PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS E DE LIBRAS: TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23177 |
Resumo: | Esta pesquisa descreve o estudo de metáforas e de esquemas imagéticos presente na Libras como um recurso linguístico para o processo de ensino-aprendizado da Língua Portuguesa por alunos surdos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e de análise de caso com abordagem qualitativa, analisamos sinais da Libras, classificadores, estratégias de ensino de português para surdos e propostas teóricas da Linguística Cognitiva sobre Teoria da Metáfora Conceptual. Foram estudadas relações metafóricas a partir da poesia “O Bicho” de Manuel Bandeira, em atividades de ensino de português para nove surdos, do Ensino Médio, da sala de recursos Professor Daniel Santos da Silva, Ciep 382 Aspirante Francisco Mega, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, o conhecimento desses processos cognitivos podem contribuir no procedimento de ensino-aprendizagem da Libras e do Português, consequentemente, na educação de surdos, pois possibilita a compreensão visual dos fenômenos linguísticos e colabora para o desenvolvimento do saber metalinguístico. |
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PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS E DE LIBRAS: TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUALEsta pesquisa descreve o estudo de metáforas e de esquemas imagéticos presente na Libras como um recurso linguístico para o processo de ensino-aprendizado da Língua Portuguesa por alunos surdos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e de análise de caso com abordagem qualitativa, analisamos sinais da Libras, classificadores, estratégias de ensino de português para surdos e propostas teóricas da Linguística Cognitiva sobre Teoria da Metáfora Conceptual. Foram estudadas relações metafóricas a partir da poesia “O Bicho” de Manuel Bandeira, em atividades de ensino de português para nove surdos, do Ensino Médio, da sala de recursos Professor Daniel Santos da Silva, Ciep 382 Aspirante Francisco Mega, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, o conhecimento desses processos cognitivos podem contribuir no procedimento de ensino-aprendizagem da Libras e do Português, consequentemente, na educação de surdos, pois possibilita a compreensão visual dos fenômenos linguísticos e colabora para o desenvolvimento do saber metalinguístico.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23177Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 152-162Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 12 No. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 152-1621982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23177/15941Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Valeria Fernandes2019-05-06T15:07:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/23177Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-05-06T15:07:28Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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