundamentos de uma ideologia que valoriza o conhecimento técnico científico instituído por sua legislação. O mecanismo processual dado à operacionalidade do sistema foi revisitado por vários gestores da saúde pública e é o modelo predominante de instituir e implementar sua política setorial. Esse modelo encontra respostas para sua sustentabilidade na ideologia sanitarista, retira desta as motivações postas pela renovação do conhecimento aplicando-as na inovação da gestão dos serviços públicos. A inovação em práticas democráticas de gestão produz oportunidades de novos acessos às agendas políticas e incorpora a arena de decisão o debate sobre novos projetos, como é exemplo a Linha de Cuidados: uma junção de tecnologias desenvolvida para facilitar a execução dos objetivos contratados pela saúde pública brasileira.   Palavras Chaves: Implementação de Plano de Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Saúde Pública, Indicadores de Impacto Social.Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2013-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/166810.18315/argumentum.v4i2.1668Argumentum; v. 4 n. 2 (2012): Seguridade Social; 161-173Argumentum; Vol. 4 No. 2 (2012): Seguridade Social; 161-1732176-957510.18315/argumentum.v4i2reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/1668/3619Copyright (c) 2014 Argumentuminfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrijo, Elisângela RodriguesAndrade, Thales Haddad Novaes de2017-05-01T03:06:58Zoai:periodicos.ufes.br:article/1668Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2017-05-01T03:06:58Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.
title Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.
spellingShingle Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.
Carrijo, Elisângela Rodrigues
title_short Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.
title_full Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.
title_fullStr Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.
title_full_unstemmed Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.
title_sort Processos de trabalho na política de saúde pública: o caso da implementação das Linhas de Cuidado pela Unidade de Saúde Escola da UFSCar.
author Carrijo, Elisângela Rodrigues
author_facet Carrijo, Elisângela Rodrigues
Andrade, Thales Haddad Novaes de
author_role author
author2 Andrade, Thales Haddad Novaes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrijo, Elisângela Rodrigues
Andrade, Thales Haddad Novaes de
description RESUMO O sistema de saúde brasileiro direciona ao Estado à responsabilidade pela gestão da política pública de saúde e fornece as diretrizes a esta política através da legitimação de seu ordenamento operativo, ancorado em lei que enumera as suas diretrizes. O presente estudo delimita a perspectiva que valoriza o construto sócio-histórico de um serviço de saúde de uma Instituição de Ensino Federal. Elege o método qualitativo para esse trabalho e propõe a descrever pela abstração documental como foi o proceder o histórico da origem ao momento atual. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, as orientações normativas em matéria do direito a saúde ainda representam importantes desafios a uma política setorial do governo. Decorridos mais de vinte anos de sua existência, o sistema brasileiro tem se sustentado pelos fundamentos de uma ideologia que valoriza o conhecimento técnico científico instituído por sua legislação. O mecanismo processual dado à operacionalidade do sistema foi revisitado por vários gestores da saúde pública e é o modelo predominante de instituir e implementar sua política setorial. Esse modelo encontra respostas para sua sustentabilidade na ideologia sanitarista, retira desta as motivações postas pela renovação do conhecimento aplicando-as na inovação da gestão dos serviços públicos. A inovação em práticas democráticas de gestão produz oportunidades de novos acessos às agendas políticas e incorpora a arena de decisão o debate sobre novos projetos, como é exemplo a Linha de Cuidados: uma junção de tecnologias desenvolvida para facilitar a execução dos objetivos contratados pela saúde pública brasileira.   Palavras Chaves: Implementação de Plano de Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Saúde Pública, Indicadores de Impacto Social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/1668
10.18315/argumentum.v4i2.1668
url https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/1668
identifier_str_mv 10.18315/argumentum.v4i2.1668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/1668/3619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Argumentum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Argumentum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum; v. 4 n. 2 (2012): Seguridade Social; 161-173
Argumentum; Vol. 4 No. 2 (2012): Seguridade Social; 161-173
2176-9575
10.18315/argumentum.v4i2
reponame:Argumentum (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Argumentum (Vitória)
collection Argumentum (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaargumentum@ufes.br
_version_ 1799319760379314176