Juventude negra e práticas escolares: anotações para uma perspectiva não homogeneizante do jovem negro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumentum (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/27815 |
Resumo: | O artigo traz a identidade negra não-homogeneizante como ponto crucial para debates sobre relações étnico-raciais, principalmente nas instituições escolares. Propõe a reflexão a respeito da construção de identidade de alunos negros em uma perspectiva que observe suas singularidades. Partindo da Lei 10.639/03, problematiza estruturas educacionais que reforçam o racismo, além de reafirmarem a ideia de uma identidade negra positivada, sem atentar para a seguinte discussão: que identidade negra é essa? Partindo de revisão bibliográfica e baseando-nos em Hall (2003), sugerimos pensar na ingênua noção que essencializa o negro, como se existisse um ser negro que reunisse todas as características necessárias para ser classificado como tal. São abordados conceitos acerca de identidade e juventude, visando estabelecer a relação entre eles, quando vinculados ao jovem negro em ambiente escolar. |
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Juventude negra e práticas escolares: anotações para uma perspectiva não homogeneizante do jovem negroO artigo traz a identidade negra não-homogeneizante como ponto crucial para debates sobre relações étnico-raciais, principalmente nas instituições escolares. Propõe a reflexão a respeito da construção de identidade de alunos negros em uma perspectiva que observe suas singularidades. Partindo da Lei 10.639/03, problematiza estruturas educacionais que reforçam o racismo, além de reafirmarem a ideia de uma identidade negra positivada, sem atentar para a seguinte discussão: que identidade negra é essa? Partindo de revisão bibliográfica e baseando-nos em Hall (2003), sugerimos pensar na ingênua noção que essencializa o negro, como se existisse um ser negro que reunisse todas as características necessárias para ser classificado como tal. São abordados conceitos acerca de identidade e juventude, visando estabelecer a relação entre eles, quando vinculados ao jovem negro em ambiente escolar.Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2020-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/2781510.18315/argumentum.v12i1.27815Argumentum; v. 12 n. 1 (2020): Juventude, Classe Social e Política; 50-66Argumentum; Vol. 12 No. 1 (2020): Juventude, Classe Social e Política; 50-662176-957510.18315/argumentum.v12i1reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/27815/123Copyright (c) 2020 Argumentuminfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Martins, Carlos Henrique Costa Silva, Heloise2020-05-01T02:17:25Zoai:periodicos.ufes.br:article/27815Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2020-05-01T02:17:25Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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