TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Astori, Fernanda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sales, Silvana Batista, Ventorim, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6010
Resumo: Este estudo analisa dados obtidos pelo survey produzido pela pesquisa nacional “Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”, coordenada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais, realizada em 2009 em sete estados brasileiros, incluído o Espírito Santo. No Espírito Santo, a pesquisa foi coordenada pelo Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo, com dados coletados em escolas de educação básica dos municípios de Vitória, Guarapari, Santa Tereza, Viana e Nova Venécia. Considerando o universo de 1.481 trabalhadores docentes participantes do Espírito Santo que responderam sobre a utilização das novas tecnologias, no início de suas atividades na Educação, alinhados à função, à formação, ao tempo de atuação na educação e à etapa da educação básica onde os mesmos estão atuando, foi possível perceber que os dados apontam para uma predominância dos indicadores de “despreparado” e “razoavelmente preparado”. A análise sugere a necessidade de uma política que contemple, na formação do trabalhador docente, questões relacionadas à utilização das novas tecnologias nas escolas da educação básica.
id UFES-6_261e3bf83c9e900686234a036872c862
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/6010
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAEste estudo analisa dados obtidos pelo survey produzido pela pesquisa nacional “Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”, coordenada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais, realizada em 2009 em sete estados brasileiros, incluído o Espírito Santo. No Espírito Santo, a pesquisa foi coordenada pelo Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo, com dados coletados em escolas de educação básica dos municípios de Vitória, Guarapari, Santa Tereza, Viana e Nova Venécia. Considerando o universo de 1.481 trabalhadores docentes participantes do Espírito Santo que responderam sobre a utilização das novas tecnologias, no início de suas atividades na Educação, alinhados à função, à formação, ao tempo de atuação na educação e à etapa da educação básica onde os mesmos estão atuando, foi possível perceber que os dados apontam para uma predominância dos indicadores de “despreparado” e “razoavelmente preparado”. A análise sugere a necessidade de uma política que contemple, na formação do trabalhador docente, questões relacionadas à utilização das novas tecnologias nas escolas da educação básica.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6010Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 147-166Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 147-1661982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6010/4404Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAstori, FernandaSales, Silvana BatistaVentorim, Silvana2015-07-08T17:47:23Zoai:periodicos.ufes.br:article/6010Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-07-08T17:47:23Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Astori, Fernanda
title_short TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
author Astori, Fernanda
author_facet Astori, Fernanda
Sales, Silvana Batista
Ventorim, Silvana
author_role author
author2 Sales, Silvana Batista
Ventorim, Silvana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Astori, Fernanda
Sales, Silvana Batista
Ventorim, Silvana
description Este estudo analisa dados obtidos pelo survey produzido pela pesquisa nacional “Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”, coordenada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais, realizada em 2009 em sete estados brasileiros, incluído o Espírito Santo. No Espírito Santo, a pesquisa foi coordenada pelo Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo, com dados coletados em escolas de educação básica dos municípios de Vitória, Guarapari, Santa Tereza, Viana e Nova Venécia. Considerando o universo de 1.481 trabalhadores docentes participantes do Espírito Santo que responderam sobre a utilização das novas tecnologias, no início de suas atividades na Educação, alinhados à função, à formação, ao tempo de atuação na educação e à etapa da educação básica onde os mesmos estão atuando, foi possível perceber que os dados apontam para uma predominância dos indicadores de “despreparado” e “razoavelmente preparado”. A análise sugere a necessidade de uma política que contemple, na formação do trabalhador docente, questões relacionadas à utilização das novas tecnologias nas escolas da educação básica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6010
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6010/4404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 147-166
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 147-166
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009490649088