The vocal investment of the People from Ceará: a singing as crooked as a knife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria das Dores Nogueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35168
Resumo: Com esta reflexão, objetivamos descrever os elementos constituintes das qualidades vocais inovadoras de Belchior, Ednardo e Fagner, surgidos na cena musical brasileira na década de 70 como componentes do chamado Pessoal do Ceará. Da Análise do Discurso delineada por Maingueneau, além dos conceitos posicionamento e investimento, aplicados por Costa (2012) ao discurso literomusical brasileiro, adaptamos à análise da dimensão vocal das canções os conceitos interdiscurso e metadiscurso, que resultaram em intervocalidade (constitutiva e mostrada) e metavocalidade (MENDES, 2013).  Comparamos quatro fonogramas da canção “A Palo Seco” (Belchior, 1974, 1976; Ednardo, 1974 e Fagner, 1976) e concluímos que pode ser ouvida uma estridência nas qualidades vocais de Fagner e Ednardo e uma hipernasalidade em Belchior, cuja intensidade vocal é camuflada por harmônicos mais graves, além de mostrar uma articulação menos definida, com acentuação silábica mais próxima da voz falada, quando comparado aos outros dois cearenses. Quanto à escansão dos versos, ocorre um maior número de pausas e alongamentos vocálicos na primeira gravação de Belchior, os quais são substituídos por suspiros, em Fagner, e apagados em Ednardo. Isso mostra que, apesar das particularidades de cada um, podemos pensar em um arqui-investimento vocal que identifica os três cantores ao posicionamento Pessoal do Ceará.
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spelling The vocal investment of the People from Ceará: a singing as crooked as a knifeO investimento vocal do Pessoal do Ceará: um canto torto feito facaInvestimento vocalQualidade vocalPessoal do CearáVocal investmentVocal qualityPeople from CearáCom esta reflexão, objetivamos descrever os elementos constituintes das qualidades vocais inovadoras de Belchior, Ednardo e Fagner, surgidos na cena musical brasileira na década de 70 como componentes do chamado Pessoal do Ceará. Da Análise do Discurso delineada por Maingueneau, além dos conceitos posicionamento e investimento, aplicados por Costa (2012) ao discurso literomusical brasileiro, adaptamos à análise da dimensão vocal das canções os conceitos interdiscurso e metadiscurso, que resultaram em intervocalidade (constitutiva e mostrada) e metavocalidade (MENDES, 2013).  Comparamos quatro fonogramas da canção “A Palo Seco” (Belchior, 1974, 1976; Ednardo, 1974 e Fagner, 1976) e concluímos que pode ser ouvida uma estridência nas qualidades vocais de Fagner e Ednardo e uma hipernasalidade em Belchior, cuja intensidade vocal é camuflada por harmônicos mais graves, além de mostrar uma articulação menos definida, com acentuação silábica mais próxima da voz falada, quando comparado aos outros dois cearenses. Quanto à escansão dos versos, ocorre um maior número de pausas e alongamentos vocálicos na primeira gravação de Belchior, os quais são substituídos por suspiros, em Fagner, e apagados em Ednardo. Isso mostra que, apesar das particularidades de cada um, podemos pensar em um arqui-investimento vocal que identifica os três cantores ao posicionamento Pessoal do Ceará.With this reflection, we aim to describe the constituent elements of the innovative vocal qualities of Belchior, Ednardo, and Fagner, which appeared on the Brazilian music scene in the 70s as components of the so-called People from Ceará. From the Discourse Analysis outlined by Maingueneau, in addition to the concepts of positioning and investment applied by Costa (2012) to Brazilian literary music discourse, we adapted the interdiscourse and metadiscourse concepts to the analysis of the vocal dimension of the songs, which resulted in intervocality (constitutive and shown) and metavocality (MENDES, 2013). We compared four phonograms of the music "A Palo Seco" (Belchior, 1974, 1976; Ednardo, 1974 and Fagner, 1976) and concluded that a strident voice could be heard in Fagner and Ednardo's vocal qualities and a hypernasality in Belchior, whose vocal intensity is camouflaged by lower harmonics, besides showing a less defined articulation, with syllabic accentuation closer to the spoken voice, when compared to the other two people from Ceará. As for the scansion of the verses, there is a more significant number of pauses and vowel stretches in the first recording by Belchior, which are replaced by sighs, in Fagner, and erased in Ednardo. This shows that, despite the particularities of each one, we can think of a vocal arch-investment that identifies the three singers to the Personal position of Ceará.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3516810.47456/cl.v15i30.35168Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 15 n. 30 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Qualidade de Voz na Fala e no Canto; 57-77Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 15 No. 30 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Qualidade de Voz na Fala e no Canto; 57-771982-291X2317-347510.47456/cl.v15i30reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35168/23713Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Maria das Dores Nogueira2021-07-27T02:51:45Zoai:periodicos.ufes.br:article/35168Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2021-07-27T02:51:45Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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